Respiração - Técnicas e Benefícios

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Leonan
Contato:

Respiração - Técnicas e Benefícios

Mensagem por Leonan » 01 Jan 2015 15:25

Eaí pessoal,
Procurei no fórum e não achei nenhum tópico diretamente relacionado ao assunto, e como ja vi em documentários e entrevistas que o Rickson atribuía grande parte do sucesso na luta à sua respiração e prática de yoga, fiquei muito interessado em como o desenvolvimento de uma respiração controlada pode me beneficiar tanto no tatame quanto no dia a dia. Queria saber se alguém aqui ja se interessou pelo assunto, se pratica ou ja teve experiências do tipo. Também vi no podcast do Joe Rogan com o Kron ele falando que usa muito e até mostra ele fazendo aquela parada estranha com a barriga.

Eu nunca tinha prestado atenção à minha respiração, porém com meus meros 6 meses na arte suave, ja deu pra perceber a importância do controle sobre o meu gás/respiração e hoje em dia não sou mais "boi louco", consigo manter um ritmo do início ao fim do rola sendo que no começo eu explodia tudo em 30 segundos depois passava o resto do tempo tomando sufoco mas ainda sinto que há muito a aprender e a desenvolver.

ps.: Apartir de agora, voce vai começar respirar mecânicamente e vai demorar muito tempo pra voltar ao automático hahahha
Imagem

Corintiano
Contato:

Re: Respiração - Técnicas e Benefícios

Mensagem por Corintiano » 01 Jan 2015 15:54

Tambem tenho interesse em tecnicas de respiracao.. Meu gas anda muito ruim, vou acompanhar o topico

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 01 Jan 2015 16:07

Meus instrutores (É um casal) praticam Yoga, e tive uma sogra uma vez que era professora de Yoga a anos.
Nunca me aprofundei nisso tudo mas tenho certa experiência. Tente controlar sua respiração começando logo após o exercício, pra aprender a normaliza-la.

Respire fundo, com o nariz, enchendo primeiro a barriga e em seguida o peito (Isso é respirar utilizando principalmente a força do Diafragma) para expirar, o contrário, lembrando sempre de usar principalmente o diafragma, e não o nariz e pulmão, como normalmente fazemos...

Com o tempo vai perceber que sua respiração volta ao ritmo muito mais fácil se usar essa técnica, quando se sentir confortável, aplique ela durante os rolas, principalmente em posições de domínio, quando vai dar aquela estabilizada, principalmente 100kg, montada, e pegada de costas, ou até mesmo uma reposição de guarda. O esquema é o mesmo, e normalizar a respiração nesse momento vai ajudar a pensar e se preparar para a futura explosão de Raspagem/Tentativa de Finalização.

Ainda estou tentando procurar uma maneira de respirar melhor em posições de desvantagem como costas coladas no chão e principalmente durante aqueles amassos monstro.
No momento é o que sei e posso compartilhar com vocês, se algum profissional ou alguém com mais experiência puder corrigir, fiquem a vontade
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Tony Ferraz
Contato:

Mensagem por Tony Ferraz » 01 Jan 2015 16:22

Bom, eu aprendi com o Rickson algumas coisas em seminário, quando eu era faixa azul. Fiz tb Kung Fu, e Chi Kung.

O que posso dizer pra ajudar é que vc não deve respirar com o peito, pq isso significa usar apenas um terço da capacidade pulmonar. Ao invés disso vc deve encher barriga/costas/peito nessa ordem, dessa maneira vc usa toda a extensão do pulmao. Se vc fizer isso, no dia a dia, já vai sentir melhoras físicas e mentais, mais calma, e etc.

A respiração pode te energizar, ou te acalmar, dependendo da velocidade q vc respira, usando isso com sabedoria vc poderá aplicar isso pra se acalmar ou se energizar de acordo com a situação.

Quando vc faz força, não pode soltar todo o ar de uma vez, quando acaba o ar, a força vai junto, ao contrário, vc deve ir expirando na medida em que vai fazendo a força. Se possível (essa parte ainda é um pouco difícil pra mim, mesmo depois de tantos anos) coordenar inspiração em movimentos ascendentes, e expiração em movimentos descendentes. Na hora que fizer força sempre expire, nunca inspire.

Por fim, o mais importante: O pulmão funciona como uma garrafa, ele enche sozinho de ar, se vc tentar inspirar quando está cansado, não vai conseguir pq o pulmao já vai estar cheio de ar velho, ao contrário, vc deve se concentrar em expirar 100% do tempo, com vigor, para esvaziá-lo, e ele vai encher sozinho e te oxigenar. Isso vai impedir que vc fique confuso por falta de oxigenio quando cansado no rola.
Imagem

Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Leonan
Contato:

Mensagem por Leonan » 01 Jan 2015 16:35

Lendo a palavra de vocês fez parecer tão fácil, mas como o próprio Kron disse em podcast, não é algo que se aprende em 5 minutos.
Imagem

Tony Ferraz
Contato:

Mensagem por Tony Ferraz » 01 Jan 2015 16:42

Leonan escreveu:Lendo a palavra de vocês fez parecer tão fácil, mas como o próprio Kron disse em podcast, não é algo que se aprende em 5 minutos.
O que vc precisa aprender pra Jiu Jitsu vc aprende em 5 min. Só precisa se esforçar pra colocar em prática.
O mais difícil e se acostumar a respirar pela barriga no dia a dia. Se vc fizer isso, já fez o mais difícil.
Imagem

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 01 Jan 2015 22:27

Como se respira pela barriga? não entendi a explicação kkkk

Tony Ferraz
Contato:

Mensagem por Tony Ferraz » 01 Jan 2015 22:42

minhoca escreveu:Como se respira pela barriga? não entendi a explicação kkkk
Bicho, puxa o ar aí pra encher o pulmão. Vc vai ver q seu peito incha. :)
O certo é inchar primeiro a barriga, sem mexer o peito. Na sequencia vc incha as costas, e por último o peito.

Pra começar precisa aprender a inchar a barriga sem mexer o peito, é melhor começar deitado pra quem tá iniciando:

Imagem

Respiração é uma das coisas invisíveis das artes marciais, assim como outras coisas físicas que criam as alavancas, como conexão, distribuição de peso, base, movimentos coordenados ou aspectos mentais como visão, ritmo, desequilíbrio, distância, atenção completa...
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 02 Jan 2015 08:40

Quando comecei a "respirar" meu jiu melhorou muito em desempenho, mas ainda tenho que dominar mais essas técnicas, já que as vezes me pego cansando mais rápido, quando me deixo levar pelo jogo de quem está rolando comigo.
Imagem

Leonan
Contato:

Mensagem por Leonan » 02 Jan 2015 10:03

AE CONSEGUI PORRA, CARAI. DAORA
Imagem

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 02 Jan 2015 14:14

Tony Ferraz escreveu:
Bicho, puxa o ar aí pra encher o pulmão. Vc vai ver q seu peito incha. :)
O certo é inchar primeiro a barriga, sem mexer o peito. Na sequencia vc incha as costas, e por último o peito.

Pra começar precisa aprender a inchar a barriga sem mexer o peito, é melhor começar deitado pra quem tá iniciando:

Imagem

Respiração é uma das coisas invisíveis das artes marciais, assim como outras coisas físicas que criam as alavancas, como conexão, distribuição de peso, base, movimentos coordenados ou aspectos mentais como visão, ritmo, desequilíbrio, distância, atenção completa...
Valeu Tony, vou tentar aplicar essa respiração nas atividades físicas, abrassss

Motaro

Mensagem por Motaro » 02 Jan 2015 16:26

No Striking, que é mais difícil ainda de cadenciar a respiração ventrallll
Um dos caras com respiração perfeita para as lutas é o Ernesto Hoost, talvez aí esteja o segredo de sua longevidade...

(Por sinal, as únicas lutas em que o vi respirando pelo peito foram contra o Sapp, e acabou sendo estuprado)

Observem o controle do Hoost quase perfeito de sua respiração ao longo da luta contra o monstro Schilt...Olhem como a barriga dele incha feito um sapo, aproveitando os alvéolos pulmonares da parte inferior do órgão, que são mais refinados no aproveitamento do oxigênio....

Se não quiserem ver toda a luta, vejam os momentos de corner ou o final

Motaro

Mensagem por Motaro » 03 Jan 2015 00:01

Respirar "pela barriga" só me faz bem....o problema é conseguir, heheheh

Em termos de diferenças, numa corrida eu consigo ver que cada um tem seu ritmo...

Eu, por exemplo, quando corro respiro assim:

1 inspiração
2 expiração

1-1,2
1-1, 2
e assim vai...

jr.dea
Contato:

Mensagem por jr.dea » 04 Jan 2015 18:25

Belo tópico.

Já li em mais de um lugar que um dos melhores, senão o melhor complemento para jiu-jitsu é a Yoga, tanto pela respiração, como por outros aspectos. Faz sentido, respirar tomando pressão ajuda a pensar, bem como flexibilidade e equilíbrio.

Pensando seriamente em fazer uma vez por semana, ainda não tomei coragem.

Aquaman
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Aquaman » 04 Jan 2015 19:27

Minha respiração e horrível... Ate tento me controlar noa combates, mas quando menos percebo já estou respirando errado
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Responder