Hélio Gracie – detalhes da gravata (guilhotina)

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Hall
Contato:

Hélio Gracie – detalhes da gravata (guilhotina)

Mensagem por Hall » 11 Jul 2014 11:43

Detalhes da gravata (guilhotina) ensinada pelo grão-mestre Hélio Gracie (por parttimegrappler)

Eu me apaixonei pela simplicidade da visão de Hélio Gracie sobre o jiu jitsu: múltiplos problemas – poucas soluções executadas com atenção aos detalhes e timing perfeito.

Numa viagem recente eu vi a foto de Hélio aplicando uma guilhotina no seu filho mais velho, Rorion Gracie. A técnica pe executada como uma defesa contra uma tentativa de queda. Como muito que você aprenderá com Hélio, Rorion ou até mesmo Rener e Ryron, a natureza da técnica é bem fundamental e básica: sprawl, lace o pescoço, aperte, trabalho feito. Nada de giros espalhafatosos e quase nenhuma troca de pegada.

O que você vê, no entanto, são os detalhes de como e quando deve fazer o sprawl, laçar o pescoço e apertar. Na realidade, “como” e “quando” são os grandes segredos. Olhe as fotos e veja a legenda:

Durante uma discussão [1], Rorion resolve agarrar as pernas de Helio [2]. Helio fica em base e segura o pescoço do agressor [Detalhe: a mão livre segura o pulso do braço que prende o pescoço] [3]. Curvando-se para trás, Helio levanta a lâmina do antebraço horizontalmente contra a garganta do agressor

Imagem

Você vê em algo de diferente na instrução da guilhotina?

“Hélio coloca a faca do braço horizontalmente na garganta do atacante…”
Existe uma tonelada de informações atreladas à essas 11 palavras e levei mais de nove anos de jiu jitsu, aprendendo, estudando, treinando, ensinando e escrevendo para entender como ler: “Hélio coloca a faca do braço horizontalmente” Essa frase te fala quão fundo (ou raso!!) você tem de laçar o pescoço e que você tem de rotacionar seu braço de tal maneira que alinhe a faca do braço com a garganta.

“Horizontalmente na garganta do atacante“
Horizontalmente. Pense nesse advérbio por um segundo. Eu honestamente pensei que seria um erro de digitação. “Eles não quiseram dizer verticalmente? Se estou em pé e o pescoço está guilhotinado, não seria eu puxando minha mão para o meu queixo na posição vertical?” Eu re-examinei a foto do Helio guilhotinando o Rorion por alguns minutos e então eu entendi…

Olhe para a corcova que se forma nas costas de Rorion. Suas costas definitivamente não está reta. Sua cervical está comprimida. Hélio tem de estar pressionando a nuca de Rorion para baixo com tanta força com sua axila que ele fez com que a espinha de Rorion se curvasse dessa forma. O que me diz que ele encaixou os músculos de sua axila com tanta força que quando começou a apertar o estrangulamento, na realidade ele estava empurrando horizontalmente e não verticalmente. Boom!!

Essa diferença é significativa. Esse elemento de apertar onde é preciso (abaixando a cabeça) e soltar quando preciso (estreita parte do punho/antebraço e não a faca do braço contra a garganta) significa menos esforço para manter e finalizar com o estrangulamento, e em um ângulo que é conveniente para você e inconveniente para o oponente.

Veja essa guilhotina (as 9:58), e muitas outras técnicas de defesa pessoal ensinadas pelo grão-mestre Hélio Gracie no vídeo abaixo:

“Na luta, uma única pessoa pode estar confortável. Seu trabalho é transferir o conforto do seu oponente para você” Rickson Gracie.

http://bjjforum.com.br/helio-gracie-det ... uilhotina/
Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Hélio Gracie – detalhes da guilhotina

Mensagem por LAWYER » 11 Jul 2014 11:49

Guilhotina, né Hall? Você se arrependeria amargamente de falar essa palavra com o velho... :vampire:

Muito bom o texto... mas há outros detalhes "invisíveis"... B-)
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 11 Jul 2014 11:57

LAWYER escreveu:Guilhotina, né Hall? Você se arrependeria amargamente de falar essa palavra com o velho... :vampire:

Muito bom o texto... mas há outros detalhes "invisíveis"... B-)
Boa mestre!!

Complementa o texto para a gente?

abração
Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 11 Jul 2014 12:06

O texto sobre a "lâmina" do braço está corretíssimo. Enquanto o rádio não estiver corretamente posicionado, você não tem gravata. O que não aparece nas fotografias é o Mestre dando a pressão com o OMBRO de encontro à cabeça laçada... Aí velho, tú não tens nem 2 segundos pra reagir...

Obs: claro que, no tempo certo, tudo tem defesa...

Forte abraço!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring

Imagem

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 11 Jul 2014 14:11

LAWYER escreveu:O texto sobre a "lâmina" do braço está corretíssimo. Enquanto o rádio não estiver corretamente posicionado, você não tem gravata. O que não aparece nas fotografias é o Mestre dando a pressão com o OMBRO de encontro à cabeça laçada... Aí velho, tú não tens nem 2 segundos pra reagir...

Obs: claro que, no tempo certo, tudo tem defesa...

Forte abraço!
Tive o (des)prazer de tomar essa "gravata" de vc ...
Puta pressão diferente ... o ombro faz MUITA diferença.
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 11 Jul 2014 14:35

E não é preciso fazer força nenhuma... O Rickson desenvolveu muito a gravata do Hélio. Agora, o Kron tá desenvolvendo a gravata do Rickson... tá foda! @-)
Mestre Rickson Gracie

Mestre Marcelo Behring

Imagem

Kueka
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Kueka » 11 Jul 2014 15:08

LAWYER escreveu:E não é preciso fazer força nenhuma... O Rickson desenvolveu muito a gravata do Hélio. Agora, o Kron tá desenvolvendo a gravata do Rickson... tá foda! @-)
A gravata do Kron no Otávio na final do ADCC do ano passado foi muito foda.
Valar Morghulis

Doguera
Contato:

Mensagem por Doguera » 11 Jul 2014 15:22

LAWYER escreveu:E não é preciso fazer força nenhuma... O Rickson desenvolveu muito a gravata do Hélio. Agora, o Kron tá desenvolvendo a gravata do Rickson... tá foda! @-)
O jitsuNaja contou um episódio narrado pelo Kron num seminário do mesmo:
jitsuNaja escreveu:Sobre a defesa de guilhotina
- Bicho, essa defesa de guilhotinha jogando o braço por cima não adianta. Há 10 anos funcionava, mas ninguém mais cai nisso. Simplismente porque a guilhotina evoluiu. Nunca que alguém vai escapar da minha guilhotina fazendo isso. Meu pai disse que funcionava e foi fazer comigo. Resultado? Deu os três tapinhas. Esse bagulho tá desatualizado. Treinei muito a defesa pra luta com o Marcelo Garcia, e o bagulho é tu agarrar nos dedos do cara.
http://forum.portaldovt.com.br/forum/in ... id=5086088

Doguera
Contato:

Mensagem por Doguera » 11 Jul 2014 15:23

Kueka escreveu: A gravata do Kron no Otávio na final do ADCC do ano passado foi muito foda.
Cabulosa, quando tocam o chão o Otávio já tá batendo.

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 11 Jul 2014 15:50

Hall, Guilhotina porra nenhuma! É GRAVATA!

Se era assim que o Hélio chamava, é assim que eu vou chamar.
Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 11 Jul 2014 15:53

Quem falava guilhotina era o povo da Luta Livre, hehehe...
Mestre Rickson Gracie

Mestre Marcelo Behring

Imagem

Doguera
Contato:

Mensagem por Doguera » 11 Jul 2014 15:59

E "gravata" e "gravata técnica" tem alguma diferença? Já vi gente dizendo que gravata técnica seria aquela que envolve tb um dos braços do adversário. Procede?

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 11 Jul 2014 16:11

Doguera escreveu:E "gravata" e "gravata técnica" tem alguma diferença? Já vi gente dizendo que gravata técnica seria aquela que envolve tb um dos braços do adversário. Procede?
eu conheço isso aqui como gravata técnica:

Imagem
Imagem

Responder