Eu me apaixonei pela simplicidade da visão de Hélio Gracie sobre o jiu jitsu: múltiplos problemas – poucas soluções executadas com atenção aos detalhes e timing perfeito.
Numa viagem recente eu vi a foto de Hélio aplicando uma guilhotina no seu filho mais velho, Rorion Gracie. A técnica pe executada como uma defesa contra uma tentativa de queda. Como muito que você aprenderá com Hélio, Rorion ou até mesmo Rener e Ryron, a natureza da técnica é bem fundamental e básica: sprawl, lace o pescoço, aperte, trabalho feito. Nada de giros espalhafatosos e quase nenhuma troca de pegada.
O que você vê, no entanto, são os detalhes de como e quando deve fazer o sprawl, laçar o pescoço e apertar. Na realidade, “como” e “quando” são os grandes segredos. Olhe as fotos e veja a legenda:
Durante uma discussão [1], Rorion resolve agarrar as pernas de Helio [2]. Helio fica em base e segura o pescoço do agressor [Detalhe: a mão livre segura o pulso do braço que prende o pescoço] [3]. Curvando-se para trás, Helio levanta a lâmina do antebraço horizontalmente contra a garganta do agressor

Você vê em algo de diferente na instrução da guilhotina?
“Hélio coloca a faca do braço horizontalmente na garganta do atacante…”
Existe uma tonelada de informações atreladas à essas 11 palavras e levei mais de nove anos de jiu jitsu, aprendendo, estudando, treinando, ensinando e escrevendo para entender como ler: “Hélio coloca a faca do braço horizontalmente” Essa frase te fala quão fundo (ou raso!!) você tem de laçar o pescoço e que você tem de rotacionar seu braço de tal maneira que alinhe a faca do braço com a garganta.
“Horizontalmente na garganta do atacante“
Horizontalmente. Pense nesse advérbio por um segundo. Eu honestamente pensei que seria um erro de digitação. “Eles não quiseram dizer verticalmente? Se estou em pé e o pescoço está guilhotinado, não seria eu puxando minha mão para o meu queixo na posição vertical?” Eu re-examinei a foto do Helio guilhotinando o Rorion por alguns minutos e então eu entendi…
Olhe para a corcova que se forma nas costas de Rorion. Suas costas definitivamente não está reta. Sua cervical está comprimida. Hélio tem de estar pressionando a nuca de Rorion para baixo com tanta força com sua axila que ele fez com que a espinha de Rorion se curvasse dessa forma. O que me diz que ele encaixou os músculos de sua axila com tanta força que quando começou a apertar o estrangulamento, na realidade ele estava empurrando horizontalmente e não verticalmente. Boom!!
Essa diferença é significativa. Esse elemento de apertar onde é preciso (abaixando a cabeça) e soltar quando preciso (estreita parte do punho/antebraço e não a faca do braço contra a garganta) significa menos esforço para manter e finalizar com o estrangulamento, e em um ângulo que é conveniente para você e inconveniente para o oponente.
Veja essa guilhotina (as 9:58), e muitas outras técnicas de defesa pessoal ensinadas pelo grão-mestre Hélio Gracie no vídeo abaixo:
“Na luta, uma única pessoa pode estar confortável. Seu trabalho é transferir o conforto do seu oponente para você” Rickson Gracie.
http://bjjforum.com.br/helio-gracie-det ... uilhotina/