Duvida existencial: vcs cruzam ou nao as pernas no armlock ?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Zero gas Hero
Apoiador
Apoiador
Contato:

Duvida existencial: vcs cruzam ou nao as pernas no armlock ?

Mensagem por Zero gas Hero » 16 Jul 2014 09:52

Fala pessoal, blz ?

Desculpa se essa for uma pergunta muito basica/idiota, mas tenho essa duvida existencial faz tempo.

Vcs cruzam ou nao as pernas no armlock da guarda ? L-)

Pergunto isso porque aprendi na branca que cruza. O meu mestre na epoca (preta e aluno da Alliance) disse que ja viu varios tops pretas cruzando e outros nao cruzando.Que eh possivel fazer dos dois jeitos. O ajuste que ele passou pra galera foi o seguinte: o peh da perna de fora (que fica mais proxima da cabeca do oponente) vai por baixo do outro quando cruza, vc coloca todo seu peso nos seus dois pes e levanta o quadril (a pressao nos pes mantem a quebra de postura do adversario). Sempre achei que ficava justo.

Mas ai eu mudei de academia (me mudei pra outro pais), e aqui o mestre e a galera mais graduada fala que nao se cruza de jeito nenhum...que as pernas tem que ficar paralelas e voce empurra a cabeca do adversario pra frente e levanta o quadril.... que cruzando vc abre espaco e nao consegue colocar pressao.

O engracado eh que eu tenho o vicio de cruzar.No piloto automatico eu cruzo sem perceber e recebo carteirada direto. :D

Depende realmente do gosto do fregues?

Abraco
Imagem

Alemartins
Contato:

Re: Duvida existencial: vcs cruzam ou nao as pernas no armlo

Mensagem por Alemartins » 16 Jul 2014 10:33

O que eu sempre aprendi é que essas "leis" do jiu jitsu são complicadas, e vira e mexe caem por terra. O que funciona pra um, não funciona pra outro. Não tem uma porrada de merloque do Roger que mostra ele cruzando? E mais uma porrada com ele não cruzando? E muito provavelmente ele pegou todos (com excessão do xarope do jacaré que nao bateu :D ).

Jean
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Jean » 16 Jul 2014 10:53

O problema todo está nos professores que dizem pra não cruzar mas nao explicam o motivo de não se cruzar as pernas... sendo assim, qdo vc cruza e funciona vc pensa: "Cruzei e funcionou"...
O grande problema de cruzar é q vc abre os joelhos sendo assim se cria um grande espaço para o adversario movimentar os braços, qdo apenas se junta o joelho esse espaço diminui consideravelmente e vc consegue colocar muito mais pressão forçando as 2 pernas pra baixo...
Mas é aquela coisa, muita gente faz e dá certo, mas qto menos vc der espaço pro adversario melhor... essa é apenas minha visão!!

Zero gas Hero
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Zero gas Hero » 16 Jul 2014 11:11

Jean escreveu:O problema todo está nos professores que dizem pra não cruzar mas nao explicam o motivo de não se cruzar as pernas... sendo assim, qdo vc cruza e funciona vc pensa: "Cruzei e funcionou"...
O grande problema de cruzar é q vc abre os joelhos sendo assim se cria um grande espaço para o adversario movimentar os braços, qdo apenas se junta o joelho esse espaço diminui consideravelmente e vc consegue colocar muito mais pressão forçando as 2 pernas pra baixo...
Mas é aquela coisa, muita gente faz e dá certo, mas qto menos vc der espaço pro adversario melhor... essa é apenas minha visão!!
Eh exatamente isso oque o meu atual mestre diz Jean. Cruzando vc cria um grande espaco e com as pernas paralelas vc faz mais pressao. Mas o engracado eh que eu sinto a posicao muita mais justa cruzando ... e consigo dar mais pressao cruzando. :D

Ale, acho que talvez a resposta seja isso mesmo. Dependo dos ajustes que voce faz, do biotipo (seu e do adversario).

Mas pra mim, como faixa azul, acho que nao tenho experiencia pra decretar oque eh o melhor para o meu biotipo. Acho que ai esta a parte existencial da questao. As vezes eu faco melhor a posicao cruzando, mas so porque faco ela "menos errado", nao significa que eh o certo pro meu biotipo. :D

Por isso que eu tenho a curiosidade de saber se os velhinhos ai que tem mais preta do que eu tenho de vida cruza. :D
Imagem

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 16 Jul 2014 12:02

Eu nao gosto de cruzar a perna. Sou muito leve e desperdiçar força e ajuste é desgraça na certa no meu caso.

O foda é que já vi uns levinho aqui trocando de "não cruzado" pra "cruzada" dependendo da situação, e a desgraça funciona, hahahaha

Acho que o próprio Tony mostrou um armlock que cruza a perna como alternativa pra quando o cara vem amassar. O joelho que abre desvia o peso que tá concentrado na cabeça do oponente, e te dá espaço pra girar por dentro pra terminar de foder a vida do cidadão, hahaha.

malaca
Contato:

Mensagem por malaca » 16 Jul 2014 13:12

Acho que da pra usar das duas formas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Inclusive pra escapar da muié! :-B
Imagem
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 16 Jul 2014 15:04

HAHAHAHAHAHAHA

Cuspi o café aqui com essa última hahahahaha

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 16 Jul 2014 15:51

eu cruzo os dados e peço a Deus pra não tomar armolock. pq aplicar ta difícil pra mim ¬¬
AHSHahsHASHahs

mas falando serio, pelo que me recordo das aulas...eles deixaram a vontade pra escolher entre cruzar ou nao as pernas. Eu das poucas vezes que dei armolock eu não cruzei.
Imagem

Cocoroca
Contato:

Mensagem por Cocoroca » 16 Jul 2014 18:12

Na maioria das vezes não, mas as vezes na hora de ajustar rola uma cruzada de pernas caso eu perceba que o cara está tentando passar cabeça e braços cruzados por dentro das pernas

RDSANTOS
Contato:

Mensagem por RDSANTOS » 16 Jul 2014 18:23

o problema de cruzar quando se está fazendo guarda é que o adversario vai posturar e se ele for mais forte ele vai pesar forçando o cara a desisitir da chave, já com os pes separado porem com os joelho juntos, a perna de cima faz a força entre o pescoço e o ombro do cara, o que dificulta essa postura pra te amassar, já na montada tem cara que cruza a perna em direção a cabeça pra caso o cara suba ele ja sobe no triangulo.
Imagem
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 16 Jul 2014 21:12

Sempre cruzei, por ter elasticidade boa acho ate melhor, se o armlock n der e um dois pro triângulo.

Tyler Durden
Contato:

Mensagem por Tyler Durden » 17 Jul 2014 00:14

Quando você não cruza os pés mas fecha um joelho contra o outro você faz sumir o espaço entre as coxas e isso vai projetar o cotovelo do adversário pra cima, diminuindo o ângulo pra finalizar e dificultando o movimento de recolher o braço do adversário. Em algumas situações o braço do adversário já está dominado ou a chance do adversário recolher, por conta da posição em que está é ruim por si só (olha a chave do Minota ali). Nestes casos, cruzar não vai fazer diferença e pode até eventualmente ajudar a manter a postura do adversário quebrada...

É mais natural cruzar, por isso é bom treinar sem cruzar. Jiu-jitsu é um esporte que não segue a natureza :)
Enquanto a natureza manda a adrenalina disparar numa situação de perigo, o jiu-jitsu te ensina a relaxar e achar uma saída.
Imagem

Maurício Sousa
Contato:

Mensagem por Maurício Sousa » 17 Jul 2014 09:41

Eu acredito que quando vc não cruza a perna diminui o espaço e a chance de defesa do adversário, quando eu cruzo perco muito a pressão com a perna que passa por cima do ombro e o adversário sobe pra amassar, e teve situações que eu cruzei pra garantir a posição pra depois descruzar e acabou que deu pra pegar ali mesmo.
Imagem

melhor que está tendo no momento !! (Loco Abreu)

Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Marcel Firefighter » 17 Jul 2014 17:02

Não cruzo por tradição...Aprendi assim e ensino assim. Inclusive sou daqueles chatos que pedem pros alunos descruzarem!
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
Imagem

Fabricio Gaia
Contato:

Mensagem por Fabricio Gaia » 17 Jul 2014 18:02

minha respostas: é relativo não podemos limitar a arte dizendo é isso é certo e isso é errado depende de uma gama quase que infinita de ataques. por exemplo em que posição esta encaixada o golpe?de onde partiu o ataque ?peso e biotipo físico do adversário? etc...

Responder