Jiu Jitsu + Yoga: uma ótima combinação

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Hall
Contato:

Jiu Jitsu + Yoga: uma ótima combinação

Mensagem por Hall » 05 Ago 2014 13:39

Por BJJmonster

Imagem

Qual a primeira coisa que vem a sua mente quando se fala- a palavra “yoga"? Pessoalmente já imagino várias mulheres em posições esquisitas tentando entrar em forma, ou vários hippies meditando e tentando parecerem zens.

Você pode passar por uma aula de yoga no seu caminho para o jiu jitsu e nunca prestar atenção, como muitos de nós fazemos.
Mas o que pode te surpreender é que muitos praticantes de jiu jitsu tentam complementar suas aulas com a prática de outros esportes ou com malhação, e muitos acham que a yoga é, de longe, a que mais ajuda.

Chocante, não? Mas o mais chocante é que o prataicante comum pode ignorar completamente essa simbiose, simplesmente pela imagem que se tem da yoga.

Bom, esse artigo foi feito para abrir seus olhos e dizer cinco coisas que provavelmente você não sabe sobre a relação yoga/jiu jitsu.

1. Os profissionais estão fazendo
Você sabia que Rickson Gracie pratica Yoga para ajudar no Jiu Jitsu? Isso mesmo, ele faz.. Wallid Ismail também!! Então se esses faixas pretas incorporaram a yoga nas suas rotinas de treinamento, isso definitivamente tem algum significado.
Imagem

2. Yoga é só trabalho de solo
Você ficaria surpreso o quanto a Yoga tem em comum com o jiu jitsu. A maior similaridade é que ambos trabalham seu corpo e no chão. Yoga é sobre a relação do seu corpo com o chão e como ele reage à gravidade em cada passo.
As posições são feitas pensando em como seu corpo reage à gravidade e para te dar mais leveza e fluidez de como você se comporta. Treinar yoga ajuda muito pois essa relação também está presente no jiu jitsu.

3. Você consegue melhores suas finalizações
Você sabia que a yoga pode melhorar seus armlocks e estrangulamentos? Oh sim, ela pode. Um erro comum nos armlocks é que o corpo não é acostumado a estender completamente as costas, do jeito que é feito no armlock.
Muitos jiu jiteiros reclamam de dores nas costas causados pelas costas estarem constantemente pressionadas e arqueadas, especialmente quando está encolhido antes do guardeiro atacar, ou mesmo na guarda fechada. Yoga corrige esses desiquilíbrios e faz com que seu corpo se acostume aos movimentos necessários ao armlock.
Seus estrangulamentos também ficarão mais fáceis de executar porque os o tempo que os músculos ficam contraídos segurando as asanas no yoga espelha as contrações musculares necessárias para manter os estrangulamentos. Também existem muitas posições do yoga que são equivalentes aos do jiu jitsu, como “o corvo” na yoga ajuda na transição do 100 kg para o joelho na barriga.

Imagem

4. Fique flexível mesmo quando você acha que é um caso perdido
No jiu jitsu, todo dia você verá posições que não é capaz de fazer simplesmente porque não pode forçar seus músculos sem distende-los. Ao mesmo tempo, você olha seus colegas mais flexíveis e imagina como o pé deles foi parar na sua cara na montada. Mas você ficará feliz ao saber que muitos jiu jiteiros que se achavam muito velhos para trabalhar sua flexibilidade conseguiram melhorar muito com a yoga.

5. É uma forma diferente, e melhor, de aumentar sua força
Muitas pessoas pensam que aumentar a força é puxar ferro ou fazer rigorosos programas nas academias. Eu não os culpo, quem imaginaria que fazer poses graciosa fortalecem seus músculos da forma ideal para o jiu jitsu?
Yoga ensina seu corpo a ativar grupos de músculos de forma à manter a postura correta e o equilíbrio. Você também pode imaginar como melhorar seu equilíbrio ajuda no jiu jitsu. Nada de ser raspado, nada de cair quando tenta um novo movimento que necessita alta precisão
Mas uma das melhores coisas de se fortalecer é que te ajuda à se concentrar na sua respiração quando faz movimentos de alta duração, te dando gás e te ensinando a focar sua mente enquanto faz esforços físicos intensos.

link original (dê um clique!!): http://bjjforum.com.br/yogajiujitsu/
Imagem

Tiago Angelo
Contato:

Re: Jiu Jitsu + Yoga: uma ótima combinação

Mensagem por Tiago Angelo » 05 Ago 2014 13:59

Ótimo tópico. Tempos atrás estive procurando alguns materiais que eu pudesse usar pra ajudar no jiu. Ainda estou procurando, mas tem alguns legais no youtube. Em um deles até o Cyborg aparece fazendo os exercícios
Imagem
''Guerreiro és, e postura de Guerreiro hás de ter.
Coluna reta, Guerreiro,
Olhar limpo,
Calma em tua face''

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 05 Ago 2014 14:49

pow interessante isso ai...eu gosto de experimentar tudo o que possa melhorar meu BJJ.
mas não tenho em mente em fazer Yoga. rs
Imagem

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 05 Ago 2014 16:13

renatomp escreveu:pow interessante isso ai...eu gosto de experimentar tudo o que possa melhorar meu BJJ.
mas não tenho em mente em fazer Yoga. rs
Bem por aí !!!
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 05 Ago 2014 16:35

Melhorar a flexibilidade é sempre bom, especialmente pra jiujitsu ou MMA.Além de ajudar a prevenir lesões.
Não conheço muito bem yoga mas ela também ajuda na respiração, não? Alguem aqui faz e poderia dizer se melhorou muito no jiu.
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 05 Ago 2014 23:45

Imagem
chegando nesse nível to feliz :D
Imagem

eduardom
Contato:

Mensagem por eduardom » 05 Ago 2014 23:57

Otimo tópico !

O Cyborg prática diariamente yoga.

Yoga é um excelente complemento. Podíamos colocar vídeos, dicas, livros neste tópico.

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 06 Ago 2014 09:43

Há tempos eu vinha pensando em fazer algo desse tipo, para melhorar a minha flexibilidade, força, respiração, stress etc. Estou com o adutor fodido agora justamente por não ter boa flexibilidade. Sofro muito em fazer algumas posições por esse motivo.

Este tópico me motivou a procurar uma escola de yoga pra ver qual é. Na minha região não tem muitas, só encontrei uma tal de Médodo DeRose, que parece ser uma franquia grande. Liguei lá e perguntei sobre preços dos planos, e o atendente não me respondeu, pediu para eu agendar uma visita pra conhecer melhor... deve ser caro essa porra...

Alguém tem noção de preço das aulas, mensalidade etc?
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 06 Ago 2014 11:17

vou conversar com dona Hall sobre isso, se ela animar eu vou tentar.

tenho a flexibilidade de uma barra de ferro. :d
Imagem

Lex Babyface
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Lex Babyface » 06 Ago 2014 12:02

Eu tenho vontade de fazer yoga... se o mestre faz e fala que é bom, quem sou eu pra discordar rsrsrs
Imagem

Codeço
Contato:

Mensagem por Codeço » 06 Ago 2014 16:28

Vou fazer uma aula amanhã. Tem aqui no trabalho(0800 :bleh: ), mas as aulas são só de 30 minutos.
Normal só esse tempo?
Imagem

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 06 Ago 2014 16:33

não faço ideia Vitor, faça e depois relata pra gente como foi fazer yoga e depois de algum tempo de pratica se notou diferença no seu JJ.

Alguém posta vídeo de Yoga por favor, não faço ideia de como são as aulas.
Imagem

Codeço
Contato:

Mensagem por Codeço » 06 Ago 2014 16:52

renatomp escreveu:não faço ideia Vitor, faça e depois relata pra gente como foi fazer yoga e depois de algum tempo de pratica se notou diferença no seu JJ.

Alguém posta vídeo de Yoga por favor, não faço ideia de como são as aulas.

Beleza! Amanhã vou tentar colocar as minhas impressões aqui.

Tem uma série, acho que no GNT, muito engraçada. Surtadas na Yoga. Se for igual as aulas devem ser maneiras. B-)
Imagem

Tonha
Contato:

Mensagem por Tonha » 06 Ago 2014 17:39

Muito bom o texto! Yoga pra mim é o melhor complemento para o Jiu-Jitsu, trabalha equílibrio, força isométrica, flexibilidade, distribuição de peso, técnicas de respiração e ainda te ensina a ficar confortável em situações desconforáveis (o que é essencial para o jiu-jitsu). Eu comecei a praticar quando era faixa-azul, ai tive que parar por grana, fiz algumas aulas ano passado e voltei de vez nesse ano. Pretendo inclusive estudar um pouco mais o Yoga e futuramente tentar virar instrutor, para tentar mesclar algumas técnicas de Yoga às aulas de JJ, acho que seria bem benéfico aos alunos.

Outro esporte que recentemente me falaram que ajuda demais no Jiu é a Escalada, também pretendo experimentar futuramente!
Imagem

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 06 Ago 2014 20:08

legal o relato Tonha, tbm vou começar a estudar mais sobre o assunto.

Edit: vamos concentrar as informações aqui sobre Yoga galera!
Imagem

Responder