Posições pra faixas acima da sua, como é na sua academia?
Posições pra faixas acima da sua, como é na sua academia?
Fala galera, tava treinando esses dias, em uma academia que não é a minha, apesar de ser da mesma equipe e mestres muito amigos e tal. Tava rolando com um preta e fui tentar uma americana no pé, o preta não falou nada e nem ninguém, mas vi que alguns faixa azul e roxa ficaram meio assim de eu ter tentado, um chegou a me perguntar se eu sabia que pela minha faixa não poderia estar fazendo aquela posição.
Sou faixa roxa e na minha academia só evitamos de fazer esse tipo de posição, americana no pé, panturrilha e etc, em faixas azul e branca, fora isso, treinamos inclusive como sair delas.
Queria saber de vocês oq vcs acham, como é na academia de cada um... A minha opinião é de que um dia teremos que aprender a fazer, escapar e colocar no nosso jogo... sabendo já tudo isso e sabendo dividir treino de campeonato, acho extremamente válido começarmos a aprender tudo desde cedo, até pra saber o pq de não poder fazer tal posição, criar um bom senso sobre isso é essencial!
Sou faixa roxa e na minha academia só evitamos de fazer esse tipo de posição, americana no pé, panturrilha e etc, em faixas azul e branca, fora isso, treinamos inclusive como sair delas.
Queria saber de vocês oq vcs acham, como é na academia de cada um... A minha opinião é de que um dia teremos que aprender a fazer, escapar e colocar no nosso jogo... sabendo já tudo isso e sabendo dividir treino de campeonato, acho extremamente válido começarmos a aprender tudo desde cedo, até pra saber o pq de não poder fazer tal posição, criar um bom senso sobre isso é essencial!
- RicardoBJJ
- Contato:
Re: Posições pra faixas acima da sua, como é na sua academia
se eu rolo com marrom e preta, ou até mesmo roxa, ataco pé sem dó. Só evito joelho reto, pois não domino e posso realmente machucar alguém. Com azul e branca, adultos, eu ataco só se me atacarem primeiro, mas com bastante cuidado...
mas se vc ataca o pé, tem de estar preparado para ser atacado. Esse é mais um motivo pra eu não atacar joelho de mais graduado (se bem que não é nada fácil, mesmo que eu quisesse).
o professor acha melhor brancas e azuis evitarem tais golpes, mas sempre tem uns que ainda assim o fazem.
mas se vc ataca o pé, tem de estar preparado para ser atacado. Esse é mais um motivo pra eu não atacar joelho de mais graduado (se bem que não é nada fácil, mesmo que eu quisesse).
o professor acha melhor brancas e azuis evitarem tais golpes, mas sempre tem uns que ainda assim o fazem.
Não vejo problema em aprender e aplicar golpes que em competições não são permitidas para a faixa, o problema é acostumar e em competição ( caso seja competidor) aplicar o golpe não permitido...O que temos sempre que levar em conta é que o companheiro de treinos é um colega, uma peça de fundamental importância para nosso aprendizado e por isso temos que ter o discernimento para não machuca-lo usando força desproporcional em golpes que são mais propícios a lesionar...
- Raul Nutti
- Contato:
Aqui o pessoal sempre larga aquela do "Eles(Brancas) podem te dar mão-de-vaca, você não pode neles"
E essa é minha maior briga, eu sempre parti do princípio que, se o golpe é proibido até tal faixa, eu entendo que, é porque somente naquela faixa se encontra o domínio necessário para aplicar algo mais danoso em alguém. Ex: Leg Lock na marrom.
Então, eu ataco mão-de-vaca em branca, chie o quanto quiser, mas eu não reclamo de levar umas americanas no pé e leglocks de marrons, é só eu não tentar uma defesa que não sei nem sair girando na louca, que eu tenho a certeza que não vou me machucar.
E essa é minha maior briga, eu sempre parti do princípio que, se o golpe é proibido até tal faixa, eu entendo que, é porque somente naquela faixa se encontra o domínio necessário para aplicar algo mais danoso em alguém. Ex: Leg Lock na marrom.
Então, eu ataco mão-de-vaca em branca, chie o quanto quiser, mas eu não reclamo de levar umas americanas no pé e leglocks de marrons, é só eu não tentar uma defesa que não sei nem sair girando na louca, que eu tenho a certeza que não vou me machucar.
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
-
- Contato:
Só ataco golpe de mais graduado se o graduado atacar primeiro, aí ele "me deu o direito" de poder treinar com ele valendo essa situação. Em menos graduado não ataco golpe que não é permitido nunca, porque pode ser que ele não saiba defender e demorar pra bater. Aí é ruim pra todo mundo, pro colega de treino que se machuca, pra você que se enganou pegando o colega numa posição que ele não conhece, pra academia que fica com um aluno machucado...
Na academia que iniciei, a filosofia era treinar tudo desde o começo, com cuidado obviamente.
O argumento era que seria ruim pegar uma faixa marrom e não estar acostumado com os ataques no pé / joelho.
Onde treino hoje, o pessoal não tem este costume, felizmente um colega recém graduado combinou comigo de treinar valendo tudo(tirando o heel hook do Toco), o jogo fica bem diferente, não da pra ficar moscando.
O argumento era que seria ruim pegar uma faixa marrom e não estar acostumado com os ataques no pé / joelho.
Onde treino hoje, o pessoal não tem este costume, felizmente um colega recém graduado combinou comigo de treinar valendo tudo(tirando o heel hook do Toco), o jogo fica bem diferente, não da pra ficar moscando.
-
- Contato:
Não vale não. A chave de pé reta vale, mas a mão de vaca na branca adulto é proibida.
O que vocês acham da mão de vaca?
Já tomei, e apliquei, poucas vezes (na verdade, uma só e meio sem querer, o pulso do cara enroscou e quando vi, tava encaixada).
Já usei também para quebrar pegada.
Fico com pé atrás, o golpe é meio que sem defesa, e se forçar um pouco, corre o risco de machucar.
Já tomei, e apliquei, poucas vezes (na verdade, uma só e meio sem querer, o pulso do cara enroscou e quando vi, tava encaixada).
Já usei também para quebrar pegada.
Fico com pé atrás, o golpe é meio que sem defesa, e se forçar um pouco, corre o risco de machucar.
Na GBBH não existe uma regra quanto a isso.
EU não gosto de ser atacado por golpes proibidos para aquele que está atacando.
Ex: Um faixa roxa atacando mata-leão no pé. Eu fico puto, pq eu não faço, então sinto que o cara tentou ser "esperto".
A partir de então, meu objetivo no treino em questão será pegar o pé do roxa atrevido.
Ex: Um faixa roxa atacando mata-leão no pé. Eu fico puto, pq eu não faço, então sinto que o cara tentou ser "esperto".
A partir de então, meu objetivo no treino em questão será pegar o pé do roxa atrevido.
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit´s time!
Pegaleve escreveu:Nossa , ja vi buceta acabar com muita coisa , com um forum de lutas eh a primeira vez !
-
- Contato:
É bem por aí que eu vejo também, por isso que espero o "sinal verde" do mais graduado.jj4life escreveu: Na GBBH não existe uma regra quanto a isso.
Acho que a maioria então tem mais ou menos a mesma forma de pensar que eu.
jj4life e ale, nunca tinha pensado desse jeito, até por sempre ter aprendido e sempre rolar com os pretas da minha academia com eles fazendo essas posições e eu tentando.Mas bom ver que não é em todo canto assim, vou passar a ter essa sua atitude "fora de casa"
Quanto à mão de vaca, eu em treino nem tento, não curto, mas tb não ligo se o cara tentar, a não ser que seja o rola inteiro tentando isso...
jj4life e ale, nunca tinha pensado desse jeito, até por sempre ter aprendido e sempre rolar com os pretas da minha academia com eles fazendo essas posições e eu tentando.Mas bom ver que não é em todo canto assim, vou passar a ter essa sua atitude "fora de casa"
Quanto à mão de vaca, eu em treino nem tento, não curto, mas tb não ligo se o cara tentar, a não ser que seja o rola inteiro tentando isso...
- Jiu Jitsu Canadá
- Contato:
Eu acredito que se deva respeitar as posições permitidas por faixa, principalmente pois cada faixa exige um aprendizado de técnicas específicas e você pode deixar de praticar e automatizar posições mais básicas e essenciais de serem dominadas no seu nível de aprendizado. Principalmente quando se trata de faixa branca ou azul....
GFTeam
- Raul Nutti
- Contato:
Galera já corrigiu, então, mão-de-vaca é só pra azul adulto mesmo. Tenho 21. Luto no adulto mesmoFilipe escreveu:
E Raul, mão de vaca vale pra branca adulto, n sei sua idade mais no adulto vai sem problemas.
Chave de Joelho e Americana no pé eu nem tento, e se alguem aplicar eu já bato e pergunto como defende. Mas se branca moscar eu ataco a mão mesmo
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Tava procurando uma academia pra treinar, e comecei a fazer aula numa que era pequenininha. Paguei a mensalidade e fiquei treinando. Uma semana depois treino com um faixa azul de uns 110 kgs (não era gordo, era bombado mesmo). Não deu outra.. O cara além de fazer uma força monstruosa comigo (que peso 40kgs a menos) foi com tudo no meu pé e pegou uma chave de calcanhar na ogrisse. Lógico que não deu tempo de bater e meu pé estalou feito milho de pipoca, fiquei o mês inteiro de molho.. O meu pé continou doendo uns 5 meses depois disso, sendo que no dia seguinte eu tive que ficar de cama pq não conseguia andar. Bye bye academia, pensei nem duas vezes e fui pra outra.
-
- Colaborador
- Contato:
na minha antiga equipe os menos graduados n podiam fazer ms podiam tomar, onde eu to hj e ao contrario.