BJJF Entrevista: Trans comenta lesão, ADCC, lutas c/ colegas

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

BJJF Entrevista: Trans comenta lesão, ADCC, lutas c/ colegas

Mensagem por NoFunAtAll » 16 Jun 2015 14:39

http://bjjforum.com.br/bjjf-entrevista- ... pe-e-mais/" onclick="window.open(this.href);return false;

Quem puder ler clicando no link, agradeço pois nos ajuda com views.

Quem for mto preguiçoso, segue em spoiler.

Acho que foi uma das melhores entrevistas que a gente fez até agora, o Trans fala muito bem, se coloca de forma firme sobre alguns pontos complicados, como treinos e fechamentos e a vida nos Emirados Árabes.
Spoiler:
BJJF Entrevista: Trans comenta lesão, ADCC, lutas com colegas de equipe e mais

Posted by: Bruno Fugazza in BJJF Entrevista, Brasil, Colunas, Competições, Destaques, Entrevistas e Relatos, Exterior, Grappling pelo Mundo, Jiu Jitsu, News, Top News 3 horas ago 0 6 Views

Imagem

Alexander Trans estava em grande forma no Mundial da IBJJF deste ano. Tendo feito ótimas lutas, e com Buchecha fora do campeonato por uma lesão no joelho, Trans despontava como grande favorito a ser tornar o primeiro Europeu a ser campeão mundial na faixa preta masculino entre os Pesadíssimos e já tinha feito história como o primeiro não-brasileiro a chegar na final do absoluto faixa preta.

Porém, uma lesão durante a luta com Rodrigo Cavaca nas quartas de final do peso adiou o sonho de Trans, impossibilitando que ele seguisse na disputa do peso e que fizesse a final do Absoluto. O BJJ Fórum conversou com o gigante dinamarquês sobre diversos assuntos, como a lesão, possibilidade de disputar o ADCC 2015, a vida nos Emirados Árabes, as lutas contra colegas de equipes e muito mais. Confira abaixo!

BJJ Fórum: Olá Trans, obrigado por falar com a gente. Neste último Mundial, você estava fazendo a melhor campanha de sua carreira até agora, mas acabou se machucando em sua vitória contra o Rodrigo Cavaca. Como a lesão aconteceu? Você sentiu que machucou na hora e mesmo assim conseguiu vencer? Ou só percebeu que tinha um problema depois que seu corpo esfriou?

Alexander Trans: Sim, eu me senti na hora, aconteceu logo no início, quando ele me colocou em 50/50. Eu acho que coloquei muito peso para a frente pensando que minha perna estava escapando, mas ela ficou presa em um ângulo estranho e estralou bem forte. Aconteceu muito rápido.

Assim que isso aconteceu eu sabia que ia ser difícil continuar. Na verdade, no ano passado no Mundial na luta antes da final eu machuquei meu joelho esquerdo em uma situação semelhante, também na 50/50, ele estralou e ficou bem solto, mas eu ainda continuei lutando, mesmo com meu joelho sem nenhuma estabilidade. Mas desta vez eu podia sentir que era muito pior, se você ver a luta você pode ver isso acontecer logo no início, quando ele me coloca na 50/50, e depois que você pode me ver empurrando do lado de fora do meu joelho tentando segurá-lo no lugar, porque cada vez que ele tentava me empurrar para subir, meu joelho saía do lugar. Foi com certeza uma das dores mais intensas que eu senti ao competir, era muito difícil me concentrar na luta, até por todos os pensamentos na minha cabeça, imaginando se eu conseguiria continuar na competição.

Quando eu saí eu ainda pedi ao médico para imobilizar meu joelho o mais firme possível, mas a dor só estava piorando. Quando eu não consegui calçar os sapatos por não conseguir dobrar a perna, eu percebi que não havia nenhuma possibilidade de voltar para o tatame sem ser capaz de fazer nada e apenas me machucar ainda mais. Foi uma decisão muito difícil, mas, na realidade, a decisão já havia sido tomada por mim, eu só tinha dificuldade em aceitar isso.

E como está a sua lesão hoje? Já fez uma ressonância magnética? Já sabe se você vai ser capaz de lutar o ADCC?

Agora já faz duas semanas e eu estou andando sem muletas, e lentamente começando a fazer alguma fisioterapia. Eu fiz minha ressonância magnética hoje (13/06), portanto, em dois dias saberei se vou precisar de cirurgia. Eu nunca fiz qualquer cirurgia até agora, então eu espero que eu não vai precisar desta vez. Eu disse à organização do ADCC que eu vou tomar uma decisão até o final desta semana. Se eu não precisar de cirurgia eu vou fazer mais de 3 semanas de reabilitação, e, em seguida, começar a treinar. Assim eu vou conseguir pelo menos 8 semanas de treinamento para o ADCC, pois com menos do que isso eu não acho que faria sentido ir. Se eu precisar de cirurgia, eu provavelmente não vou mais competir este ano. Mas vamos ver, eu estou esperando pelo melhor.

Imagem

Falando sobre sua luta com Cavaca, eu gostaria de perguntar a sua opinião sobre os atletas da mesma equipe fechando lutas. Agora você está lutando sob a bandeira dos Emirados Árabes Unidos JJ, mas mesmo quando estavam defendendo a Checkmat, sempre vimos você lutando contra companheiros de equipe como Buchecha e Cavaca. Por outro lado, este ano, vimos o Evangelista abrir para você na semifinal do Absoluto. Como você vê o fechamento no Jiu Jitsu? Você e seu oponente têm uma conversa antes das lutas e decidem o que vão fazer? Você acha que isso deve acontecer somente entre lutadores que realmente treinam juntos?

Então, minha opinião é que eu não luto contra pessoas com quem eu treino todos os dias, porque eu quero ser capaz de relaxar e me sentir seguro na academia, ser capaz de compartilhar informações e não me preocupar em não poder mostrar meu jogo, etc. Não será um ambiente de treino saudável para mim se eu sei que vou lutar com as pessoas com quem estou treinando.

Dito isto, eu não tenho um problema em lutar com pessoas que são da mesma equipe que eu se nós nunca treinamos juntos. Isso se tornou um problema para mim na minha antiga equipe (Checkmat), porque eu acabei em uma situação onde eu estava sempre lutando contra os melhores caras do meu peso da equipe. Por isso era difícil para mim ir para os camps e treinar com o resto da equipe. Portanto, é uma questão complicada, mas eu acho que a melhor maneira se dois caras da mesma equipe estiverem lutando, todos deveriam ficar quietos e não interferir, se as pessoas estão torcendo e, em alguns casos, até mesmo falando para um dos caras sobre o jogo do outro e etc, eu acho que isso dificulta para esses caras treinarem juntos no futuro. Pelo menos pra mim dificultou.

Mas você deve sempre tentar lutar, se vocês não treinam juntos regularmente, e também se vocês são amigos, mas não treinam juntos. É realmente difícil, mas temos de tentar ser profissional sobre isso. Mas no final, eu acho que essa decisão deveria caber aos lutadores, não faz sentido criar regras sobre isso, mesmo porque então você vai acabar tendo um monte de lutas falsas, como acontece nos eventos que obrigam companheiros de equipe a ir pro tatame. Faz parte da cultura da nossa arte, é assim que eu fui criado no Jiu-Jitsu, não lutar meus companheiros de equipe, então eu não vou começar a fazer isso agora.

Você começou a treinar com o Shimon, na Dinamarca. Esta academia, embora pequena, produziu grandes competidores como você, Janni, Shanti e Ida. O que é o segredo para tal sucesso?

Na verdade, eu comecei a treinar em uma academia de MMA, o primeiro ano, apenas sem kimono. A pessoa que me ensinou o básico de Jiu-Jitsu é um cara chamado João Pedro Santos, ou “JP”, eu treinei com ele até a faixa-roxa, e, em seguida, em 2009, eu me mudei para CheckMat na Dinamarca porque havia apenas aulas 3 vezes por semana na minha antiga academia, e eu queria treinar e competir mais.

Lá, Arte Suave é o nome da academia, eram quatro caras que tinham a academia na época, um faixa-preta e três faixas marrons, e eles eram bons em trazer sempre as pessoas do Brasil para ensinar e compartilhar informações. Eu acho que a chave para o pouco de sucesso que eu tive em comparação com o nível na Europa em geral, é que eu tive a oportunidade de viajar para o Brasil, muitas vezes a partir de 2010, para treinar e aprender lá. E então, quando estava na Dinamarca, eu compensava a falta de sparrings treinando muito, treinando três vezes por dia, fazendo um monte de condicionamento físico, e sempre me forçando o máximo que eu podia, de modo que eu estava sempre esgotado nos treinos, mesmo não tendo um monte de faixas pretas ou caras meu peso para rolar.

E o que te levou a se mudar da Dinamarca para viver e treinar nos Emirados Árabes Unidos?

Eu não podia treinar no nível que eu precisava para competir nos grandes torneios, e eu não era capaz de viver do Jiu-Jitsu. Então eu decidi mudar para cá por causa do dinheiro, e também para ter melhores treinos.

Aqui, é realmente difícil de treinar como um atleta, porque eu trabalho muito, e muitas vezes há reuniões ou torneios nos quais temos que trabalhar após as horas normais de trabalho ou nos fins de semana. Às vezes temos até dificuldade de encontrar um tatame para treinar porque o lugar onde nós treinamos muitas vezes fecha porque há algum evento acontecendo e tal, mas eu posso dizer que eu nunca tive treinos melhores quando se fala de qualidade,e material humano. Há um monte de realmente duros aqui.

Imagem

Como tem sido essa experiência para você? Quem são os seus principais parceiros de treino e treinadores? E com relação às diferenças culturais do país?

Tem sido muito difícil, quase impossível de gerenciar um trabalho que exige cerca de 40 horas por semana, às vezes mais, e ainda treinar 12 vezes por semana, 5-6 sessões de Jiu-Jitsu e o resto para a preparação física. Não é o suficiente em comparação com o que eu preciso fazer para competir no nível que eu estou, mas tem sido a melhor opção para mim até agora. Meu professor é Helder Medeiros, “Bob Esponja”, e eu tenho um monte de parceiros de treino muito duros, eu não posso nem começar a dizer os nomes, porque com certeza eu vou esquecer alguém, há muitos.

A cultura é muito diferente, mas eu realmente acho que no geral, os Emirados Árabes são bastante abertos a outras culturas e deixam as pessoas manterem suas tradições, desde que respeitem também a deles. Por exemplo, eles colocam decorações de Natal nos shoppings, em dezembro, embora seja um país islâmico, e há igrejas cristãs aqui também, então eu acho que isso é bom. Eu tenho passado bem aqui, eu realmente não posso reclamar, é um bom lugar para as pessoas que querem viver uma vida estável e segura através do Jiu-Jitsu.

Muito obrigado, Trans! E se você quiser fazer quaisquer comentários finais ou agradecer a seus fãs, companheiros de equipe ou patrocinadores, essa é a hora!

Obrigado pela oportunidade, foi um prazer falar com vocês! Eu gostaria de agradecer a todos os meus parceiros de treino, meus patrocinadores Tatami Fightwear, Scitec Nutrição e Knockout Esportes, e todas as pessoas que me apoiam e apreciam o meu trabalho! Oss!
Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Re: BJJF Entrevista: Trans comenta lesão, ADCC, lutas c/ col

Mensagem por NoFunAtAll » 17 Jun 2015 14:11

Agradeço à galera pelos comentários aqui no tópico.

¬¬
Imagem

icejar
Contato:

Mensagem por icejar » 17 Jun 2015 14:33

Po ,Cometei no outro tópico !!!

Parabéns pela entrevista Nofun .

Muito legal a entrevista .Eu gostaria muito de perguntar uma coisa para o Trans .Por que ele com o tamanho que tem ,busca um jogo que não explora o peso e a envergadura dele ,que são grandes vantagens naturais .Pois ao jogar por baixo ,seja na 50/50 ou na meia , ele acaba abrindo mão desta vantagem .

Outra coisa que notei é que talvez para um lutador TOP ,dar aula em Abu Dhabi não seja o melhor financeiramente .Só não sei pq ele não foi para os EUA ainda ,pois lá a carga horária é menor e a possibilidade de seminários e aulas particulares é bem maior .Talvez ele esteja esperando ganhar mais nome no cenário mundial ,para fazer essa mudança .Dar 40h aula semanais ,mais treinos está longe de ser uma vida fácil .

As condições que o pessoal tem ido ,são bem diferentes dos que foram nas primeiras turmas .Agora não sei se existe diferença de salários ou apenas nos extras .

Talvez por isso que o Hendo esteja sumido aqui do forum também ,pois a carga horária deve estar puxada mesmo .ele tb faz falta aqui . Junto com o Grande South !!!

Abs,

Junior

Leonan
Contato:

Mensagem por Leonan » 17 Jun 2015 14:38

Muito boa a entrevista, acabei de ler agorinha.

Mas me deixou meio chateado porque se até ele que tá no topo passa dificuldade pra viver do esporte, imagina um reles faixa branca que almeja um dia poder ter jiu jitsu como profissão.

Fiquei curioso também com relação à profissao dele, o que será que ele tá fazendo?
Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 17 Jun 2015 14:44

Leonan escreveu:Muito boa a entrevista, acabei de ler agorinha.

Mas me deixou meio chateado porque se até ele que tá no topo passa dificuldade pra viver do esporte, imagina um reles faixa branca que almeja um dia poder ter jiu jitsu como profissão.

Fiquei curioso também com relação à profissao dele, o que será que ele tá fazendo?
Pior que isso. Ele está no topo e morava em um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Se tá ruim pra ele na Dinamarca, imagina pro faixa azul do interior de Pernambuco...
Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 17 Jun 2015 15:07

http://www.bjjheroes.com/interview/alex ... no-problem" onclick="window.open(this.href);return false;

A entrevista saiu em inglês no BJJ Heroes tbm.
Imagem

samcrow
Contato:

Mensagem por samcrow » 17 Jun 2015 16:01

Excelente entrevista, parabéns.

Kueka
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Kueka » 17 Jun 2015 16:22

Parabéns Nofun, Trans ganhou mais um na torcida.
Cara coerente pra caramba.
Valar Morghulis

Doguera
Contato:

Mensagem por Doguera » 17 Jun 2015 17:09

Uns dois anos atrás falei que via potencial pra ele ser campeão mundial absoluto; depois fiquei meio decepcionado com sua estratégia em algumas lutas, mas o cara é simplesmente um monstro mesmo.

Uma pena essa lesão dele no mundial, seria muito merecido ele ser o primeiro europeu campeão mundial de jj. Espero que ele fique bem para o ADCC, já que ficou de fora do ADCC 2013 também por lesão.

Falando em Trans e ADCC, lembrei aqui que a primeira vez que ouvi falar do Trans foi no ADCC 2011. O Hendo comentou que não via como ninguém parar o (gringo faixa marrom) Alex Trans - isso sendo que já havia saído as chaves e o Trans na primeira rodada encararia o Werdum, então bicampeão do evento. Achei aquilo de um exagero tremendo. Aconteceu que o Trans perdeu mesmo na primeira rodada (numa luta muito dura) para o Werdum, que por sua vez acabou sendo vice campeão do evento - mas eu estou convencido de que, apesar da derrota para o Vinny, o Werdum era o melhor lutador na categoria acima de 99 kg daquele evento.

Mas o fato é que de lá para cá o Trans se firmou como o segundo melhor pesadíssimo do circuito, atrás apenas do Buchecha - inclusive muita gente acha, incluindo este que vos fala, que ele foi superior ao Buchecha na semifinal do mundial de 2013. De modo que o que o Hendo disse não foi um "exagero tremendo", foi apenas um "pequeno exagero. :D

É bem possível que o Keenan seja campeão mundial um dia, ele tá ali no bolo da categoria; mas é muito provável que o Trans seja campeão mundial, ele só está abaixo do Buchecha.

MAU
Contato:

Mensagem por MAU » 17 Jun 2015 17:20

Ótima entrevista, Obrigado .
Somos uma geração sem peso nenhum na história.

Carioca SP
Contato:

Mensagem por Carioca SP » 18 Jun 2015 23:04

Muito boa mesmo!
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

Responder