BJJ Forum entrevista - Caio Terra

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

BJJ Forum entrevista - Caio Terra

Mensagem por NoFunAtAll » 22 Jul 2015 15:13

http://bjjforum.com.br/entrevista-caio- ... uito-mais/" onclick="window.open(this.href);return false;

(Cliquem na PORRA DO LINK!!!!! :fuyou_2: )

Batemos um papo com Caio Terra, bi campeão mundial de kimono, hepta campeão mundial sem kimono, e o único peso galo até hoje a vencer absolutos masculinos em torneios da IBJJF. Confire aí!

Imagem

Caio, muito obrigado por reservar um tempo para conversar com a gente. Você poderia nos falar um pouco sobre seu começo no Jiu Jitsu? Seus primeiros treinos foram meio contra sua vontade, mais por pressão da sua mãe do que por interesse próprio no Jiu Jitsu, certo? Aliás, sua mãe inclusive chegou a entrar no Jiu Jitsu junto com você, e acabou treinando até hoje. Como foi essa fase?

No começo minha mãe me fez treinar para eu aprender a me defender. Já que eu era muito pequeno e leve, eu não gostava muito já que nunca conseguia vencer.

Lembro de ler em uma entrevista em que você dizia ser “o pior faixa azul do mundo”. Até onde isso era verdade? E o que levou o pior faixa azul do mundo a virar um dos faixas pretas mais técnicos e vencedores do esporte?

Na verdade quando eu ganhei a faixa azul eu era o pior do mundo, rs. Eu não sabia nada, e não acreditava que jamais ganharia a faixa, mas isso me forçou a tentar aprender porque eu quis merecer a faixa.

E como eram os treinos dos Mestres Strauch e Reyson Gracie? Eles ensinavam um Jiu Jitsu mais conservador, por serem faixas pretas “das antigas”, ou eram antenado nas mudanças e atualizações do chamado Jiu Jitsu de Competição?

Eles me ensinaram muita defesa pessoal. Também tinha Jiu-Jitsu normal, mas o mais importante era que tinha sempre a parte filosófica do jiu-jítsu, a parte que vc vê que vc pode usar jiu-jítsu para resolver problemas diários na sua vida, coisa que acho q falta em muitas academias.

Você levou aproximadamente 3 anos para chegar à faixa preta, muito menos que a grande maioria. Em uma outra entrevista, você diz que levou um ano da faixa azul para a preta, entre o meio de 2005, quando ainda era azul, e o meio de 2006, quando recebeu sua faixa preta. A que você atribui uma evolução técnica tão grande em tão pouco tempo? E que dicas daria aos praticantes que encontram dificuldades em evoluir, e se sentem estagnados nos treinos?

Eu estudei e estudo muito o jiujitsu. Muitas pessoas não gostam de estudar o jiujitsu ou só querem aprender truques. O problema é que com o passar do tempo, o jiujitsu sempre evolui e as pessoas que não estudam acabam ficando para trás. As pessoas sempre tem esse sentimento que estagnaram, quando isso ocorre é importante abrir o jogo. Se vc sempre fizer as mesmas coisas, uma hora elas não vão funcionar ou você será dependente de um certo jogo, o que complica muito pois quando vc não está à vontade acaba usando muita energia desnecessária e assim cansando mais rápido.

Logo no seu primeiro campeonato, ainda como faixa azul, você encarou o Bruno Malfacine na final. Talvez ninguém imaginasse que essa rivalidade fosse crescer tanto e se tornar uma das maiores da história do Jiu Jitsu. Na faixa preta vocês fizeram 8 lutas, sendo 7 finais de Pan ou Mundial, com 4 vitórias pra ele, 4 pra você e uma finalização pra cada lado. Depois de tantas lutas, imagino que um já conheça muito bem o outro. Como é entrar para lutar mais uma vez com um adversário que já se mostrou tão duro e que te conhece tão bem? A melhor estratégia é tirar algo da cartola, um movimento novo, e tentar surpreender, ou apostar no que você já faz bem há muito tempo e tentar não errar?

O complicado de lutar com ele é que ele é muito pequeno, e como não existe ninguém do tamanho dele com nem 1/10 do jiu-jítsu que ele tem é impossível de treinar pra lutar contra ele. Contra ele ou qualquer um eu nunca vou pensando em estratégia, na verdade eu acho q estratégias nunca funcionam.

Quem acompanha suas entrevistas e postagens nas redes sociais sabe que você não deixa de dar sua opinião com medo de polêmicas, então gostaria de trazer para debate alguns temas espinhosos que rodeiam o Jiu Jitsu:

a) Você sempre foi um dos primeiros e maiores críticos ao doping no Jiu Jitsu, chegando a dizer após a final do Pan de 2011 contra o Malfacine que “eu vim aqui para mostrar para todos que a técnica pode vencer os esteroides”. Alguns anos depois, a IBJJF iniciou um programa de testes para esteroides, testando os Campeões na faixa preta apenas no Mundial e no Pan. Você acha que esses testes já são suficientes? Recentemente tivemos casos em que o Campeão foi pego no doping, e o segundo lugar não se tornou campeão apenas pelo fato de ele não ter sido testado na época (como o André Galvão entre os pesados ano passado, após o doping do Preguiça).

O teste é incompleto e muito fácil de ser burlado. Não tem como dar o ouro para o segundo colocado se ele não tiver feito os testes.

b) Semana passada você compartilhou no seu Facebook um vídeo do Keenan Cornelius, no qual ele explica a “Guarda Louva Deus”, que seria sua nova criação após a Worm Guard, criticando o fato de atletas fazerem pequenos ajustes em posições que já existem há tempos e venderem como uma invenção própria. Qual sua opinião sobre essa forma de marketing?

Na verdade os ajustes que ele faz na posição eu já tinha no meu programa on-line e além de mostrar em seminários eu já fiz em campeonatos. No entanto acredito que o Keenan não sabia disso e ele não fez por mal.

c) Gracie Academy e o ensino de Jiu Jitsu exclusivamente pela Internet. Você acha possível alguém aprender algo de Jiu Jitsu apenas por meio de vídeos, sem se testar no tatame contra outros colegas?

Uma das principais coisas que faz do jiu-jítsu melhor do que as outras artes marciais de defesa pessoal é que vc pode treinar todos os dias sem se machucar ou prejudicar o seu cérebro. Se você corta o rola é impossível de saber se vc realmente saberia usar o que vc aprendeu. Acho que os programas online são muito bons para o aprendizado mas é necessário de treinar na academia também.

d) Que nota você daria hoje para o nível da arbitragem do Jiu Jitsu mundial? E que sugestões teria para melhorá-la?

Acho que a arbitragem melhorou demais nos últimos anos mas ainda está a dever. No Brasil o curso era feito durante dias e tem provas teóricas e praticas ao final. Hoje em dia o curso dura 4 horas e temos muito mais regras do que antigamente. Precisamos de cursos mais sérios e que os professores que arbitram continuem sempre estudando as regras. No entanto hoje já temos vários árbitros qualificados.

Você é o maior vencedor do Mundial NOGI, com 7 ouros, mas nunca participou do ADCC. Existe algum motivo para você nunca ter entrado nas Seletivas e não ter aceitado o Convite para lutar o ADCC 2013? Vencer o ADCC faz parte dos seus planos?

O ADCC me convidou muito em cima da hora em 2013 e não iria ter tempo de treinar. Quero muito um dia lutar o ADCC e me testar contra o pessoal mais pesado.

Com sua ausência nos últimos dois mundiais, o João Miyao assumiu seu lugar entre os galos como finalista contra o Malfacine, sendo derrotado duas vezes, em ambas após interpretações polêmicas da arbitragem (em 2014 na decisão, e em 2015 após ter retirada pelos laterais uma vantagem que lhe daria o ouro). Você concordou com as decisões dos árbitros? E o que você acha do Jiu Jitsu dos irmãos Miyao?

Concordei com os árbitros mas eu não assisti ao vivo, por replay é muito mais fácil de julgar. Tanto o João quanto o Paulo são muito bons e ainda vão vencer muitos campeonatos, mas é sempre importante lembrar que vencer não é o mais importante, mesmo porque ninguém vai vencer pra sempre.

Você acha que é possível um lutador das categorias galo, pluma, pena ou leve vencer um absoluto de um grande torneio de Jiu Jitsu (Pan, Mundial ou Mundial Pro)? E o que acharia da criação de um Absoluto leve contemplando essas categorias?

Tudo é possível, mas é bem complicado disso acontecer um dia. Acho q absoluto só tem um. Se o absoluto tem um limite de peso não é um absoluto de verdade.

Para finalizar, você gostaria de agradecer a alguém ou aos seus patrocinadores? Muito obrigado pela atenção!

Gostaria de agradecer a Gameness por me proporcionar viver fazendo o que eu amo.
Imagem

isilva8
Contato:

Re: BJJ Forum entrevista - Caio Terra

Mensagem por isilva8 » 22 Jul 2015 15:26

vou clicar no link várias vzs só pra somar, o Keenan é boa pessoa,só foi oportunista , na minha opinião
na questão dos Miyao,o Bjjforum jogou um verde e o Terra saiu like a Boss heheehe , bem centrado o Caio
#BeGentle

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 22 Jul 2015 15:53

isilva8 escreveu:vou clicar no link várias vzs só pra somar, o Keenan é boa pessoa,só foi oportunista , na minha opinião
na questão dos Miyao,o Bjjforum jogou um verde e o Terra saiu like a Boss heheehe , bem centrado o Caio
Na verdade eu deixei VÁRIAS bolas pingando pra ele chutar, mas acho que o Caio tava de bem com a vida quando respondeu tudo. Ou só com preguiça de falar muito. Então deu umas respostas mais tranquilas.
Imagem

Hollywood Dangerous
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Hollywood Dangerous » 22 Jul 2015 15:55

Eu achei ele bem econômico nas palavras
GFTEAM

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 22 Jul 2015 16:17

O complicado de lutar com ele é que ele é muito pequeno, e como não existe ninguém do tamanho dele com nem 1/10 do jiu-jítsu que ele tem é impossível de treinar pra lutar contra ele. Contra ele ou qualquer um eu nunca vou pensando em estratégia, na verdade eu acho q estratégias nunca funcionam.

Será que ele falou isso exclusivamente em relação a ele, ou no geral? Porque pelo que eu me lembro. Caras como Saulo e Serginho, sempre iam com as estratégias já traçadas pra luta.
Imagem

Hefe
Contato:

Mensagem por Hefe » 22 Jul 2015 16:49

Hollywood Dangerous escreveu:Eu achei ele bem econômico nas palavras
Ele conseguiu dar respostas menores que as perguntas, que foram bem formuladas. Uma pena

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 22 Jul 2015 17:08

Eu mandei as perguntas pra ele segunda, e ele me disse que precisaria responder até ontem, pq depois estaria ocupado com várias coisas. Talvez isso explique ele ter falado tão pouco.
Imagem

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 22 Jul 2015 20:57

1 ano da azul pra preta? Acho que foi mais rápido que o Shaolin.
Octacampeão Brasileiro

Raio-X

Mensagem por Raio-X » 22 Jul 2015 23:31

Tenho muita admiraçao por esses caras, o cara se considerava o pior azul do mundo e em menos de 2 anos vira um top na preta,quando se quer realmente se consegue, parabens ao caio terra.

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 23 Jul 2015 10:06

Ótima entrevista, parábens Nofun. Gostei das respostas dele, achei bem sensato. Menos na parte que fala que estratégia não funciona. Se lutar com um judoca de alto nível vai trocar em pé então??

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 23 Jul 2015 10:25

Tony Fla escreveu:1 ano da azul pra preta? Acho que foi mais rápido que o Shaolin.
Shaolin levou o pena roxa no mundial de 1996, que foi em janeiro. Foi prata no pena da faixa preta no mundial de 1997, que foi em julho, da azul para a preta não deve ter sido em menos de 2 anos.

Essa história do Caio sair da azul para a preta em 1 ano tb é meio forçada. Ele foi prata no mundial 2003, competindo no galo da azul juvenil. No ano seguinte, foi prata no galo da azul adulto. Em 2005, foi prata na faixa roxa peso galo. Em 2006 foi bronze no peso galo da faixa marrom.

Da azul para a preta em um ano só o Gabriel Moraes. Foi campeão mundial na azul galo em 2003, e campeão mundial no peso galo da preta em 2004. Ainda que trajetórias rápidas da branca à preta como a do Shaolin, BJ, Cobrinha e Hillary, entre outros, que demoraram menos de 4 anos, 1 ano da azul para a preta quebrou a banca, ainda mais sendo campeão mundial nas duas.

Aliás, sugiro essa pauta para uma matéria do site: essa turma que graduou rápido mas segurou a onda nas faixas mais escuras competindo em alto nível.

Kueka
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Kueka » 23 Jul 2015 10:33

Parabéns pela Entrevista.
Curti a parte que ele fala para abrir o jogo ali. To com essa sensação de estagnação.
Preciso estudar mais.
Valar Morghulis

Zero gas Hero
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Zero gas Hero » 23 Jul 2015 10:52

Cross, eu acho que o mais correto eh usar como referencia o inicio do treinamento ate chegar na preta.

Por exemplo, e se o mestre segurou o caboclo uns 5 anos na azul ? Quando ele foi campeao mundial na azul ele ja nao era mais azul ! :lol:
Imagem

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 23 Jul 2015 11:27

Zero gas Hero escreveu:Cross, eu acho que o mais correto eh usar como referencia o inicio do treinamento ate chegar na preta.

Por exemplo, e se o mestre segurou o caboclo uns 5 anos na azul ? Quando ele foi campeao mundial na azul ele ja nao era mais azul ! :lol:
Concordo brother, só acho errado o cara propagandear dessa forma, que levou um ano da azul à preta.

Reli a entrevista e mesmo que seja improvável, pode ter acontecido do jeito que o Caio falou. Pode ser que era azul até às vésperas do mundial de 2005, e foi graduado com a roxa. Lutou o mundial do ano seguinte de marrom, e logo depois o professor dele deu a preta.

Mas é meio forçado ele falar que levou um ano da azul para a preta né? Ele deveria contar desde quando pegou a azul, e não do último dia que foi azul. Acho bobeira isso, esses caras são muito foda no jiu-jitsu, não precisam ficar com um caô desse

mendonka
Contato:

Mensagem por mendonka » 23 Jul 2015 11:29

boa entrevista!! 3 anos pra chegar na preta e ele disse que era ruim...imagina se fosse bom no jj hehehhe
Imagem

Responder