Defesa Pessoal
Defesa Pessoal
No seguimento do debate que vai no tópico do Royce, decidi criar este tópico para se falar sobre defesa pessoal, visto que acho que não há nenhum para o efeito.
Na vossa opinião, quais são os fundamentos das diferentes artes marciais que se aplicam em situações de rua, seja 1 vs 1 ou num cenário com vários adversários? Não considero defesa a ataques armados porque isso penso que já entra noutro campo...
Na vossa opinião, quais são os fundamentos das diferentes artes marciais que se aplicam em situações de rua, seja 1 vs 1 ou num cenário com vários adversários? Não considero defesa a ataques armados porque isso penso que já entra noutro campo...
Grappling way of life!
Re: Defesa Pessoal
Na minha opinião, na luta em pé é preciso saber dominar minimamente a movimentação do boxe e saber dar um murro e defender-se de um. Não é preciso ter a trocação de um boxeador porque uma luta de rua nunca se desenvolve só nisso, mas saber isso é importante. Os chutos acho que não são tão importantes porque em muitas situações do dia-a-dia estamos de calças e um chuto com calças não sai tão bem, para além de ser arriscado chutar acima da linha da cintura, pois corremos o risco de ser agarrados.
O clinch penso ser uma das coisas mais importantes. Ter uma boa noção do clinch de Thai, onde se soltam joelhadas e cotovelos, e de algumas quedas a partir dessa situação também são fundamentos importantes a se dominar. Antigamente ainda se aprendia um pouco disso no Jiu Jitsu, em especial situações em que eramos agarrados por trás ou em gravatas, mas penso que a tendência global é abandonar cada vez mais essa parte, sendo que situação de derrube a partir do clinch é mais comum na Luta Livre/Wrestling e no Judo.
No chão penso que, por cima, é importante ter uma boa noção de imobilização, e saber manter posições para agredir o adversário e não ser agredido. Por baixo é importante saber defender-se de murros e saber finalizar ou inverter rapidamente a luta, pois ficar muito tempo por baixo valendo murros não é um lugar em que se queira estar. Guarda de gancho e guarda fechada parecem-me as melhores guardas para estar seguro, sendo que as guardas modernas que cada vez mais estão em voga são ineficientes em situações em que os murros e cotovelos são válidos.
O clinch penso ser uma das coisas mais importantes. Ter uma boa noção do clinch de Thai, onde se soltam joelhadas e cotovelos, e de algumas quedas a partir dessa situação também são fundamentos importantes a se dominar. Antigamente ainda se aprendia um pouco disso no Jiu Jitsu, em especial situações em que eramos agarrados por trás ou em gravatas, mas penso que a tendência global é abandonar cada vez mais essa parte, sendo que situação de derrube a partir do clinch é mais comum na Luta Livre/Wrestling e no Judo.
No chão penso que, por cima, é importante ter uma boa noção de imobilização, e saber manter posições para agredir o adversário e não ser agredido. Por baixo é importante saber defender-se de murros e saber finalizar ou inverter rapidamente a luta, pois ficar muito tempo por baixo valendo murros não é um lugar em que se queira estar. Guarda de gancho e guarda fechada parecem-me as melhores guardas para estar seguro, sendo que as guardas modernas que cada vez mais estão em voga são ineficientes em situações em que os murros e cotovelos são válidos.
Grappling way of life!
-
- Contato:
Não tenho experiência com trocação, pois só treino Jiu Jitsu, mas concordo com você que o básico do boxe ajudaria demais.
Concordo também que para quedar, o clinch seria o mais ideal, pois geralmente os lutadores se agarram, mas o pisão seguido por single/double leg (clássico do Royce) também acho útil.
Já na parte do chão acho fundamental lutar por cima.
Em minha visão, chão para defesa pessoal é derrubar, passar a guarda, montar e encher a cara do indivíduo de soco (ou então imobilizá-lo). Finalizar só se ele der as costas, aí pegaria no mata-leão. Dominar os fundamentos da imobilização, como distribuição de peso, domínio da cabeça e quadril são de extrema importância.
Sobre fazer guarda, acho que o ideal é usar pedalada. Eu não tentaria raspagens, armlock, triângulo, omoplata, nada disso. Eu tentaria bloquear os golpes, fugiria o quadril, pedalaria sem dó e ficaria de pé mais rápido o possível. Aí tentaria quedar e lutar por cima.
Enfim, tenho pouco tempo de Jiu Jitsu, graças a Deus nunca precisei me defender, mas caso fosse necessário, agiria da forma descrita.
Concordo também que para quedar, o clinch seria o mais ideal, pois geralmente os lutadores se agarram, mas o pisão seguido por single/double leg (clássico do Royce) também acho útil.
Já na parte do chão acho fundamental lutar por cima.
Em minha visão, chão para defesa pessoal é derrubar, passar a guarda, montar e encher a cara do indivíduo de soco (ou então imobilizá-lo). Finalizar só se ele der as costas, aí pegaria no mata-leão. Dominar os fundamentos da imobilização, como distribuição de peso, domínio da cabeça e quadril são de extrema importância.
Sobre fazer guarda, acho que o ideal é usar pedalada. Eu não tentaria raspagens, armlock, triângulo, omoplata, nada disso. Eu tentaria bloquear os golpes, fugiria o quadril, pedalaria sem dó e ficaria de pé mais rápido o possível. Aí tentaria quedar e lutar por cima.
Enfim, tenho pouco tempo de Jiu Jitsu, graças a Deus nunca precisei me defender, mas caso fosse necessário, agiria da forma descrita.
Básico de boxe, em especia defesa, guarda alta e controle de distância, para não tomar porrada a toa.
Entrar e agarrar sem tomar porrada, dá pra usar o pisão, ou mesmo alguma coisa do boxe.
No chão, sempre tentar ficar por cima, mas se cair por baixo, usar a guarda fechada ou aberta para controlar a distância e o movimento do adversário. Saber escapar de situações desfavoráveis no chão: upa, fuga de quadril, reposição. Da guarda, levantar, pedalada, mas também, principalmente se for contra leigo, dá pra raspar e finalizar com facilidade.
Chaves clássicas, incluindo chaves de dedo. Valeria, em qual posição, ataque aos olhos, no saco, etc. enfiar o dedo no nariz a puxar pra abrir espaço pra estrangulamento, na defesa pessoal não tem restrição.
Contra mais de um e/ou arma complica, não faço idéia, talvez o melhor seja criar espaço, se cair fazer a levantada técnica e correr.
Entrar e agarrar sem tomar porrada, dá pra usar o pisão, ou mesmo alguma coisa do boxe.
No chão, sempre tentar ficar por cima, mas se cair por baixo, usar a guarda fechada ou aberta para controlar a distância e o movimento do adversário. Saber escapar de situações desfavoráveis no chão: upa, fuga de quadril, reposição. Da guarda, levantar, pedalada, mas também, principalmente se for contra leigo, dá pra raspar e finalizar com facilidade.
Chaves clássicas, incluindo chaves de dedo. Valeria, em qual posição, ataque aos olhos, no saco, etc. enfiar o dedo no nariz a puxar pra abrir espaço pra estrangulamento, na defesa pessoal não tem restrição.
Contra mais de um e/ou arma complica, não faço idéia, talvez o melhor seja criar espaço, se cair fazer a levantada técnica e correr.
Eu aprendi da seguinte forma, primeiro eu não faço guarda de punho fechado porque isso induz o agressor de que você está pronto para brigar o que não é o caso, então a postura é ficar com as mãos levantada e aberta, por isso pra mim não existe a necessidade de se treinar boxe, o treino de defesa pessoal no jiu jitsu ajusta bem isso(distancia, entrada e saída de queda etc), ai quem vai decidir se o agressor vai se aproximar ou não sou eu, o dialogo também é treinado nas nossas aulas de defesa pessoal, convencer o agressor que não é uma boa ideia brigar.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
- Thiago Marques
- Contato:
Primeiro é ser veloz, saber bem correr!, pois muitas vezes você é alvo dum bando.
"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói
Garfield escreveu:
E se forem dois....
JJ puro (esportivo) só funciona no mano a mano.
Para mim o foco tem que ser quedas de impacto que se não caia junto, Allen de um cruzado que não vejam de onde saia...
E quando cair é tiro de meta e mata barata imobilização só se você for funcionário da segurança pública.
O jiu jitsu esportivo é uma coisa defesa pessoal é outra, avaliar o ambiente e o agressor é básico, correr nem sempre é sinal de covardia, tudo é relativo não existe situação exata.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
Situação de treino não tem como simular uma situação real. Primeiro que seu colega de treino, 99% das vezes, não vai te pegar pra capar como alguém na rua faria. Seu colega de treino vai tentar treinar pra te ajudar a evoluir dentro do aspecto que se treina...
Eu não tenho nível de JJ pra pensar em usa-lo como defesa pessoal. Acho muito arriscado, na rua, você pensar em ir pro chão com alguém.
E defesa pessoal é um negócio bastante amplo... pode ser se defender numa briga de trânsito, pode ser se defender de uma situação de crime.... mano a mano, vc contra 2 caras...
Enfim, pra mim, melhor defesa pessoal é correr mais que o(s) agressor(es).
Abs!
Eu não tenho nível de JJ pra pensar em usa-lo como defesa pessoal. Acho muito arriscado, na rua, você pensar em ir pro chão com alguém.
E defesa pessoal é um negócio bastante amplo... pode ser se defender numa briga de trânsito, pode ser se defender de uma situação de crime.... mano a mano, vc contra 2 caras...
Enfim, pra mim, melhor defesa pessoal é correr mais que o(s) agressor(es).
Abs!
- Axe_Spartan
- Contato:
Falando em defesa pessoal, o que o pessoal acha do Gracie Combatives? link em português -> http://www.gracieacademy.com/pt/gracie_combatives.asp" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Contato:
Treino no CTC da Gracie Academy em São Paulo. Fiz todo programa do combatives, que é para os iniciantes. Realmente o foco é 100% defesa pessoal e totalmente baseado no jiu do GM Hélio Gracie. Fundamentos treinados nos seus detalhes, que darão base para as variações que existem nas outras faixas.Axe_Spartan escreveu:Falando em defesa pessoal, o que o pessoal acha do Gracie Combatives? link em português -> http://www.gracieacademy.com/pt/gracie_combatives.asp" onclick="window.open(this.href);return false;
Sou azul e faço o master cycle da azul há alguns meses. O foco continua na defesa pessoal, mas já há espaço para variações explorando kimono e aspectos mais esportivos. Algo como 80/20.
Treinamos muitas posições em pé, incluindo levar gravata por trás, lateral, pau, faça, arma, etc.
- Axe_Spartan
- Contato:
Bom saber, consegui encontrar o torrent do Gracie combatives e baixei, vou dar uma analisada nele.Santastico_bjj escreveu:
Treino no CTC da Gracie Academy em São Paulo. Fiz todo programa do combatives, que é para os iniciantes. Realmente o foco é 100% defesa pessoal e totalmente baseado no jiu do GM Hélio Gracie. Fundamentos treinados nos seus detalhes, que darão base para as variações que existem nas outras faixas.
Sou azul e faço o master cycle da azul há alguns meses. O foco continua na defesa pessoal, mas já há espaço para variações explorando kimono e aspectos mais esportivos. Algo como 80/20.
Treinamos muitas posições em pé, incluindo levar gravata por trás, lateral, pau, faça, arma, etc.
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Galera, pelo que dá pra notar pela participação neste tópico, o pessoal não curte muito o aspecto de defesa pessoal do BJJ, preferindo mais o contexto esportivo. Em todo caso, deixo o link de um seminário recente que ministrei essa semana em uma cidade aqui próxima. É meio longo, quase duas horas, mesmo assim cortei boa parte das técnicas da defesa pessoal especifica pq tinha um bando de curioso que ficou na frente da camera e não dava pra ver nada. Em tempo, filmagem amadora, o pai de um participante que filmou, achei legal postar pq é uma parada que n se ve muito....
Editado pela última vez por Marcel Firefighter em 19 Dez 2015 12:43, em um total de 1 vez.
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
esse papo de defesa pessoal ja deu muita confusao
tem uma galera que nunca treinou isso e acha que nao faz muita diferença
no treino vc ve faixa preta que nao sabe se posicionar em pé,que nao sabe sair de uma gravata com tecnica....
coisas básicas
pessoal acha que o cara que só treina jj esportivo tem a mesma eficiencia numa luta de rua que um cara que pratica defesa pessoal
quem fala isso nunca treinou defesa pessoal direito e tal
é completamente diferente
eu treinei pouca coisa pq a academia era voltara pra jj esportivo mas volta e meia tinha treino de defesa pessoal
gratava por tras,pelo lado,guilhotina, treino com o adversario com luva dando soco....
o cara em pé chutando e eu no chao controlando, defendendo, fazendo levantada tecnica...
no chao usar o joelho pra dar distancia e nao levar soco na cara, na pegada pelas costas manter a cabeça colada nas costas do adversario e de lado para nao levar cotovelada na cara...
faz muita diferença
dava pra ver que nesse treino dava uma equalizada
tinha pessoal menos graduado que treinava melhor que outros mais graduados
pq?
pq era algo novo para todo mundo
tem uma galera que nunca treinou isso e acha que nao faz muita diferença
no treino vc ve faixa preta que nao sabe se posicionar em pé,que nao sabe sair de uma gravata com tecnica....
coisas básicas
pessoal acha que o cara que só treina jj esportivo tem a mesma eficiencia numa luta de rua que um cara que pratica defesa pessoal
quem fala isso nunca treinou defesa pessoal direito e tal
é completamente diferente
eu treinei pouca coisa pq a academia era voltara pra jj esportivo mas volta e meia tinha treino de defesa pessoal
gratava por tras,pelo lado,guilhotina, treino com o adversario com luva dando soco....
o cara em pé chutando e eu no chao controlando, defendendo, fazendo levantada tecnica...
no chao usar o joelho pra dar distancia e nao levar soco na cara, na pegada pelas costas manter a cabeça colada nas costas do adversario e de lado para nao levar cotovelada na cara...
faz muita diferença
dava pra ver que nesse treino dava uma equalizada
tinha pessoal menos graduado que treinava melhor que outros mais graduados
pq?
pq era algo novo para todo mundo
Eu abordo tanto o striking como o grappling da mesma maneira: Tentar aplicar o melhor de cada arte para ter aplicação numa situação de combate real/MMA. O pessoal fala muito do aspecto desportivo das artes de grappling, mas o boxe, por exemplo, também tem muitas movimentações e posturas que resultariam numa destruição num combate em que tudo valesse.
Eu não sou contra o aspecto desportivo dos desportos de combate, muito pelo contrário, adoro e acompanho, mas o que mais gosto de ver em cada arte marcial é a aplicação de técnicas e fundamentos que funcionariam em qualquer contexto de porrada.
Eu não sou contra o aspecto desportivo dos desportos de combate, muito pelo contrário, adoro e acompanho, mas o que mais gosto de ver em cada arte marcial é a aplicação de técnicas e fundamentos que funcionariam em qualquer contexto de porrada.
Grappling way of life!
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Então, brother, na verdade esse aí eu aproveitei o video que o pai de um dos participantes gravou e editei. Mais pros guris do seminario mesmo.
Mas achei legal compartilhar com geral pra mostrar que é o mesmo jiu jitsu, só muda o foco da aplicação.
Um dos participantes pirou, disse que queria fazer um seminario aberto pra geral.
E eu expliquei pra ele que não é a mesma coisa, que ali, eu só mudei o foco do que eles fazem todo dia: o armlock, o esgana galo, a baiana, são as mesmas. Eu realmente acho que qualquer faixa preta pega um video desses e faz um seminario igual e qualquer faixa azul executa tudo isso com maestria, depois de um seminário.
Agora n tenho tempo, devido a profissão, mas penso em fazer um canal profi com esse conteudo sim...
P.S.: A propósito, eu treino jiu jitsu normal, esportivo, 3x na semana. Um dia a mais, o sabado, a gente faz um treino aberto e trampa na taparia, submission, judo, o que tiver...Não quero deixar nunca na vida a imagem de que eu to querendo fazer algo de novo...
P.S.: Sou louco pra montar um grupo de estudos desse modo de treino que apresentei no seminario. Seja pra trocar informação, material, ou fazer uns encontros pra treinar um pouco assim e manter viva essa parte do BJJ
Mas achei legal compartilhar com geral pra mostrar que é o mesmo jiu jitsu, só muda o foco da aplicação.
Um dos participantes pirou, disse que queria fazer um seminario aberto pra geral.
E eu expliquei pra ele que não é a mesma coisa, que ali, eu só mudei o foco do que eles fazem todo dia: o armlock, o esgana galo, a baiana, são as mesmas. Eu realmente acho que qualquer faixa preta pega um video desses e faz um seminario igual e qualquer faixa azul executa tudo isso com maestria, depois de um seminário.
Agora n tenho tempo, devido a profissão, mas penso em fazer um canal profi com esse conteudo sim...
P.S.: A propósito, eu treino jiu jitsu normal, esportivo, 3x na semana. Um dia a mais, o sabado, a gente faz um treino aberto e trampa na taparia, submission, judo, o que tiver...Não quero deixar nunca na vida a imagem de que eu to querendo fazer algo de novo...
P.S.: Sou louco pra montar um grupo de estudos desse modo de treino que apresentei no seminario. Seja pra trocar informação, material, ou fazer uns encontros pra treinar um pouco assim e manter viva essa parte do BJJ
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"