Fedor Emelianenko: UFC ofereceu "condições inaceitáveis" para lutar
Lendário peso-pesado diz que Ultimate "não me queria lá" e lembra que Pride tinha os melhores lutadores em sua época: "UFC passava por dificuldades"
Por Combate.com
Rio de Janeiro

Fedor Emelianenko acredita que, atualmente, o UFC é a maior organização de MMA do mundo (Foto: Flickr)
Amplamente considerado o melhor lutador peso-pesado de todos os tempos no MMA, o russo Fedor Emelianenko reinou invicto por quase 10 anos no Pride e encerrou a carreira há dois anos com apenas quatro derrotas em 39 lutas profissionais na modalidade. Apesar dos números impressionantes, o "Último Imperador" jamais lutou no UFC, mesmo após o fim do evento japonês, em 2007. O presidente da companhia, Dana White, já afirmou em inúmeras ocasiões que fez de tudo para contratar o lutador russo, a pedido dos fãs, mas nunca teve sucesso, e acusou os empresários do atleta de serem gananciosos e desonestos.
Fedor Emelianenko, porém, tem uma visão bem diferente das negociações com o UFC. Em entrevista ao programa especial "The Voice Versus Fedor", do canal de TV americano "AXS TV", o ex-campeão do Rings e do Pride afirmou que os termos oferecidos pela companhia americana não o agradaram.
- Bem, o UFC não queria que eu lutasse lá. Nós fomos incapazes de fazer um acordo. Eles me ofereceram condições inaceitáveis - disse Fedor, sem explicitar quais foram essas condições, em trecho transcrito pelo site "MMA Weekly".
Com a derrocada do Pride, o "Último Imperador" foi lutar nos EUA, mas, em vez de fechar com o Ultimate, assinou com Affliction e Strikeforce. Neste último, sofreu sua primeira derrota em 10 anos, em 2009, contra o brasileiro Fabricio Werdum, e sofreu mais dois revéses nas mãos de Antônio Pezão e Dan Henderson, antes de encerrar a carreira com três vitórias seguidas, a última delas sobre Pedro Rizzo.
Apesar disso, Emelianenko rechaça as críticas de que não teria lutado na principal organização de MMA do mundo ou enfrentado os melhores de sua geração. O russo lembrou na entrevista que o Pride era a franquia líder do segmento na época em que lutou no Japão. De fato, na organização japonesa, Fedor venceu lutadores como Rodrigo Minotauro, Mark Coleman e Kevin Randleman, todos ex-campeões peso-pesado do UFC, além de outros veteranos com passagem pela organização como Mirko Cro Cop, Gary Goodridge e Heath Herring.
- Na verdade, quando eu lutei no Pride, nós tínhamos os melhores lutadores do mundo. Naquela época, o UFC tinha uma grande crise, muito séria. Eles estavam passando por algumas dificuldades para conseguir os lutadores top. Todos os melhores lutadores estavam no Pride. Mais tarde, quando o Pride deixou de existir, o UFC não acelerou seu crescimento imediatamente - analisou o peso-pesado.
Apesar das diferenças com a organização por tantos anos, Fedor admite que, atualmente, o UFC é a maior organização de MMA do mundo.
- O UFC é uma super organização no mundo, provavelmente a melhor. Há vários lutadores top em todas as categorias de peso. Em geral, é difícil ver todas as lutas, eu diria. Então, há alguns lutadores que acho interessantes de se assistir, mas o resto deles, não são interessantes para mim - declarou o lendário peso-pesado.
Fonte: http://sportv.globo.com/site/combate/no ... ar-la.html