Cara, duvido MUITO que os eye pokes não sejam intencionais hahahaha! Mesmo assim, como eu disse... ele faz intencionalmente, desestabiliza, para a luta, mas não faz pra cegar. A figura que o iquesm postou é bem emblemática nesse sentido. E como disse o Bruno, ele repete tanto que é difícil acreditar que é "acidente". Eu acho que ele costuma ir com aquela mãozinha lá pra segurar a cabeça do adversário, dá um migué e cutuca o olho.Urubu Rei escreveu:
A questão mais importante é saber se ele faz de forma intencional ou não, e na minha opinião faz. E se fizer mesmo, é sujo porque utiliza conscientemente um artifício que é ilegal. Sobre nenhuma luta dele ter acabado por causa disso é mais sorte do que qualquer outra coisa, porque já podia ter dado merda. Sem contar que é possível que uma dedada no olho influencie negativamente no desempenho do adversário, não só por quebrar o ritmo da luta como por deixá-lo com o olho irritado, etc.
Os chutes no joelho, segundo alguns, caso resulte numa lesão, representa um sério risco do cara se foder por meses ou até mesmo nunca mais voltar a ser o que era. Ou seja, em teoria é muito mais perigoso que levar soco na cara. Eu não compartilho dessa mesma opinião porque entendo pouco sobre isso e, como disse, se está nas regras não tem do que reclamar. Então pelos pisões não considero o Jones sujo e acho bobeira considerar.
Mas acho que isso é uma malandragem (digna de reprovação moral) que é fácil de coibir: tira ponto do cara. Pq o UFC não orienta os árbitros a fazer isso?! Até hj, qtos pontos ele perdeu por isso?
Acho que cabe ao UFC ser mais rígido com algumas posturas e reverter mais resultados polêmicos que tenham origem em atitudes como as lutas onde Yoel Romero e Urijah Faber venceram seus adversários de formas controversas....
Mas não consigo ter certeza que as lutas que ele faz eye poke não acabaram por sorte. Precisaria rever todas as lutas e todos os eye pokes que ele faz pra ter certeza. Nesse caso, eu mudaria de opinião.
Abs!