Duane Ludwig diz que, se há alguém a culpar pelos dois golpes de José Aldo após o fim do primeiro round da luta, este alguém é o árbitro Marc Goddard
Por Combate.com
San Diego, EUA

Duane Ludwig admite não ter ouvido o fim do primeiro round de Aldo x Mendes (Foto: Evelyn Rodrigues)
A polêmica envolvendo os dois golpes de José Aldo teria aplicado em Chad Mendes ao fim do primeiro round do duelo entre os dois, no UFC Rio 5, ainda repercute nos EUA. O técnico de Mendes, Duane Ludwig, disse, em entrevista ao site "ESPN.com" que, a exemplo de Aldo, Dana White e boa parte do público presente ao evento, também não ouviu o sinal de fim de round, e isenta o brasileiro de culpa em uma eventual irregularidade na luta.
- O público fazia tanto barulho que nem eu mesmo ouvi o fim do round. Consegui escutar o sinal de 10 segundos para o fim do assalto, e por isso sabia que o intervalo estava próximo, mas não ouvi o sinal. Fiquei sabendo que os dois socos de Aldo aconteceram após o fim do primeiro round durante a coletiva pós-evento. Dana White falou no assunto e só então eu soube o que havia acontecido.
Para Ludwig, se há algum culpado pelos golpes sofridos por Mendes após o tempo regulamentar, esse alguém é o árbitro Marc Goddard.
- Se as pessoas quiserem culpar alguém, culpem o árbitro Marc Goddard. ele deveria estar na posição certa, pois sabia que faltavam apenas 10 segundos para o intervalo. Os dois lutadores estavam um pouco parados até que o sinal de 10 segundos para fim foi ouvido. A partir dali, Aldo foi com tudo para o ataque.

Aldo acertou dois socos em Chad Mendes no momento em que o primeiro round acabou (Foto: André Durão)
Para o treinador, os dois socos de Aldo foram decisivos para a sua vitória, por quase terem levado Mendes a nocaute.
- Foi uma luta muito equilibrada. Aqueles dois socos afetaram Chad Mendes. Ele quase foi nocauteado ali, e ficou tão grogue que não sabia em que córner estava ficou com as pernas bambas no intervalo. Às vezes acho que alguns juízes, quando veem um knockdown, não ligam para o resto do round e dão a vitória a quem aplicou o golpe que derrubou o adversário. Não sei se os juízes daquela luta pontuaram os rounds a favor de José Aldo por ele ter conseguido mais knockdowns. Mas quero que fique claro que não estou lamentando o resultado. Chad foi mais efetivo quando se movimentou e executou o que treinamos. Quando ficou mais parado e trocou golpes ele também foi bem, mas foi nesses momentos que Aldo o derrubou. Se ele tivesse se movimentado mais, poderia ter ficado à frente na pontuação, mas não estou aqui para dizer a Chad como lutar a cada segundo. Se ele sente que o momento é bom para executar determinada estratégia ou ação, ele tem mesmo que fazer o que acha certo.
Fonte: http://sportv.globo.com/site/combate/no ... round.html" onclick="window.open(this.href);return false;