Eu acho que o fato de termos apenas um cinturão é uma situação passageira. Acredito que o Fabricio Werdum vai conquistar o cinturão dos pesos pesados. E o Rafael dos Anjos está vindo com tudo, e se ele vencer o Ben Henderson terá grandes chances de lutar pelo cinturão”, disse Babalu ao PVT, ressaltando, no entanto, que o Brasil precisa evoluir no esporte, “Acho que o Brasil tem que investir um pouco mais no treinamento de base. O que está acontecendo aqui nos EUA é que os caras que treinam desde cedo no Wrestling começaram a competir no MMA. E isso vai acontecer cada vez mais, pois o Wrestling não dá dinheiro. Quando acaba o ciclo olímpico, toda essa galera segue sua vida normal, alguns ficam desempregados, outros vão pro vale tudo. É um treinamento de base muito forte pra garotada que treina aqui. E isso está acontecendo com o Jiu-Jitsu também. Os campeonatos infantis estão lotados, é um exército de crianças. Há um investimento muito grande nas crianças. No Brasil, há muitos talentos no esporte, mas só agora que estamos tendo acesso aos treinos de alto rendimento, aos materiais, às vitaminas, etc. Só que essa galera tem esse acesso aqui desde que eram pequenos. Vejo aqui pela minha academia, que os pais trazem a molecada pra competir. Na minha época a gente nem pensava nisso. Isso quer dizer que se você investe nas crianças, você tem um futuro brilhante”.
Além de lutar MMA, Babalu também competiu no Wrestling, disputando vários torneios internacionais pelo Brasil. Segundo ele, há bons treinadores da modalidade no país, mas a dedicação a este esporte deve vir desde cedo.
fonte: de um fórum muito famoso de artes marciais...
“Os técnicos de Wrestling não vão fazer milagres nos lutadores que já estão competindo. Eles vão ensinar, aprimorar, mas não vão fazer milagre no cara que não vem do Wrestling se ele não aprendeu desde pequeno”, explicou, Acho que a CBLA já está fazendo esse trabalho de desenvolvimento no Brasil, há pessoas muito boas ensinando aí no Brasil, pessoas que se aposentaram ou continuam lutando. Há cubanos e russos também. Acho que as pessoas tem que abrir o olho e competir também no Wrestling no Brasil. Não adianta só importar os treinadores pros lutadores mais experientes, os caras vão aprender, mas não vão aprender corretamente se não treinarem desde cedo. Você tem que competir e praticar desde novo pra entender. A molecada que conheço aqui nos EUA treina Jiu-Jitsu, e a do Wrestling tem uma ligação com o Jiu-Jitsu também, inclusive competindo. Eles já saem na frente!”.
Babalu explica como é desenvolvido o trabalho de base nosEUA