tem o lado oposto tb: quem acompanhou na época, tende a romantizar o que acontecia lá. o pride era muito mítico, com seu show advindo do pro-wrestling japonês (fazer show os caras sabem) conseguiam transferir uma "áura" para todas suas lutas. sem contar, óbvio, os guerreiros que se enfrentaram lá, as regras que favoreciam a luta ser melhor... enfim, muita gente que acompanhou na época se apaixonou pelo pride, e como acabou, acabaram virando viuva (leofla escreveu:
o que quis dizer é q quem vivenciou aquela epoca sabe quem era top e quem nao era pois vivenciou a epoca, hj em dia um maluco q começou a assistir mma so agora da hegemonia do ufc vai ver uma luta antiga depois do esporte ter evoluido absurdamente e falar" porra olha os caras q o fedor pegou só galinha morta"a mesma coisa quando assistimos jogos do pele.
o randleman e fugita nao eram top 5 mas deram um calor no fedor fazendo ele ter viradas historicas, tomou uma pedrada do fugita que ele literalmente "sambo"e se recuperou , contra o randleman tomou um suple q muitos tops de hj nao aguentariam. mesmo nao sendo top dos tops esses caras eram perigosos nas suas areas.
enfim vai ter muita gente opinando sem ter vivenciado a epoca , nao estou desmerecendo a opiniao dessa galera mas acho q quem acompanhou as duas epocas pode fazer um julgamento mais claro e imparcial.
vc deu sua opiniao q o fedor perdeu do hendo e q nao lutou no ufc eu ja acho q o fedor estava em decadencia , quanto a lutar no ufc acho q realmente foi mancada ele deveria ter ido lutar la sim.

e discordo desse exemplo que vc deu. ele pode acontecer realmente, mas quem faz isso tem que ser muito superficial. qualquer um, mesmo que não tenha acompanhado na época, tem capacidade de sobra pra saber sim que aqueles eram os melhores pesados que a época tinha a oferecer. não há pq desmerece-los, eu por exemplo não os desmereço, só falo dos defeitos deles quando alguém vem citar os dos adversários do anderson, que falam como se os do fedor fossem um primor em técnica. em ambos casos a situação é a mesma: salvo exceções, não eram nenhum primor, mas eram os melhores que a época tinha a oferecer.