Pode ser que você tenha razão. Mas acho complicado alguém que seja um bom striker se expor assim. Talvez ele pense que esteja numa categoria muito leve e que não há grandes riscos de sofrer um nocaute, confie no próprio queixo, etc. Mas o fato é que ele oferece muitas chances para o adversário atingi-lo. Fazer isso lutando com o Aldo, por exemplo, é extremamente arriscado.nobremaia escreveu:
Mas Baden, isso é o que tanto discutimos ao longo da semana. O McGregor com a sua intensa pressão e agressividade, se expõe as duas melhores qualidades do contra golpeador nato Chad Mendes, que são seus excelentes doubles e suingues, sempre no tempo certo. Já era esperado que o Mendes conseguisse essas duas coisas algumas vezes na luta.
Agora, aí é muito uma questão de casamento de estilos. O McGregor se expõe bastante a essas duas coisas específicas, mas não acho que ninguém na categoria capitalizaria nisso tão bem quanto o Mendes, nem perto disso. Essas são simplesmente as duas especialidades do Mendes que persegue caras para contra golpeá-los com suingues e quedas, isso é 50% do jogo dele. rs A diferença é que o McGregor concedeu tais brechas o perseguindo, o que facilita ainda mais.
Não acho que seja qualquer um que o quedará da longa explodindo como o Mendes fez não. Não acho que tenha ninguém com qualidade sequer comparável ao Chad nesse aspecto. Ninguém com a sua explosão, com o seu tempo e com a sua qualidade técnica no wrestling. O Mendes é, de longe, o melhor wrestler do peso e um dos melhores peso por peso. Não acho que outros lutadores conseguirão capitalizar em tais brechas do jogo do McGregor tão bem como o Chad não. Não vejo ninguém com tal capacidade. E no clinch eu acredito ser difícil de quedar o irlandês..
Quanto aos suingues, é o mesmo princípio da queda. O Mendes tem um tempo fantástico, é extremamente rápido e explosivo e troca muito bem. Natural que tenha tocado o Conor algumas vezes sendo o próprio Mendes um contra golpeador que tem como especialidade esse golpe, ao qual o McGregor se expõe ao pressionar com extrema agressividade. De novo, não acho que seja qualquer um que conseguirá explorar isso não. E mais, se ele aguentou bem a mão do Mendes, a tendência é que aguente a de geral. O Mendes bate MUITO forte.
Enfim, acho que o McGregor teve trabalho porque haviam detalhes do jogo do Mendes que complicavam pra ele, ao passo que haviam detalhes do jogo dele que complicavam ainda mais para o Mendes na luta em pé. É aquela longa discussão que tivemos sobre o assunto, os dois impondo suas qualidades, o Mendes tinha armas para pontuar com seus contra golpes, basicamente na forma de quedas e suingue, mas que no fim das contas o poder de definição do McGregor em pé aliado a seu alcance, sua distância, sua pegada e sua precisão, tinha tudo para prevalecer no fim.
Acho que só mesmo Edgar e Aldo para quedarem o McGregor como o Mendes quedou e olhe lá. De resto, ele defende as quedas de todos os outros, na minha opinião.
Basta prestar atenção na atitude do próprio Aldo, que é um excelente trocador. Ele jamais se expõe como o irlandês faz. E também graças a isso é o campeão da categoria até hoje. Vejo nisso uma grande deficiência do Conor em pé, que pode ser aproveitada por caras habilidosos nessa área.
Quanto às quedas, eu acho realmente que ele foi favorecido por lutar contra um Chad que não estava na sua melhor forma. A minha dúvida, como havíamos discutido, era se ele ia conseguir neutralizar o jogo de chão do Mendes, levantar etc. Mas não foi o que aconteceu. Ele até se safou nas primeiras vezes, mas no 2 round ficou pregado no chão sofrendo golpes contundentes.
Ele conseguiu acertar o Chad também ali, mas noão teve guarda pra evitar que um cara muito menor desferisse golpes violentos no seu rosto. Não soube aproveitar o maior tamanho... Um outro lutador, mais bem preparado, teria feito estrago maior e teria repetido a dose. O próprio Edgar, que dificilmente se rende, assim como o irlandês, pode muito bem ser esse cara.
Com relação ao Aldo, acho que o maior problema vai ser a diferença de velocidade, como já cantaram aí. Acho que ele vai ter dificuldades pra encarar o brasileiro na própria trocação, que é seu forte. E, se o Aldo levar pro chão, depois que eu vi hoje, tem boas chances de finalizar.
Agora, o Conor pode também treinar e tapar esses buracos, meio escancarados no jogo dele.
Enfim, reconheço os méritos do irlandês, mas acho que alguém que pretende ser dominante na categoria não pode apresentar tantos problemas no seu jogo.