Ruas e Eugênio dão suas versões quando Rickson foi ao Boqueirão

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Hans de Sulivan
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: Ruas e Eugênio dão suas versões quando Rickson foi ao Boqueirão

Mensagem por Hans de Sulivan » 30 Mar 2016 16:38

LAWYER escreveu:
Renco Pardoel? Paul Varelans?? Keith Hakcney??? O cartel de Marco não é isso tudo, na boa... Vocês gostam do estilo dele e isso eu respeito, mas porque desmerecer o que Rickson fez no Japão? Marco perdeu pro Otsuka, velho, na boa... Mas isso é tudo bobagem, Hans, não vou entrar nessa... Fica parecendo aquele filme que o De Niro quer acertar as contas com o Stallonne, os dois já velhinhos...

Eu vivi outro tempo, bicho, um Rio de Janeiro menor em termos de população, assunto, tudo... Conhecia os dois e acompanhei esse assunto de perto, de dentro de academia. Marco era respeitado? Era! Rickson era respeitado? Todos o chamavam de Professor! E o cara tinha 25 anos!
Marco era do tae-kwon-do, fazia capoeira, (essa história de boxe tailandês surgiu depois, e era na verdade um kick-boxing), treinou jiu-jitsu (e por isso ganhou a alcunha de creonte) e luta livre e não era tão grande nessa época. Era alto, mas não tão grande...

Rickson treinava Jiu-Jitsu, obviamente, com os melhores (ou os únicos?). Foi aluno direto do Pai, dos tio Carlson, Reylson, etc, mas principalmente do Rolls, que o levou para o Judô e para a Luta Olímpica. Treinava boxe também, então essa história de estilo único não é totalmente verdade...

Agora, falar de profissionalismo naquela época????? Anos 80???? A rigor, não era permitido nem lutar, cara. Éramos todos filiados à CBP, Confederação Brasileira de Pugilismo! Isso era um migué pra cima da lei, que não regulamentava artes marciais...

Tudo, absolutamente tudo, toda a rivalidade, começava na rua, em disse-me-disse, em fofoquinha de academia... Não há como se falar em profissionalismo na época! Fazer um evento de lutas, então? Se não se colocasse algumas regras, como conseguir a autorização pra fazer??? Os 3 eventos de vale-tudo dos 80 no Rio demoraram ANOS para serem feitos, pelas dificuldades absurdas impostas por generais, coronéis, dirigentes esportivos, então falar que Marco era profissional e Rickson um brigador de rua soa totalmente fora do contexto pra mim, o contexto da época, reitero.

Todos queriam lutar, brigar, o que fosse. E porque? FOME! Necessidade de por dinheiro na mesa! O Jiu-Jitsu estava definhando por causa do karate, do tae-kwon-do, etc! Os Gracie precisavam desesperadamente de lutar. Nos anos 80 devia ter uns 300 caras que faziam Jiu-Jitsu no Rio (eu acho que eu conhecia todos), e como atrair gente pro Jiu-Jitsu? Pra luta-livre? Seguinte: teu professor de karate quer lutar comigo? É agora! Você faz capoeira? Quer dar um treino comigo, valendo tudo? Na sua academia, ou na minha??? E assim as coisas foram acontecendo.

O episódio do Boqueirão foi marcante, lendário, mas você vê que nem o Brunocila estava de santo na história. Nego queria ver o pau quebrar, porque no dia seguinte a história se espalhava e as academias ganhavam mais 10, 15 alunos, já era muita coisa... Eu respeito os caras. Conheci eles, eram valentes e corajosos, mas todo mundo era nesse tempo, não eram só os tops que saíam na mão nas ruas do Rio, mas também não dá pra passar a vida falando sobre "o que não aconteceu"...

Eu ainda sei de muita coisa que aconteceu nos bastidores, minha cabeça é um inferno, mas isso tudo não tem mais nenhuma importância e acaba diminuindo o que os caras construíram. Que cada um escreva a sua biografia!
Eu entendo o que você diz e respeito.

Inclusive lhe parabenizo pela nobre atitude de compartilhar tal conhecimento conosco. Considero um dos usuários mais agregadores aqui deste forum.

No entanto, minha opinião já foi postada.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Hans de Sulivan
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: Ruas e Eugênio dão suas versões quando Rickson foi ao Boqueirão

Mensagem por Hans de Sulivan » 30 Mar 2016 16:41

Buda escreveu: lutaram 2x e nao houve crocodilagem alguma
na primeira o rickson disse que teve mais dificuldades para raspar pq a areia da praia dificultou, mas mesmo assim ele venceu com certa facilidade
na semana seguinte a luta nao durou 1 min

cada luta é uma luta, nao sei como seria com o ruas
Entendo o que VC disse é como não tenho outras versões acredito na sua. Mas o que queria dizer é que não tem comparação o Hugo com o Ruas., pelo que expus acima

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: Ruas e Eugênio dão suas versões quando Rickson foi ao Boqueirão

Mensagem por LAWYER » 30 Mar 2016 16:43

Hans de Sulivan escreveu:Eu entendo o que você diz e respeito.

Inclusive lhe parabenizo pela nobre atitude de compartilhar tal conhecimento conosco. Considero um dos usuários mais agregadores aqui deste forum.

No entanto, minha opinião já foi postada.

Eu que agradeço! Fique bem!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Buda
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: Ruas e Eugênio dão suas versões quando Rickson foi ao Boqueirão

Mensagem por Buda » 30 Mar 2016 17:23

Hans de Sulivan escreveu:Entendo o que VC disse é como não tenho outras versões acredito na sua. Mas o que queria dizer é que não tem comparação o Hugo com o Ruas., pelo que expus acima

o que eu disse ja foi amplamente publicado em revista e acho que vc encontra até no youtube
sao fatos notorios

agora realmente nao sei como seria com o ruas
grande, bom em todas as areas
rickson era fenomeno de jj e tinha uma capacidade de leitura da luta muito diferenciada
se ele levasse pro chao, ja era
ele no chao consegue ser agil e superpesado ao mesmo tempo

mas ninguem é imbativel e o ruas tem potencial de sobra pra nocautear qq um

a luta nao ocorreu
paciencia

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Re: Ruas e Eugênio dão suas versões quando Rickson foi ao Boqueirão

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 30 Mar 2016 17:45

Cartel do Rickson é fraquissimo, na verdade até hoje não entendo o pq gera discussão o cartel dele. No Jiu Jitsu ele é Deus, mas no Vale Tudo/MMA não tem um cartel digno a discussão, correu do Ruas, correu do Sakuraba querem mais o que? Lutou contra um cego e demorou pra finalizar.
A grande luta do Rickson foi o que? A luta na praia contra o Hugo Duarte?? O cara não trabalhava, chegava de supetão na academia dos caras pronto e treinado, quando o Ruas o desafiou ele correu, Sakuraba idem.
Editado pela última vez por Templo Jiu Jitsu em 30 Mar 2016 17:46, em um total de 1 vez.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 30 Mar 2016 17:46

Acho extremamente desagradável esse "Fla x Flu" que se forma em torno do nome de duas lendas do Vale-Tudo brasileiro e mundial.

Ruas e Rickson são dois homens que como quaisquer outros tem suas qualidades e defeitos.

E como homens acho que qualquer debate ou discussão sobre fatos ocorridos entre os dois, tem que ficar restrita a eles. Acho q nenhum dos dois precisa que os fãs de cada um fiquem jogando lama em cima dos feitos do outro.

Eu particularmente tendo a ficar ao lado do Ruas nesse episódio. Nunca houve motivos pessoais para que os dois saissem na mão em uma "briga de rua", apenas uma disputa pra saber quem era o melhor lutador, então pq não resolver isso numa luta, com regras e tudo mais?

Sinceramente, não acho que intimar os outros pra porrada seja "atitude de homem", mas sim de valentão que quer se auto-afirmar. Assim como tb não acho "atitude de homem" falar que eh fodão, que faz e acontece, e correr do pau. Atitude de homem pra mim é algo muito maior que tudo isso.

Mas enfim, independente do que eu julgue correto no meu humilde entendimento, não quero jogar pedra ou tentar diminuir nenhuma dessas duas lendas. Continuo admirando e respeitando tanto Rickson como Ruas!

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 30 Mar 2016 18:02

Com quem o Ruas treinou jiu jitsu na época? Ele sempre fala que o mestre Helio dizia que ele era do jiu jitsu embora não admitisse kk.

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 30 Mar 2016 18:06

Na época em que realmente começou a rolar dinheiro ambos lutaram no mesmo dia. PRIDE 4 em 1998, Rickson bateu no Takada e Ruas perdeu pro Otsuka. Acho que foi o mesmo evento em que o Hugo Duarte lutou com o Mark Kerr também.

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 30 Mar 2016 18:10

Os maiores casca-grossa que eu conheci, nenhum de linhagem Gracie, porradeiros anônimos do subúrbio do RJ, mais velhos que o Rickson, sempre foram unânimes em dizer que ele era bom demais na porrada, não só no JJ. Comparam com Rolls, Carlson, Ivan Gomes, Euclides e outras lendas do Vale-Tudo.

Aí eu entro num tópico de um fórum de lutas, e leio uma molecada desmerecendo a carreira do cara, considerando o Royce (outra lenda que merece respeito, no devido contexto) acima dele, falando de "cartel" numa época de pura clandestinidade, afirmando que ele "correu" de fulano e beltrano...

Que tristeza :)

Cristiano
Contato:

Re: RE: Re: Ruas e Eugênio dão suas versões quando Rickson foi ao Boqueirão

Mensagem por Cristiano » 30 Mar 2016 18:27

LAWYER escreveu: (...)Todos queriam lutar, brigar, o que fosse. E porque? FOME! Necessidade de por dinheiro na mesa! O Jiu-Jitsu estava definhando por causa do karate, do tae-kwon-do, etc! Os Gracie precisavam desesperadamente de lutar. Nos anos 80 devia ter uns 300 caras que faziam Jiu-Jitsu no Rio (eu acho que eu conhecia todos)(...)
O Rorion salvou a família com o UFC e até hoje falam mal do cara....

Vavaeru
Contato:

Mensagem por Vavaeru » 30 Mar 2016 21:18

Dumog escreveu:Acho que com o Oswaldo Fadda.
Foi com outro Mestre Osvaldo, o Alves!
Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer! - Bruce Lee

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 30 Mar 2016 22:18

LAWYER escreveu:
Spoiler:
Renco Pardoel? Paul Varelans?? Keith Hakcney??? O cartel de Marco não é isso tudo, na boa... Vocês gostam do estilo dele e isso eu respeito, mas porque desmerecer o que Rickson fez no Japão? Marco perdeu pro Otsuka, velho, na boa... Mas isso é tudo bobagem, Hans, não vou entrar nessa... Fica parecendo aquele filme que o De Niro quer acertar as contas com o Stallonne, os dois já velhinhos...

Eu vivi outro tempo, bicho, um Rio de Janeiro menor em termos de população, assunto, tudo... Conhecia os dois e acompanhei esse assunto de perto, de dentro de academia. Marco era respeitado? Era! Rickson era respeitado? Todos o chamavam de Professor! E o cara tinha 25 anos!
Marco era do tae-kwon-do, fazia capoeira, (essa história de boxe tailandês surgiu depois, e era na verdade um kick-boxing), treinou jiu-jitsu (e por isso ganhou a alcunha de creonte) e luta livre e não era tão grande nessa época. Era alto, mas não tão grande...

Rickson treinava Jiu-Jitsu, obviamente, com os melhores (ou os únicos?). Foi aluno direto do Pai, dos tio Carlson, Reylson, etc, mas principalmente do Rolls, que o levou para o Judô e para a Luta Olímpica. Treinava boxe também, então essa história de estilo único não é totalmente verdade...

Agora, falar de profissionalismo naquela época????? Anos 80???? A rigor, não era permitido nem lutar, cara. Éramos todos filiados à CBP, Confederação Brasileira de Pugilismo! Isso era um migué pra cima da lei, que não regulamentava artes marciais...

Tudo, absolutamente tudo, toda a rivalidade, começava na rua, em disse-me-disse, em fofoquinha de academia... Não há como se falar em profissionalismo na época! Fazer um evento de lutas, então? Se não se colocasse algumas regras, como conseguir a autorização pra fazer??? Os 3 eventos de vale-tudo dos 80 no Rio demoraram ANOS para serem feitos, pelas dificuldades absurdas impostas por generais, coronéis, dirigentes esportivos, então falar que Marco era profissional e Rickson um brigador de rua soa totalmente fora do contexto pra mim, o contexto da época, reitero.

Todos queriam lutar, brigar, o que fosse. E porque? FOME! Necessidade de por dinheiro na mesa! O Jiu-Jitsu estava definhando por causa do karate, do tae-kwon-do, etc! Os Gracie precisavam desesperadamente de lutar. Nos anos 80 devia ter uns 300 caras que faziam Jiu-Jitsu no Rio (eu acho que eu conhecia todos), e como atrair gente pro Jiu-Jitsu? Pra luta-livre? Seguinte: teu professor de karate quer lutar comigo? É agora! Você faz capoeira? Quer dar um treino comigo, valendo tudo? Na sua academia, ou na minha??? E assim as coisas foram acontecendo.

O episódio do Boqueirão foi marcante, lendário, mas você vê que nem o Brunocila estava de santo na história. Nego queria ver o pau quebrar, porque no dia seguinte a história se espalhava e as academias ganhavam mais 10, 15 alunos, já era muita coisa... Eu respeito os caras. Conheci eles, eram valentes e corajosos, mas todo mundo era nesse tempo, não eram só os tops que saíam na mão nas ruas do Rio, mas também não dá pra passar a vida falando sobre "o que não aconteceu"...

Eu ainda sei de muita coisa que aconteceu nos bastidores, minha cabeça é um inferno, mas isso tudo não tem mais nenhuma importância e acaba diminuindo o que os caras construíram. Que cada um escreva a sua biografia!
Lawyer, nesse episódio do Boqueirão em especifico, vc estava presente?

Acredito que sua opinião é muito respeitada pelos foristas daqui e uma testemunha ocular teria um depoimento relevante.

NEGO DÁGUA

Mensagem por NEGO DÁGUA » 30 Mar 2016 22:48

Olhar na minha opinião falar que o Rickson era medroso é mentira!.
O cara enfrentou o Zulu que um monstro naquela época , imagine , 1980 maluco 1.90 , 95/100 quilos de puro músculo, hoje seria um boi, imagine 35 anos aonde a média da população era menor, fora o fato de ser bom de porrada.

Depois venceu todo mundo em certo contexto da época, se Royce fez ele faria melhor ficou um estilo Fedor, porém sempre tem alguém que poderia fazer frente e era o Ruas.

Que era temidasso também, segundo já me falaram todo mundo temia o Ruas, era muito técnico e completo tinha visão e com passar do tempo virou um monstro de forte.

Duas lendas, mas na minha opinião o Rickson teve uma soberania , coisa que o Ruas não teve, mas até Peter Arts respeitava o Ruas.

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 31 Mar 2016 07:57

NEGO DÁGUA escreveu:Olhar na minha opinião falar que o Rickson era medroso é mentira!.
O cara enfrentou o Zulu que um monstro naquela época , imagine , 1980 maluco 1.90 , 95/100 quilos de puro músculo, hoje seria um boi, imagine 35 anos aonde a média da população era menor, fora o fato de ser bom de porrada.

Depois venceu todo mundo em certo contexto da época
que todo mundo dá época que ele venceu?

no jiu-jitsu pelo menos, nunca vi nada...
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 31 Mar 2016 09:00

Krlos Eduardo escreveu:que todo mundo dá época que ele venceu?

no jiu-jitsu pelo menos, nunca vi nada...
Tem as brigas de praia, os treinos de sabado, briga no patio do colégio.
Venceu o Rio de Janeiro todo pow, quer um cartel mais respeitado que esse?
Jones vai virar mais lenda ainda quando bater em uns caras na cadeia, lutar com os grandes nomes, que ele tanto fala que venceria não é nada.

Responder