AEGIS escreveu:Romper o lacre, exato.
Vi uma série de comentários e reportagens sobre isso, foi um assunto que ficou bastante em evidencia naqueles épocas do final do Lidell e do Silva. Com todo o respeito mas parecia que uma brisa batia e o cara já caia morto, todo estirado com os braços... um ventinho batia e o cara saia voando ... era feio..
Aí vieram vários documentários e reportagens explicando que a medida que a pessoa vai sendo nocauteada isso vai aumentando (diminuindo sua resitência) e não volta mais. Aliada, isso, também, à idade.
E não falemos também só das lutas e guerras travadas porque, ainda mais sendo HUEHUE, o que deve ter de nego que treinou errado vida inteira, se batendo até a morte semanalmente em academia... com ctza treino errado e sempre a 100% limita muito a vida útil.
Até a gente que é mero aficcionado praticante de musculação não pode treinar 100%, imagina lutador profissional. E o termo overtraining não faz muito tempo que surgiu.
abs
O Tito comentou que depois que o Wand sofreu aquele nocaute pro Cro-Cop, ele não seria mais o mesmo. Mas acho que nos casos desses dois foram mais elementos, como as luvas do UFC que se não me engano eram menores que as do Pride, a nova geração de heavy hitters (lembrando que o Liddell no UFC a maioria das lutas foram contra wrestlers.. Ele levou knockdown do Pelé muito antes disso) e por fim a idade, três fatores. Na epoca do GP do pride de 2005 eu lembro do Wand falando que o Shogun tinha nocauteado ele com um chute na cabeça e que o Wand "devolveu" o presente logo no próximo treino