Peso-galo invicto em 17 lutas revela ansiedade, porém garante estar pronto para duelo contra Tim Gorman, neste sábado, no UFC em Uberlândia-MG
Por Ivan Raupp e Raphael Marinho
Uberlândia, MG

Thomas Almeida (Foto: Raphael Marinho)
Thomas Almeida vai fazer sua estreia no Ultimate neste sábado, contra Tim Gorman, no "UFC: Shogun x St. Preux", com a pressão de não ser apenas mais um a chegar ao evento. Dono de um cartel perfeito em 17 combates, o peso-galo (até 61kg) é considerado uma das maiores promessas do Brasil. Com apenas 23 anos, ele demonstra um estilo agressivo dentro do cage, que já lhe rendeu 13 triunfos por nocaute e quatro por finalização, além do título no Legacy FC. Além disso, apenas dois de seus combates passaram do primeiro assalto. Os números imponentes de sua carreira criam expectativa ao seu redor, e ele não nega o nervosismo de realizar sua primeira luta na maior organização de MMA do mundo. Entretanto, não pensa pequeno: mesmo antes de debutar, já fala em ser campeão de sua categoria.
- Em todas as lutas eu fico nervoso. Não gosto de perder, quero representar muito bem meu país e minha equipe. Tenho que chegar lá e soltar o jogo, ficar tranquilo. Vai dar um nervosismo normal de toda luta, mas é canalizar isso para coisas boas para dentro do octógono e soltar o jogo. Essa é a estratégia. Está quase na hora e não vejo a hora de fechar a jaula. Penso nisso o tempo inteiro. Mas estou focado mais em perder o peso agora e isso é bom que dá uma desfocada, mas não vejo a hora do Bruce Buffer me anunciar e soltar meu nome. Vai ser uma emoção gigantesca. Meu objetivo maior é ser dono do cinturão, defender por muito tempo e representar meu país - disse, em entrevista ao Combate.com.
Seu adversário neste sábado tem cartel mais modesto, com oito vitórias e três derrotas. Gorman tem apenas um combate no UFC, realizado em abril deste ano, quando foi superado por Mitch Gagnon por decisão unânime. Thominhas, como é conhecido o brasileiro, garante ter estudado bem o jogo do rival e afirma saber as brechas para sair com seu 18º resultado positivo na carreira:
- Estou esperando um cara muito agressivo, vindo o tempo inteiro para acabar com a luta. Ele é wrestler, gosta de botar para baixo e usar o ground and pound dele, que é o forte, mas eu e minha equipe trabalhamos muito em cima disso para fazer o antijogo e eu soltar meu muay thai, que é o carro-chefe. Porém, se for para o solo estou muito preparado, treino muito wrestling e jiu-jítsu e vou pronto para o que der e vier. Vou usar minhas combinações de muay thai, defender as quedas e usar a trocação. Tenho muitas combinações, mão, perna, joelho, cotovelo, toda essa variedade que tenho de porrada. Vejo buracos no jogo dele em pé. Até mesmo no chão ele tem alguns defeitos. Ele é muito forte, pretendo sentir a luta, ver como é porque luta é luta, mas acredito que vou conseguir botar meu jogo de trocação e vejo alguns buracos no jogo dele.

Thomas com sua equipe, Macaco, Diego Lima e Lucas Mineiro (Foto: Raphael Marinho)
Como disse Thomas, o wrestling deve ser a principal arma de Gorman e, no UFC 179, no Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro, Lucas Mineiro, seu companheiro de Chute Boxe, sofreu com isso ao enfrentar Darren Elkins e ser amarrado na grade na maior parte da luta. O brasileiro acredita que seu amigo venceu, mas sabe que não pode se permitir cair no mesmo jogo. Para isso, ele pretende controlar o centro do octógono. E promete dar um show para os fãs:
- Não é por que o Lucas é meu amigo e parceiro de treinos, mas acho que ele ganhou a luta. O cara amarrou na grade, mas acho que não levou a luta porque o Lucas tentou nocautear, buscou acabar com a luta. O que vejo é que ele não pode me espremer na grade. Tenho que fazer a inversão e controlar o centro do octógono, pois isso conta muito na visão dos juízes. Vou continuar sendo o mesmo Thomas das 17 lutas que fiz, buscando toda hora acabar com a luta, gosto de botar meu jogo, ser agressivo, andar para a frente o tempo inteiro e vou dar um show para a galera.
Meu objetivo maior é ser dono do cinturão, defender por muito tempo e representar meu país"
Thomas Almeida
O lutador ainda comemorou o fato de poder estrear no seu país, contra um estrangeiro e com toda a torcida a favor:
- Tento tirar a ansiedade da cabeça para não atrapalhar no rendimento da luta e nos treinos. Procuro ficar sempre focado na vitória, mentalizando em vencer e treinando muito forte. Foi tudo perfeito na preparação, treinei muito, estou sem lesão, meu time me ajudou, então estou 110% para essa luta. Fui abençoado com essa luta dentro do meu país, contra um estrangeiro, vai ser uma coisa bem legal. É uma luta que casa bem porque os dois são agressivos e vamos poder proporcionar um grande espetáculo para o público. Quero focar totalmente nessa luta. Eu não conto os rounds, eu deixo a luta fluir. Se a mão entrar, aproveito a oportunidade. Tenho três rounds para mostrar meu jogo e meu valor.
O Combate exibe o "UFC: Shogun x St. Preux" ao vivo e com exclusividade direto de Uberlândia-MG no próximo sábado, a partir de 22h30 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o evento em Tempo Real e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta do card preliminar. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial do evento às 16h.
UFC: Shogun x St. Preux
8 de novembro de 2014, em Uberlândia (MG)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Peso-mosca: Ian McCall x John Lineker
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Alan Jouban
Peso-meio-médio: Cláudio Hannibal x Leon Edwards
Peso-palha: Juliana Lima x Nina Ansaroff
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Rivas x Rodolfo Rubio
Peso-médio: Caio Monstro x Trevor Smith
Peso-meio-médio: Dhiego Lima x Jorge Blade
Peso-leve: Leandro Buscapé x Charlie Brenneman
Peso-galo: Thomas Almeida x Tim Gorman
Peso-meio-médio: Wagnão Silva x Colby Covington
Fonte: http://sportv.globo.com/site/combate/no ... -show.html" onclick="window.open(this.href);return false;