Comecei a assistir e já discordo logo de cara. Mestre Poatan não chuta desse jeito pra chutar mais rápido, ele chuta desse jeito pra retrair melhor a perna pra base e configurar o cruzado de esquerda (é até engraçado quando se leva em conta em como isso ressembla a H-Bomb, de forma reversa - a diferença é que o Hendo armava com um chutinho da perna da frente batendo com a mão de trás, e o Poatan com um chute da perna de trás deflagrando a mão da frente; apesar de que o Hendo nem é um exemplo tão interessante, o verdadeiro precursor do negócio, e que usou a H-Bomb para um efeito verdadeiramente mortal, foi o Branko Cikatić, um monstro absurdo, e um dos maiores punchs já vistos no KB, quiçá o maior; deixou o Hoost estirado em estase, duas vezes; mais impressionante é considerar caras relativamente miúdos como Don Wilson e Dennis Alexio sendo capazes de ir toe-to-toe e até derrotar mamutes como o Cikatić, simplesmente por serem TÃO hiper-técnicos e impossíveis de refrear pelo uso de força convencional). O peso na perna de trás faz pender o giro do quadril pra perna da frente (o próprio percurso do chute já é feito pra deslocar o peso de forma correta, por isso têm amplitude e ângulo estranhos), e a reação do adversário já é mais ou menos calculada quando ele lança o chute. Se ele tivesse notado alguma abertura, tinha fulminado e matado na mão.
Edit - Me empolguei um pouco e fui rever umas lutas das antigas, e encontrei esse maravilhoso vídeo do Grande Mestre Don Wilson (citado acima), em que ele exemplifica bem o que eu quis dizer sobre o processo de transferência de força no deslocamento de peso de uma perna pra outra, de forma simples, embora profundamente didática. Esses caras das antigas (quando o Kickboxing tinha um pé muito mais forte nas Artes Marciais que hoje em dia) são bíblias da luta. Recomendo fortemente dar uma olhada em tudo o que for possível encontrar deles, porque dificilmente é um conhecimento dispensável.
Edit - Me empolguei um pouco e fui rever umas lutas das antigas, e encontrei esse maravilhoso vídeo do Grande Mestre Don Wilson (citado acima), em que ele exemplifica bem o que eu quis dizer sobre o processo de transferência de força no deslocamento de peso de uma perna pra outra, de forma simples, embora profundamente didática. Esses caras das antigas (quando o Kickboxing tinha um pé muito mais forte nas Artes Marciais que hoje em dia) são bíblias da luta. Recomendo fortemente dar uma olhada em tudo o que for possível encontrar deles, porque dificilmente é um conhecimento dispensável.
Spoiler: