A luta do Anderson por um leigo

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Lee Jun-Fan
Contato:

A luta do Anderson por um leigo

Mensagem por Lee Jun-Fan » 03 Fev 2015 01:18

Anderson Silva: o exagero do feito revela o cansaço

Por Márvio dos Anjos

Prepara, Spider, que agora é hora.

Não sou fã de UFC e artes marciais mistas, mas as lutas não agridem minha sensibilidade. Acredito que a violência esportiva tem seu lugar no mundo, admiro atletas do boxe e creio que, quando há regras estabelecidas e lutadores bem-pagos, tudo certo.

Dito isso, afirmo que assisti à luta do retorno de Anderson Silva pelo que tinha de roteiro. Veterano, 39 anos, considerado o maior fenômeno do octógono, dono de um cartel impressionante e protagonista da mais impressionante fratura que já vi num combate, o médio* brasileiro retornava após um ano e pouco de agruras. Confesso que não vi no pay-per-view e, sim, na reprise com Galvão Bueno. Violência eu prefiro gratuita.

Fazia tempo que eu não via um UFC. É impressionante o esforço consciente de tornar um esporte sangrento em algo civilizado, consumível por famílias inteiras, mais afeito à catarse do sujeito de vida tranquila do que à adesão de arruaceiros hipertestosteronados. Não me lembro de nenhum duelo na noite em que os lutadores não tenham se cumprimentado depois, quase como amigos, no melhor estilo "o que acontece no octógono fica no octógono". E olhe que algumas disputas foram realmente boas ao olhar de um leigo. Menos, talvez a de Anderson Silva.

Muito porque seu adversário, o americano Nick Díaz, é um lutador de pouca técnica, baixa velocidade e muita fanfarronice sem estofo. Assumiu seu papel de sparring para a recondução de um grande, amaciou a mão do Spider diversas vezes em seu rosto e, razoavelmente cerverorizado, segurou sua derrota de pé.

Imagem

No choro de Anderson Silva, não vi nada de insincero. Era direito dele se comover com seu retorno, depois de 398 dias de recuperação, treinos exaustivos, adequação de peso e aquele temor que qualquer um - qualquer um - tem de colocar a canela quebrada de novo para jogo. O que me incomodou foi a declaração depois.

"Eu não sei o que dizer. Obrigado, Deus, por me dar mais uma chance. Obrigado aos meus amigos e à minha família. Esse momento é muito importante para mim, para toda a minha família e para todos os brasileiros. Queria agradecer a todos vocês que estiveram aqui, a todos os brasileiros."

Imagem

Esqueça que o MMA é um esporte controverso - e que, para certa ala da torcida e do jornalismo, com a qual não concordo, nem deveria ser chamado de esporte. Aceitemos que o Brasil que ama Anderson Silva é numericamente relevante, quantificado em dezenas de milhões, um Brasil dentro do Brasil. Ainda assim, a frase de Spider dói nos ouvidos, por tudo que ela pretende enfeitar da realidade: Nick Díaz nunca teve chance.

Não é o Chris Weidmann que o derrotou duas vezes, não é sequer Chael Sonnen, que o colocou em real situação de perigo num dos dois combates que fizeram. Foi uma teta, uma vitória de 1 a 0 na estreia do Estadual.

Campeões carismáticos são uma sorte, mas é possível construir um discurso convincente sem ter sido agraciado pelo carisma natural de, por exemplo, Romário. Ajuda muito olhar seus feitos com honestidade, sem inflá-los de forma desmedida - perceba as diferenças entre Zico e Vanderlei Luxemburgo. Nessa, Spider falhou miseravelmente.

O que Anderson Silva disse ao fim da luta não foi sequer uma bravata, habitual num esporte que precisa das fanfarronices e de personagens carismáticos. Foi a hipervalorização de um feito normal, o melhor vencendo o bem pior de forma não exatamente brilhante, mas correta, tentando transformar isso numa culminação heroica e nacional - talvez para não ter que se arriscar mais vezes. E ressalto: não vejo medo, vejo cansaço, aos 39 anos bem malhados.

O pedido de aposentadoria, feito pelo filho Kalyl, soa propício. Minha sensação é que Anderson não quer mais brincar no octógono. Certamente não por 14 vezes, como reza seu contrato recentemente renovado.

* Correção: o blogueiro ainda estava no fuso horário de Las Vegas quando escreveu equivocadamente que Anderson Silva era meio-pesado. Não precisa bater.

http://globoesporte.globo.com/blogs/esp ... nsaco.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Para quem não conhece, Márvio é um jornalista carioca muito querido no meio. Inteligente nos pitacos no futebol, sempre rende boas crônicas. Ele é diretor do jornal Destak, marca sempre presença no Tá Na Área e possui uma banda bem legal aqui que toca pelos bares indies do Rio. Fiz esse breve histórico para elucidar que ele fala como um leigo, um geração Globo que assiste pelo hype (que gera interesse), como muitos daqui gostam de depreciar - como se isso fosse ruim pro esporte. Achei sincera e imparcial (por ser leigo) a crônica da percepção dele sobre a luta, sem fanzisse - nem a favor, nem contra. Twitter dele é interessante também, @Marvio.

PS: relevem o que o cara diz sobre o Diaz. Ele não tem noção de quem é o cara ou do estilo lango lango dele.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

General Moscardo

Re: A luta do Anderson por um leigo

Mensagem por General Moscardo » 03 Fev 2015 01:52

Sempre a babaquice de dizer que MMA não é esporte. Pra piorar ele se contradiz, pois fala que aceita qualquer esporte com regras. Como se o MMA não tivesse regras! Ainda acha que o fato dos atletas se cumprimentarem depois tem a ver com alguma promoção para deixar o MMA mais familiar e com menos pecha de violento...pqp...custa ver as coisas como elas realmente são, sem inventar uma teoria conspiratória por trás? Aposto que esse cara é comunista.

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 03 Fev 2015 01:57

General Moscardo escreveu:Sempre a babaquice de dizer que MMA não é esporte. Pra piorar ele se contradiz, pois fala que aceita qualquer esporte com regras. Como se o MMA não tivesse regras! Ainda acha que o fato dos atletas se cumprimentarem depois tem a ver com alguma promoção para deixar o MMA mais familiar e com menos pecha de violento...pqp...custa ver as coisas como elas realmente são, sem inventar uma teoria conspiratória por trás? Aposto que esse cara é comunista.
"Esqueça que o MMA é um esporte controverso - e que, para certa ala da torcida e do jornalismo, com a qual não concordo, nem deveria ser chamado de esporte."

Interpretou mal, General. Ele, no caso, concorda que é esporte.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Urubu Rei
Contato:

Mensagem por Urubu Rei » 03 Fev 2015 02:21

Como quase todo leigo que se arrisca a falar com um pouco mais de profundidade sobre um assunto que não conhece bem, ele disse suas besteiras (tirou pra nada o Diaz =)) ), mas no geral achei bacaninha o texto. No entanto tem mais um porém; a parte que ele destacou na declaração do Anderson pra mim se refere mais à superação que ele teve de passar pra voltar a lutar e vencer, independentemente do adversário, do que à dificuldade que o adversário dessa luta representava. Se ele não achou exagerado o choro do Anderson, não tem porque achar exagerada essa declaração, pois ela não parece ter tanto a ver com o Diaz assim, que aliás, novamente falando do esculacho que recebeu por parte do autor do texto, não é nenhuma "teta" :lol: . Exagero foi ele dizer que o Nick tem socos e chutes potentes, rs, ou tê-lo chamado de "o melhor" embora eu tenha encarado isso no sentido figurado, tipo "ele é o cara".

No mais, o típico chato que se mostra tão intolerante com leigos falando sobre MMA ao ponto até de dizer que seria melhor o esporte não ter atingindo esse patamar de popularidade (e há vários desses por aí), é aquele tipo de retardado que não tem a mínima noção das sandices que fala e do que de fato representaria esse seu desejo de que o MMA voltasse aos seus tempos de pouco popularidade. Aqui no fórum temos o Voa Como Um Pavão que não me deixa mentir.
Penso, logo bustamanteio.

General Moscardo

Mensagem por General Moscardo » 03 Fev 2015 02:53

Lee Jun-Fan escreveu:
"Esqueça que o MMA é um esporte controverso - e que, para certa ala da torcida e do jornalismo, com a qual não concordo, nem deveria ser chamado de esporte."

Interpretou mal, General. Ele, no caso, concorda que é esporte.
Tem razão, não li direito mesmo. Retiro quase tudo que eu disse entáo, menos a parte dele achar que tem um complô pra promover esporte, rs.

Obrigado pelo toque!

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 03 Fev 2015 06:30

Podem me linchar, mas nao acho que isso é um "exemplo" de superação e tal. Isso acontece todos os dias, aliás várias pessoas aqui no fórum mesmo já devem ter se contundido feio e voltaram, e nem são profissionais que ganham 2 milhões por luta, e sim voltaram por amor ao esporte.

expo
Contato:

Mensagem por expo » 03 Fev 2015 08:01

Carl escreveu:Podem me linchar, mas nao acho que isso é um "exemplo" de superação e tal. Isso acontece todos os dias, aliás várias pessoas aqui no fórum mesmo já devem ter se contundido feio e voltaram, e nem são profissionais que ganham 2 milhões por luta, e sim voltaram por amor ao esporte.
O cara quebrar a canela e voltar não é exemplo de superação? Se acontece todos os dias isso, te pergunto quantos não estão pensando em se aposentar e não voltar nem a treinar mais, quanto mais a lutar. E se fosse com você? Voltaria a lutar em alto nível arriscando novamente sua integridade física?

Esqueça que é o AS, pense na contusão e a volta dele, se eu torço um pé e volto a treinar 3 meses depois pra mim pode ser comparado a uma superação, pra mim. A lesão dele foi muito mais grave, somado a todo hype que a mídia deu, foi um exemplo de superação sim, talvez não o maior de todos os tempos, mas até os haters devem ter gostado de ve-lo entrando na arena, só não vão falar nada.

Se isso não é superação eu não sei o que é mais. O cara tem que ter a cabeça arrancada, costurar e voltar a lutar pra ser superação agora. :))
[img]http://i.imgur.com/SX9sOx9.png[/img]

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 03 Fev 2015 08:03

Como o cara tem o direito de não explicar sua desaprovação... eu também desaprovo o texto. Não goste e achei muito amador/hater, visto que se propôs a bancar de comentarista especializado.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Jase Robertson
Contato:

Mensagem por Jase Robertson » 03 Fev 2015 08:05

Carl escreveu:Podem me linchar, mas nao acho que isso é um "exemplo" de superação e tal. Isso acontece todos os dias, aliás várias pessoas aqui no fórum mesmo já devem ter se contundido feio e voltaram, e nem são profissionais que ganham 2 milhões por luta, e sim voltaram por amor ao esporte.
É bem por aí,

você é médico certo,

você deve lidar com casos assim o tempo todo não é?

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 03 Fev 2015 08:16

entendi o objetivo do tópico. é saudável vê o que os leigos acham do MMA mesmo
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Jimmy Luckless

Mensagem por Jimmy Luckless » 03 Fev 2015 08:21

Jase Robertson escreveu:
É bem por aí,

você é médico certo,

Desculpa cara, mas a verdade é que fizeram dessa lesão muito maior do que foi de fato. Foi feia? Sim. Visualmente foi terrivel. É uma lesão relativamente complicada? Sim. Mas não é esse monstro todo também. A do Cruz, por exemplo, foi muito mais complicada. Do GSP também.

Uma perna quebrada não é esse absurdo todo, porra. É a tal mentira contada tantas vezes que virou verdade.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 03 Fev 2015 08:25

Jimmy Luckless escreveu:
Desculpa cara, mas a verdade é que fizeram dessa lesão muito maior do que foi de fato. Foi feia? Sim. Visualmente foi terrivel. É uma lesão relativamente complicada? Sim. Mas não é esse monstro todo também. A do Cruz, por exemplo, foi muito mais complicada. Do GSP também.

Uma perna quebrada não é esse absurdo todo, porra. É a tal mentira contada tantas vezes que virou verdade.
concordo vc. do ponto de vista da recuperação, uma lesão nos ligamentos é bem pior. a do cruz ainda nem se fala
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Jase Robertson
Contato:

Mensagem por Jase Robertson » 03 Fev 2015 08:56

Jimmy Luckless escreveu:

Uai, daonde que eu falei alguma coisa diferente disso aí em cima?

Concordo ué.

Jimmy Luckless

Mensagem por Jimmy Luckless » 03 Fev 2015 08:59

Jase Robertson escreveu:
Uai, daonde que eu falei alguma coisa diferente disso aí em cima?

Concordo ué.
Porra, foi mal. Achei que você estivesse ironizando o comentario do colega forista.

My bad :giveup:
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 03 Fev 2015 09:03

Jase Robertson escreveu:
É bem por aí,

você é médico certo,

logan escreveu: concordo vc. do ponto de vista da recuperação, uma lesão nos ligamentos é bem pior. a do cruz ainda nem se fala
expo escreveu:
O cara quebrar a canela e voltar não é exemplo de superação? Se acontece todos os dias isso, te pergunto quantos não estão pensando em se aposentar e não voltar nem a treinar mais, quanto mais a lutar. E se fosse com você? Voltaria a lutar em alto nível arriscando novamente sua integridade física?

Esqueça que é o AS, pense na contusão e a volta dele, se eu torço um pé e volto a treinar 3 meses depois pra mim pode ser comparado a uma superação, pra mim. A lesão dele foi muito mais grave, somado a todo hype que a mídia deu, foi um exemplo de superação sim, talvez não o maior de todos os tempos, mas até os haters devem ter gostado de ve-lo entrando na arena, só não vão falar nada.

Se isso não é superação eu não sei o que é mais. O cara tem que ter a cabeça arrancada, costurar e voltar a lutar pra ser superação agora. :))
Sou médico sim, mas nem precisa ser pra observar isso. Todo dia tem motoboy tendo fratura exposta nas 2 pernas e depois tá trabalhando de novo. No MMA mesmo tem uma galera que rompe todos os ligamentos do joelho, ombro e etc e depois volta e não tem esse estardalhaço todo.
Osso calcificou, tá tranquilo, ligamento nunca volta a ser o mesmo. É só vc ver qtas vezes qq lutador que fratura algo (tirando a mão que são ossos pequenos) e que tem que operar de novo, já ligamento, é toda hora.

Responder