Cara, eu usei o caso do aumento do II para 30% como apenas mais um exemplo do protecionismo estatal ao cartel. Você mesmo assume que existe um cartel. Eu disse que ele existe e, se existe, é por conivência/anuência estatal.Lenilson escreveu: Shin,
Acredito que mesmo com o aumento de 30% sobre importação recebido pelos chineses, não justifica o preço do carro aqui, como você bem colocou no caso da BMW. Os caras já trazem, na verdade importadores/empresários brasileiros, com a mentalidade daqui.
Os impostos contribuem sim para o valor final, mas ainda assim não justificam o valor do carro aqui. O problema, na minha opinião é o cartel das montadoras e também a procura pelo produto, que existe independente do preço. Agora hoje em dia sim a culpa é do PT, mas já foi de outros e nunca foi resolvido e pra dizer a verdade é uma situação complicada, fazer o que??? Tabelar? Desapropriar as montadoras? Situação complicadíssima. E se isso ocorresse, com o aumento de vendas, como nos locomoveríamos aqui no Brasil?
Agora se você falar pra qualquer empresário brasileiro trabalhar com um lucro de 10% ele vai lhe mandar as favas, kkkkkk. É essa a mentalidade do nosso povo. Em outros países esse percentual é muito bom, aqui não.
Tem um artigo interessante onde o autor aponta o lucro como o principal motivo do valor dos carros aqui.
http://acertodecontas.blog.br/economia/ ... -do-mundo/" onclick="window.open(this.href);return false;
E longe, mas muito, muito longe de mim, liberal-democrata convicto que sou, defender mais intervencionismo estatal para resolver o problema quando, como eu disse mais de uma vez lá em cima, o problema do cartel existe exatamente por causa do intervencionismo governamental exagerado no mercado. Intervencionismo não é o caminho. O que tem que fazer nesse sentido é diminuí-lo. E muito. Aumentar jamais.
Como fazer para reduzir os preços dos carros? Bom, na minha opinião a melhor solução para isso é a livre concorrência do livre mercado. Pra começar a promover isso, reduzir a alíquota de importação já seria um grande passo, aproximando um pouco mais quem vem de fora de quem produz aqui. E se for pra fazer política fiscal com o IPI, como o governo faz rotineiramente, que condicione a redução do imposto à redução do preço na mesma proporção. E etc, etc, etc.
Sobre a participação dos impostos no preço dos carros, bom, deixo que o Otário explique melhor que eu nesse vídeo sensacional:
E o exemplo do Gol que ele usa nem é o pior. Tem carro com margem muito mais alta que isso.
Duvido que alguém que já tenha comprado qualquer carro, caro ou barato, uma vez na vida, não se indigne com esse vídeo.