Atual número 4 do ranking peso-pena (até 66kg), Chan Sung Jung, também conhecido como Zumbi Coreano, publicou um vídeo polêmica nas redes sociais no fim de semana. Nele, o lutador explica como os lutadores podem trapacear no momento da tomada de peso, que costumam acontecer sempre na véspera das lutas no MMA. O vídeo, segundo ele, tem o objetivo de deixar os fãs mais atentos a esse tipo de manobra, e assim inibir os lutadores que possam tentar se valer dessas manobras.
- Estou compartilhando isso porque quero que o MMA seja um lugar melhor. Impedir que os lutadores enganem o sistema pode ser um ponto de partida - afirmou no vídeo.

O sul-coreano de 33 anos, que vem de vitórias contra Renato Moicano e Frankie Edgar, contou com a ajuda do lutador Seung Min Baek para demonstrar que com algumas simples interferências conseguia perder peso já em cima da balança. Entre os dois exemplos mais comuns, o uso da toalha e também um dedo de um companheiro como se o segurasse.
Zumbi mostrou que o amigo pesava 79.5kg ao subir na balança, mas, com o uso de uma pequena toalha, Seung perdeu 500g ao simplesmente se apoiar um pouco nela.
A tática já virou polêmica no UFC. Antes de uma defesa de título no meio-pesado, contra Anthony Johnson no UFC 210, Daniel Cormier subiu na balança e pesou 1,2 kg acima do limite. Minutos depois, retornou à balança e atingiu a marca em 93kg, exatamente o limite para a disputa de título da categoria. No entanto, nas imagens é possível ver Cormier se apoiando por coma da toalha. Mais tarde, a Comissão Atlética do Estado de Nova York mudou suas regras para impedir que o truque acontecesse.
Quanto ao que Chan Sung Jung chama de "habilidade dos dedos", consiste em pressionar levantando o companheiro que está na balança. Segundo ele, o método já foi bastante utilizado no mundo da luta.
- Não tenho certeza se posso falar sobre isso, mas é este é provavelmente um dos maiores esquemas no método de corte de peso que os lutadores já usaram. Quando o lutador sobe na balança para se pesar, o integrante da equipe para ao lado para checar e ver se ele atingiu o peso necessário. Se não tiver batido, com um dedo, ele ligeiramente levanta as nádegas do lutador. Esse é um dos métodos mais interessantes que já vi. Eu nem estou colocando pressão, mas estou ligeiramente usando meu dedo para levantar Seung Min - diz o Zumbi Coreano enquanto o amigo está na balança.
O lutador destacou que é improvável que, apenas sem as roupas íntimas, um lutador consiga perder uma libra, cerca de 454g.
- Digamos que o peso exigido fosse 143 (libras) e, sem a roupa de baixo, o lutador pesasse 142. Eu suspeitaria que tem algo errado se você visse o integrante da equipe parado atrás dele. Cair de 143 para 142 só com a remoção de uma roupa de baixo é muito raro. Essa roupa não pesa meio quilo - completou.
Chan Sung Jung espera que tenha sua chance pelo título na próxima luta, mas atualmente está fora de ação pelo menos até o fim do ano, já que optou por se submeter a uma cirurgia ocular. Seu cartel é de 16 vitórias e cinco derrotas.
https://globoesporte.globo.com/combate/ ... lhor.ghtml