Tem a ver que é uma medida preventiva para não circulação do vírus. Se você não considera que a probabilidade de alguém com febre ter COVID é muito maior do que alguém sem febre, você é apenas um imbecil. E sim, havendo essa probabilidade aumentada, a pessoa deve ter seus "direitos" restringidos em prol da coletividade.
De qual vírus da gripe você está falando? O que é vírus comum? Existem dezenas de vírus da gripe, mas eles não circulam ao mesmo tempo em uma mesma região. Com base na probabilidade de quais circularão em determinado ano e local, faz-se a vacina da gripe para aquele ano. A vacina é amplamente divulgada e, considerando que grande parcela da população é acaba ficando imunizada, é MUITO difícil alguém pegar gripe hoje em dia. Eu mesmo acho que não pego gripe há uns 15 anos, isso que eu nunca tomei vacina.
Por outro lado, o COVID se assemelha ao RESFRIADOS em seus sintomas, com exceção justamente da FEBRE. Enquanto esta é raríssima no resfriado, no COVID ela é MUITO COMUM. Além disso, da mesma forma que cada ano existem certos tipos de vírus da gripe circulando, o mesmo ocorre com os vírus de resfriado. E sim, o vírus de resfriado que está mais circulante no momento é justamente o COVID-19. Estatísticas mostram que 70% dos resfriados são COVID. Não há outros vírus tão ativos no momento.
Então, considerando que a gripe dá febre, mas quase ninguém tem gripe, considerando ainda que 70% dos resfriados são causados por COVID-19 e que estes dão febre, a chance de alguém com sintomas respiratórios e febre estar com COVID é ALTÍSSIMA. Novamente, se você nega isso, é um imbecil. Não passa de um estrume que tá pouco se fodendo pro próximo e vem com conversinha de "entendedor de direitos", "humano acima da média" pra envernizar o lixo que é.