certamente, uma das melhores vozes do metal melódico na minha opinião.
mandava bem demais ao vivo quando jovem.
contudo, fui na apresentação conjunta que ele fez ao vivo com o helloween no ultimo rock in rio e pqp, que bosta! coisa mais horrível aquele show.
na verdade, show com publico gigante já é ruim naturalmente pq o som fica uma merda dependendo da posição onde vc fica, só que além disso, a performance foi ruim tb, independentemente disso.
do pessoal das antigas, um dos poucos que continua mandando bem ao vivo até hoje é o bruce dickinson. impressionante como o cara se manteve longevo com uma boa performance ao longo de todos esses anos!
um vocal brasileiro que eu gosto muito, mas infelizmente sempre foi underground mesmo entre o pessoal que aprecia o estilo, é o carlos zema. aqui um cover (de estúdio) dele para a versão do kiske de how many tears:
agora, esse cara é foda, faz ao vivo o que faz em estúdio, embora faça um bom tempo que o vi ao vivo pela última vez (nem foi num show no Brasil, e sim nos EUA).
outros vocais muito bons brasileiros que se garantem ao vivo: renato tribuzy, nando fernandes, andré leite e o finado mário linhares. todos com bem menos reconhecimento do público "mainstream" do metal do que o merecido.