Roubaram minha conta no Mercado Livre

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Re: Roubaram minha conta no Mercado Livre

Mensagem por Shin » 24 Abr 2022 23:22

Pra proteger a conta, usem sempre autenticação em duas etapas, mas não com SMS/e-mail e sim com um app autenticador, como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator. Pra quem usa iPhone, o iOS oferece isso nativamente no Keychain.

Esses apps funcionam gerando códigos que você precisa digitar quando faz login na conta. Eles são gerados de forma independente através de um algoritmo. Quando você cadastra pela primeira vez eles geram uma lista de cinco a dez códigos que você pode pra acessar a conta caso perca acesso ao app. É só guardar essa lista num lugar seguro e pronto.

Dartagnan
Contato:

Re: Roubaram minha conta no Mercado Livre

Mensagem por Dartagnan » 25 Abr 2022 10:09

Shin escreveu:
24 Abr 2022 23:22
Pra proteger a conta, usem sempre autenticação em duas etapas, mas não com SMS/e-mail e sim com um app autenticador, como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator. Pra quem usa iPhone, o iOS oferece isso nativamente no Keychain.

Esses apps funcionam gerando códigos que você precisa digitar quando faz login na conta. Eles são gerados de forma independente através de um algoritmo. Quando você cadastra pela primeira vez eles geram uma lista de cinco a dez códigos que você pode pra acessar a conta caso perca acesso ao app. É só guardar essa lista num lugar seguro e pronto.
Pois é. Comecei a fazer isso agora. Antes, no máximo usava a autenticação própria do ML. Eu posso até ter dado algum mole, mas minha impressão é que o site deles podia melhorar muito a segurança. Se vazam dados, como foi nessa aí, faz diferença a gente ter uma senha super difícil? O 2fa é o lance mesmo (e ainda assim, já vi que tem vídeo no Youtube falando em como burlar isso também). Por minha colocava até 3 etapas...tipo geo localização. Só faço compras online no PC, exceção justamente do ML, que às vezes comprava pelo app do celular.

Dos autenticadores, o Aegis me parece ser o melhor. Mas não tô conseguindo usar esses no email. Na hora que pede o código de 6 dígitos, o site não aceita ou diz que tá errado. Único que não deu esse problema foi o Google autenticador, que dizem ser o piorzinho.

Estou aproveitando pra refazer meus emails. Vou deletar os que eu acho mais fracos, como o BOL. Estou dando preferência aos que oferecem opções de 2fa. Hotmail e Gmail até têm....mas não sei se são os melhores, até porque por serem mais visados, correm mais risco também. Tutanota e Protonmail foram os primeiros na minha pesquisa.

Responder