Hahahaha
Ranking da picaretagem (por profissão)
-
- Contato:
Re: Ranking da picaretagem (por profissão)
Eu era moleque e conseguiram me vender um contratipo. Ainda não conhecia o Ebay, perfumaria de nicho e os benefícios de importar originais. Só pensava em atrair as fêmeas e descascar o boneco. Eu tenho esse contratipo até hoje, as vezes borrifo no pulso pra me sentir contrariado e me lembrar como é ser feito de trouxa. =´ )
- MãoDeMacaco
- Aprendiz
- Contato:
Pessoal de construção civil e reforma/acabamento, essa turma tem uma cultura de antiprofissionalismo. Eu pago mais caro, mas não dou um real antes do serviço estar pronto e quando falam que é pra comprar matéria-prima eu me disponho a ir comprar. Outra coisa que eu não faço é pedir desconto, eu pago o preço que a pessoa pedir, mas não me venha com serviço porco no final, fora de esquadro, mal acabado e afins
Até agora ninguém falou das forças de segurança pública? Pra mim é disparado a profissão que atrai maia picareta.
Chaveiros.
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"
- relâmpagomcqueen
- Contato:
Por que?
Ja precisei diversas vezes de chaveiro na minha vida. Um pro carro, outro pra porta da casa (ambos o porteiro teve que se dirigir ao local), além das convencionais cópias. Nunca me passaram a perna e sempre preço justo.
Lembro agora de cabeça 4 casos de picaretas.
1. Loja de som automotivo. Estes são famosos na arte da picaretagem. Primeiro subwoofer que instalei no carro, os caras perceberam que eu não entendia nada. Os sub eu já tinha comprado no Paraguay, aí os caras me venderam um módulo superfaturado muito meia boca, além de um serviço mal feito pra caralho (instalaram o módulo nos pés do carona). Lembro que paguei uns 900 reais à época, quando o preço justo seria a metade disso.
2. Eletricista. Certa vez numa casa alugada, não sei por qual razão toda vez que acionava o chuveiro, a tomada da area de serviços dava um curto. Liguei pro eletricista e solicitei o orçamento. E o mesmo disse que precisava ver o problema primeiro. Chegou lá e resolveu o problema em 2 minutos. Não trocou peça, não fez absolutamente nada, a não ser ajeitar alguns fios lá. Perguntei novamente pelo valor e o mesmo queria 100 reais. Falei pro cara que por 2 minutos de serviço VINTÃO já estava ótimo e a culpa era dele de não me repassar o orçamento primeiro. O mesmo falou que 20 não pagava nem o taxi que ele pegou pra chegar lá. Dei, então, 50 e falei pro cara começar a andar de metrô. Hoje, sem ORÇAMENTO PRÉVIO, este tipo de trabalhador está dispensado logo de cara.
3. Feirante. Meu cunhado é estrangeiro e não fala nada em português. Enquanto eu comia um pastel com calda com a familia dele, o mesmo foi dar uma volta na feira. Então ele volta com um saco com umas 6 mexericas. Acreditem se quiserem o feirante vendeu eles por 40 reais (ele tinha 50 e voltou com 10), obviamente se aproveitando do fato do meu cunhado não ter noção do valor do real. Epoca em que nao estávamos na inflação.
4. Taxista. Quando eu tinha uns 11 anos, eu pegava um ónibus da zona leste pra descer na vergueiro. Como minha mãe e pai trabalhavam o dia todo e não tinham como me acompanhar eles sempre colocavam um bom dinheiro na mochila, somente pra caso de emergência, caso acontecesse algo. Certa vez mudaram a rota do caminho do ônibus e eu me perdi, não via nenhum momento o meu destino chegar. Então, puxei a cordinha pra baixo e desci num bairro que não conhecia, chamado campo belo. Andei, andei, andei não achava nenhum onibus com sentido pra casa. Então resolvi pedir o táxi. Dormi no caminho e lembro que o vagabundo quando chegou me acordou dizendo que tinha chegado no destino e apontou um preço exorbitante pela "tabela de pico". Foi um pouquinho mais de 1hr de viagem, mas pra época o cara cobrou tipo uns 200 reais. Lembro disso pois meus pais ficaram estarrecidos quando falei que dei todo o dinheiro da emergencia, sendo que os taxistas amigos lá do bairro falaram que era impossível ter dado aquele valor.
O engraçado é que estas experiências nos trazem verdadeiras aversões a toda a categoria pertencente destes profissionais. Por exemplo, desde cedo eu me viro com onibus até mesmo em cidades que nunca visitei. Evito a todo custo taxista e o uber foi uma grande salvação pra mim. Outro exemplo, estou com uma tomada queimada pelo uso do airfryer e dois acendedores de luz travados, que preciso trocar. Já deveria ter resolvido estes problemas mas fico postergando.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"
Custo de 2 minutos de trabalho de um profissional experiente não são os 2 minutos, mas os anos de experiencia do cara para saber resolver o problema em dois minutos, seja apertando um parafuso ou um fio. Se eu fosse o eletricista mudava o fio para a posição original do curto e depois falava que o orçamento era aquele, se tivesse que voltar outro dia ficava mais caro pq teria q cobrar duas visitas.
Uma vez chamei um chaveiro para resolver um problema. Ele tava ocupado e mandou o ajudante dele. O garoto que foi tentou a beça, mas não conseguia abrir a fechadura durante meia hora. Depois de um tempo o chaveiro resolveu o que tava fazendo e passou lá para ver pq o ajudante tava demorando. O cara chegou abriu a fechadura em alguns segundos, trocou a fechadura, pegou o dinheiro e foi embora. A facilidade que o cara abriu a fechadura sem ter a chave me impressionou, fiquei depois até pensando para que que eu vou trancar isso se um cara desses vem e abre como se não tivesse barreira nenhuma.
Uma vez chamei um chaveiro para resolver um problema. Ele tava ocupado e mandou o ajudante dele. O garoto que foi tentou a beça, mas não conseguia abrir a fechadura durante meia hora. Depois de um tempo o chaveiro resolveu o que tava fazendo e passou lá para ver pq o ajudante tava demorando. O cara chegou abriu a fechadura em alguns segundos, trocou a fechadura, pegou o dinheiro e foi embora. A facilidade que o cara abriu a fechadura sem ter a chave me impressionou, fiquei depois até pensando para que que eu vou trancar isso se um cara desses vem e abre como se não tivesse barreira nenhuma.
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Concordo integralmente.gus77 escreveu: ↑10 Mai 2022 19:14Custo de 2 minutos de trabalho de um profissional experiente não são os 2 minutos, mas os anos de experiencia do cara para saber resolver o problema em dois minutos, seja apertando um parafuso ou um fio. Se eu fosse o eletricista mudava o fio para a posição original do curto e depois falava que o orçamento era aquele, se tivesse que voltar outro dia ficava mais caro pq teria q cobrar duas visitas.
Ninguém tem que pagar por tempo de execução do trabalho e sim por valor, e não preço, do serviço.
O fio certo, qual parafuso apertar, qual peça trocar, qual remédio receitar, isso tudo é fruto de anos de experiência e conhecimento. Se o cara faz rápido, mérito dele. Se o cara consertou um curto em 3 minutos eu pagaria é 150. 100 pelo conserto e 50 por sumir rápido da minha frente. Detesto enrolação.
O que não pode é dar golpe (colocar água pra dizer que tem vazamento - alô encanador, essa é pra vc, seu fdp -, romper um fio, dizer que uma peça inteira tá quebrada, ou remendar uma velha e falar que trocou etc.).
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21
- relâmpagomcqueen
- Contato:
Nao era nada complexo pelo que acompanhei do serviço. E, sim, o tempo é um fator crucial de custo. A diarista quando vê o m2 do apartamento, pensa em quanto tempo ela termina a faxina pra precificar sua diária. Assim como o mecânico sabe que casos mais complexos demandam mais tempo, prejudicando outros serviços, e, por isso cobra mais caro. Se a experiência do cara leva a resoluções mais rápidas, a vantagem é toda dele, seja pelo tempo ou pela confiança da clientela.gus77 escreveu: ↑10 Mai 2022 19:14Custo de 2 minutos de trabalho de um profissional experiente não são os 2 minutos, mas os anos de experiencia do cara para saber resolver o problema em dois minutos, seja apertando um parafuso ou um fio. Se eu fosse o eletricista mudava o fio para a posição original do curto e depois falava que o orçamento era aquele, se tivesse que voltar outro dia ficava mais caro pq teria q cobrar duas visitas.
Ademais, o erro de não passar um orçamento prévio é sempre do prestador de serviço. Uma prática que muitos advogados possuem é não jogar limpo a respeito dos custos, honorários e todas verbas envolvidas. Lembro que certa vez um amigo ficou assustado com o valor de um MS individual cobrado pelo Bandeira de Melo (R$25.000 uns 8 anos atrás). Contudo, voltou atrás e fechou com ele depois de vários advogados ficarem enrolando sobre os valores. Apesar dos valores sempre estarem expressos no contrato, a intenção deles é sempre criar um vínculo prévio com o cliente assegurando a não desistência logo de cara pelos valores envolvidos.
"Eu arreguei (...)"