Sim, a impressão que tenho é que o Facebook está passando para o seu estágio final, igualzinho o orkut. Lembro que já para 2010/2011 as comunidades do orkut começaram a ser menos movimentadas, os jovens descolados já estavam utilizando o Facebook, apesar do orkut ser bem melhor na estrutura de fórum das comunidades.Kabeça Grande BJJ escreveu: ↑27 Jul 2022 10:05tem duas questões:
1 o facebook mudou, mas não morreu exatamente. comunidades técnicas de algumas profissões existem com mais de 35 mil membros cada. me lembro que no evento do facebook de 19 isso já era previsto, e tá rolando. mas o apelo é muito maior pra comunidades mesmo, não como rede social em si.
2 se só velho que usa, então aí é que não morre nunca mais. o brasil caminha a passos largos para ser um país de economia de terceira idade. existem serviços e produtos voltados exclusivamente pra esse público girando forte a economia e só tendem a crescer. cidades inteiras estão se transformando com esse segmento (Santos é um exemplo, Caragua outro, enfim). É um público com poder de compra muito forte e com bom tempo pra gastar o dinheiro.
Lembro que lá para 2012 até 2015 mais ou menos, existiam vários eventos, desde eventos privados como churras da galera, até as manifestações (Jornadas de 2013).
Percebo que hoje esses eventos do facebook perderam força por justamente o pessoal não utilizar mais. Pelo menos no meu circulo social, churras, aniversários e etc, são marcados via whatsapp, as vezes até criando um grupo específico para o evento.
Pelo menos isso que eu percebo na minha faixa de idade, que é início dos 30 anos.
O Instagram e o Whatsapp hoje em dia estão em seu auge. Daqui há 10 anos não sabemos. Pode ser que o 5G permita um novo tipo de rede social que nem imaginamos ainda. Eu pessoalmente desconfio do potencial do Metaverso.