Tópico oficial da natação

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
brunodsr
Contato:

Re: Bombeiro nada por 4h pra se salvar

Mensagem por brunodsr » 27 Dez 2022 17:20

Monsoon escreveu:
27 Dez 2022 16:59
Como são esses drills de correção, Mestre DST? Queria aprimorar minha técnica (bruta e desengonçada como no vídeo). Vou ver praia em breve, queria experimentar nadar mar adentro ao invés de ficar só no raso...
Apesar de saber que é uma piada, recomendo não entrar em mar aberto sem no mínimo conhecer bem o local. Saber onde estão as correntes de retorno, para onde te levam, se tem algum canal, pra onde puxa, etc.

Sobre os drills, o mais simples é usar uma prancha para manter um dos braços esticado (o máximo possível), enquanto faz a braçada com o outro. Nas pernas, você usa um pull buoy, pra não ter que bater as pernas (e não afundar). No começo, vai sentir uma dificuldade absurda no exercício, principalmente para o lado atípico (mais fraco).

o próximo passo é repetir o mesmo exercício, só que sem o pull buoy.

Por fim, você vai remover a prancha, mas vai fazer as braçadas com as mãos fechadas (punhos cerrados mesmo). Nesse momento, o importante é sempre tentar levar a mão da frente o mais longe possível, apesar da propulsão vir das pernas nesse exercício.

Depois que conseguir fazer esse, é porque você já está sincronizando pernas e braços. Agora é só corrigir os movimentos de entrada e saída da água.

Como o correto é sair com o cotovelo e então esticar o braço, um bom drill é sempre que retirar o braço da água tocar no ombro e então lançar o braço novamente na água (lá na frente). Como é um movimento antinatural, você vai sentir dificuldades no começo. Você sempre faz 3 séries com o drill e uma solta, observando o movimento.

Enfim, eu poderia citar dezenas de exercícios, mas nem saberia explicar a maioria deles. O ideal é procurar uma boa escola de natação, fazer um nivelamento e começar a nadar.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 27 Dez 2022 18:05

brunodsr escreveu:
27 Dez 2022 17:20
Apesar de saber que é uma piada, recomendo não entrar em mar aberto sem no mínimo conhecer bem o local. Saber onde estão as correntes de retorno, para onde te levam, se tem algum canal, pra onde puxa, etc.

Sobre os drills, o mais simples é usar uma prancha para manter um dos braços esticado (o máximo possível), enquanto faz a braçada com o outro. Nas pernas, você usa um pull buoy, pra não ter que bater as pernas (e não afundar). No começo, vai sentir uma dificuldade absurda no exercício, principalmente para o lado atípico (mais fraco).

Por fim, você vai remover a prancha, mas vai fazer as braçadas com as mãos fechadas (punhos cerrados mesmo). Nesse momento, o importante é sempre tentar levar a mão da frente o mais longe possível, apesar da propulsão vir das pernas nesse exercício.

Depois que conseguir fazer esse, é porque você já está sincronizando pernas e braços. Agora é só corrigir os movimentos de entrada e saída da água.

Como o correto é sair com o cotovelo e então esticar o braço, um bom drill é sempre que retirar o braço da água tocar no ombro e então lançar o braço novamente na água (lá na frente). Como é um movimento antinatural, você vai sentir dificuldades no começo. Você sempre faz 3 séries com o drill e uma solta, observando o movimento.

Enfim, eu poderia citar dezenas de exercícios, mas nem saberia explicar a maioria deles. O ideal é procurar uma boa escola de natação, fazer um nivelamento e começar a nadar.
Kkkkk, pior que não é piada não. Não tô falando em nadar uma maratona no mar como você, só ir um pouco mais longe da margem. Obrigado pela resposta!

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 27 Dez 2022 18:08

brunodsr escreveu:
27 Dez 2022 17:20

Carai, mano. Até editei o título pq tu tá mandando muito.

Como eu sei q qq cara bom no que faz adora falar do assunto vou te perguntar uma parada: vale o treino com o elástico em piscina pra desenvolver resistência?
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 27 Dez 2022 18:21

Kabeça Grande BJJ escreveu:
27 Dez 2022 18:08

Como eu sei q qq cara bom no que faz adora falar do assunto vou te perguntar uma parada: vale o treino com o elástico em piscina pra desenvolver resistência?
Esses treinos de elástico, para quedas, roupa de arrasto etc são um pouco mais voltados para velocidade do que resistência.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 27 Dez 2022 18:54

Kabeça Grande BJJ escreveu:
27 Dez 2022 18:08

Tem muito treino bom sem equipamento, cara. Mas muito mesmo.

Pra resistência, a gente costuma treinar tiros e alternar estilos. Tipo, você aquece e depois faz 1 tiro de 100 (duas chegadas numa piscina semi). Pra descansar o tiro, você faz 100 soltando (ritmo leve). Pra não perder o aquecimento, os últimos 25 metros são ritmo médio (de treino) e já emenda mais um tiro. Depois de uns 3 ciclos, a alma sai do corpo. Dependendo do dia, o tiro de 100 é de medley. Daí já viu, né?

Outra coisa que fazemos é alternar nado com exercício de fortalecimento do core, como prancha. Tipo, aquecemos com 500, fazemos uns drills e subimos pra fazer prancha. Solta o corpo com mais 50, faz mais drills e sobre pra mais prancha.

Outro exercício bom é não afundar colocando as duas mãos pra fora da piscina. Os mais avançados conseguem colocar os braços pra cima. Eu já não consigo, mesmo nadando há esse tempo todo. Minhas pernas são horríveis. Nunca consegui desenvolver (nunca me esforcei também).

Outro pra resistência é dar um tipo de 25 e quando fizer a virada olímpica, ao invés de nadar voltando, dar um giro de retorno no meio da piscina (como se fosse uma virada olímpica sem boia) e voltar soltando. Chegou na borda da piscina? Mais um tiro (repetindo o ciclo).

Esse tipo de treino, que leva equipamento próprio, é mais avançado e com objetivo específico. Elástico eu nunca usei, mas já treinei com balão e pedi pra morrer. E olhe que coloquei a configuração mais branda. O foco é mais força do que resistência. Você faz mais força pra puxar a braçada e mais força pra empurrar também, além das pernas não te tirarem do lugar. É agoniante.

Eu tenho um monte de equipamento, mas quase não uso. A única coisa que uso bastante, principalmente quando vou nadar com a turma mais avançada, é nadadeira. Tenho uma da Kpaloa que custou 600 paus. Mas se não usar, não pego a turma, pq geral usa. É impossível acompanhar sem nada.

Outro que usei bastante foi o palmar. Mas o melhor drill pra corrigir braçada você faz com os punhos fechados. Você só usa o palmar pra corrigir detalhes mesmo. O grosso é sem equipamento nenhum.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Mindingo
Contato:

Re: Tópico oficial da natação

Mensagem por Mindingo » 27 Dez 2022 22:13

phpBB [video]
https://youtu.be/s3HhNlysFDs

Responder