Sinceramente eu os vejo no mesmo patamar. Inclusive o Wand foi campeão por mais tempo do que o Minotauro no Pride. Claro que o Minotauro foi mais bem sucedido no UFC, mas o Wand fez mais história no Japão (contando com o Shogun como seu subordinado).
[Wand x Felipe Franco]
Re: [Wand x Felipe Franco]
Wand foi campeão diversos anos a fio. Minotauro acho que nem chegou a defender sua cinta. Fedor era o cara dos pesados.
Wand lavou a honra dos brasucas derrotando o Gracie Hunter.
Minotauro foi campeão interino do UFC. E o maior feito foi ganhar do Bob sap.
Minotauro é lenda guerreiro demais. Mas vejo wand uns degraus a cima
Wand foi monstro, só que teve um declínio mais monstro ainda, o cara é um espectro do que já foi, em absolutamente todos os sentidos, é triste, sensação que ele nem é mais ele mesmo.
Sei lá, óbvio que não apaga a história, mas pesa quando o assunto é o maior, pq aí entra o conjunto da obra.
O certo mesmo é dizer que por um certo período, o wand foi o expoente máximo do mma brasuca(coisa que talvez só o Anderson e o Royce possam dizer de fato), e por um período ainda menor, rivalizou essa coroa de influência com o Fedor num âmbito mais geral.
E isso só pq o pride permitia, aquela configuração bagunçada abria espaço pra esse tipo de consideração maluca feita aqui.
Enfim, lá se foi o disco voador.
Sei lá, óbvio que não apaga a história, mas pesa quando o assunto é o maior, pq aí entra o conjunto da obra.
O certo mesmo é dizer que por um certo período, o wand foi o expoente máximo do mma brasuca(coisa que talvez só o Anderson e o Royce possam dizer de fato), e por um período ainda menor, rivalizou essa coroa de influência com o Fedor num âmbito mais geral.
E isso só pq o pride permitia, aquela configuração bagunçada abria espaço pra esse tipo de consideração maluca feita aqui.
Enfim, lá se foi o disco voador.
Eu entendo quem não gosta do Wanderlei Silva hoje em dia por conta de razões extra-luta, mas para quem realmente acompanha MMA há mais tempo, é até bastante tranquilo colocá-lo à frente do Minotauro (que foi apenas campeão interino do Pride) e do José Aldo, pois o Wanderlei dominou uma categoria que sempre foi das mais competitivas e de maior destaque, os meio-pesados, por vários e vários anos e isto num evento que era muito maior do que o UFC. Além disto, à época, era um dos nomes mais lembrados em todo o cenário do MMA mundial, sendo colocado, em certos períodos, na mesma prateleira que o Fedor Emelianenko! O Minotauro é tão grande quanto o Wanderlei para nós, a nível nacional, porém, historicamente falando, o curitibano é ainda maior.
Já em relação ao Zé Aldo, a dominância de ambos foi meio que parecida, porém, ainda que seja injusto, o fato é que a categoria do Aldo sempre teve uma relevância muito abaixo de categorias maiores (mais pesadas) e compará-la com os meio-pesados, ainda mais com a época áurea do Pride, chega a ser covardia. Para quem acompanha há menos tempo, pode parecer estranho, especialmente porque o Aldo pegou o "boom" do MMA (fase Globo e tal), mas internacionalmente ainda é menos lembrado do que o campeão do Pride.
Quanto a uma comparação com o Anderson Silva, daí, realmente, não dá: o campeão dos médios do UFC ainda hoje costuma figurar no TOP 3 de grande parte das listas dos maiores lutadores de todos os tempos, sem mencionar que o AS viveu seu auge numa época onde o UFC já tinha se tornado o gigante que é hoje em dia. Ainda assim, vale lembrar que o "Spider" teve a sua chance no Pride, inclusive sendo da mesma equipe (Chute Boxe) do Wanderlei, porém teve uma passagem bastante apagada.
Infelizmente tem muita gente que desfaz do Wanderlei porque não tem noção do atleta que ele foi e tudo que ele representou na época do Pride. De fato deixou muito a desejar no UFC, mas ali ele já estava bastante "baleado"; diria que ainda no Pride, ali no final do evento, ele já dava sinais da "alta kilometragem", ao contrário de outros atletas que se saíram melhor ao migrarem para o evento americano, mas daí já é uma outra história.
Já em relação ao Zé Aldo, a dominância de ambos foi meio que parecida, porém, ainda que seja injusto, o fato é que a categoria do Aldo sempre teve uma relevância muito abaixo de categorias maiores (mais pesadas) e compará-la com os meio-pesados, ainda mais com a época áurea do Pride, chega a ser covardia. Para quem acompanha há menos tempo, pode parecer estranho, especialmente porque o Aldo pegou o "boom" do MMA (fase Globo e tal), mas internacionalmente ainda é menos lembrado do que o campeão do Pride.
Quanto a uma comparação com o Anderson Silva, daí, realmente, não dá: o campeão dos médios do UFC ainda hoje costuma figurar no TOP 3 de grande parte das listas dos maiores lutadores de todos os tempos, sem mencionar que o AS viveu seu auge numa época onde o UFC já tinha se tornado o gigante que é hoje em dia. Ainda assim, vale lembrar que o "Spider" teve a sua chance no Pride, inclusive sendo da mesma equipe (Chute Boxe) do Wanderlei, porém teve uma passagem bastante apagada.
Infelizmente tem muita gente que desfaz do Wanderlei porque não tem noção do atleta que ele foi e tudo que ele representou na época do Pride. De fato deixou muito a desejar no UFC, mas ali ele já estava bastante "baleado"; diria que ainda no Pride, ali no final do evento, ele já dava sinais da "alta kilometragem", ao contrário de outros atletas que se saíram melhor ao migrarem para o evento americano, mas daí já é uma outra história.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
Sharivan escreveu: ↑20 Jul 2023 16:38Eu entendo quem não gosta do Wanderlei Silva hoje em dia por conta de razões extra-luta, mas para quem realmente acompanha MMA há mais tempo, é até bastante tranquilo colocá-lo à frente do Minotauro (que foi apenas campeão interino do Pride) e do José Aldo, pois o Wanderlei dominou uma categoria que sempre foi das mais competitivas e de maior destaque, os meio-pesados, por vários e vários anos e isto num evento que era muito maior do que o UFC. Além disto, à época, era um dos nomes mais lembrados em todo o cenário do MMA mundial, sendo colocado, em certos períodos, na mesma prateleira que o Fedor Emelianenko! O Minotauro é tão grande quanto o Wanderlei para nós, a nível nacional, porém, historicamente falando, o curitibano é ainda maior.
Foda, eu não vi o Wanderlei no auge, sou o crepúsculo dessa geração, vi Aldo e AS no auge e meio moleque ainda. No início considerava o Wand um fracote, e eventualmente um vagabundo pelas questões extra-ringue, só depois fui conhecer melhor.
Perfeito, assino em baixo!!!Sharivan escreveu: ↑20 Jul 2023 16:38Eu entendo quem não gosta do Wanderlei Silva hoje em dia por conta de razões extra-luta, mas para quem realmente acompanha MMA há mais tempo, é até bastante tranquilo colocá-lo à frente do Minotauro (que foi apenas campeão interino do Pride) e do José Aldo, pois o Wanderlei dominou uma categoria que sempre foi das mais competitivas e de maior destaque, os meio-pesados, por vários e vários anos e isto num evento que era muito maior do que o UFC. Além disto, à época, era um dos nomes mais lembrados em todo o cenário do MMA mundial, sendo colocado, em certos períodos, na mesma prateleira que o Fedor Emelianenko! O Minotauro é tão grande quanto o Wanderlei para nós, a nível nacional, porém, historicamente falando, o curitibano é ainda maior.
Perfeito, assino em baixo!!!Sharivan escreveu: ↑20 Jul 2023 16:38Eu entendo quem não gosta do Wanderlei Silva hoje em dia por conta de razões extra-luta, mas para quem realmente acompanha MMA há mais tempo, é até bastante tranquilo colocá-lo à frente do Minotauro (que foi apenas campeão interino do Pride) e do José Aldo, pois o Wanderlei dominou uma categoria que sempre foi das mais competitivas e de maior destaque, os meio-pesados, por vários e vários anos e isto num evento que era muito maior do que o UFC. Além disto, à época, era um dos nomes mais lembrados em todo o cenário do MMA mundial, sendo colocado, em certos períodos, na mesma prateleira que o Fedor Emelianenko! O Minotauro é tão grande quanto o Wanderlei para nós, a nível nacional, porém, historicamente falando, o curitibano é ainda maior.
Pois é, todo esporte vai evoluindo e, consigo, as gerações de fãs. No caso do MMA, por ser um esporte ainda muito novo, talvez o impacto das gerações seja ainda mais drástico, até porque a evolução das mídias de informação causou uma revolução tremenda no acesso às lutas e todo o universo ligado ao MMA. Só que isto não exime o novo fã a ponto dele desmerecer lendas de outras épocas; quando um cara "da geração Rede TV" ou "UFC na Globo" fala de um Wanderlei Silva, Randy Couture, Dan Henderson, Sakuraba, Arona, Chuck Liddell, Paulão Filho, dentre outros, como se fossem "pangarés", é de doer, porque fica explícito que o cara conhece quase nada do esporte.
E isto não é uma exclusividade desta época: no auge do Pride, já tinha gente que não tinha noção de quem era Mark Kerr, Igor Vovchachyn, Pelé, Murilo Bustamante e até mesmo o Mark Coleman! Mesmo agora já começa a surgir gente contestando o GSP, Aldo, Anderson Silva e o Khabib Nurmagomedov! Sem falar num dos maiores exemplos, que é o caso do Fedor Emelianenko, que muita gente só viu no seu interminável e até vergonhoso declínio e não tem noção de nem 1% do quão fantástico o russo foi no ápice. Então, o pessoal deveria ter um pouco mais de cuidado antes de opinar, porque só vai escancarar a própria ignorância acerca do esporte.
No mais, eu mesmo mudei muito a minha percepção sobre os lutadores profissionais em geral depois que treinei com um ou outro "quase anônimo", em especial um já quase coroa e que foi da "turminha das antigas" da Chute Boxe... Ali, mesmo vindo de muitos anos de Karatê e já treinando JJ e Muay Thai, vi que não sabia quase nada! Desde então, dobrei o meu respeito a TODO lutador profissional de MMA, por pior que o cara possa parecer em cima de um ringue ou dentro de um cage.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Sem contar que o Wand bateu no Sakuraba, pedra no sapato dos gracies, idolo local, a porra toda. Wand no Pride teve um simbolismo muito foda.
Royce, Wand, Fedor, Anderson... esses caras simbolizaram um momento, época, momento histórico, sei lá.
Lógico que gostar é outro esquema, talvez eu tenha mais memoria legal do Minotauro, por uma série de questoes, mas reconhecer quem é o Wand, como o colega diz, é meio que obrigaçao.
Royce, Wand, Fedor, Anderson... esses caras simbolizaram um momento, época, momento histórico, sei lá.
Lógico que gostar é outro esquema, talvez eu tenha mais memoria legal do Minotauro, por uma série de questoes, mas reconhecer quem é o Wand, como o colega diz, é meio que obrigaçao.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21
Video que me fez ter vontade de treinar jiu: Minota vs Bob Sapp no PRIDEkyo_spirit escreveu: ↑13 Jul 2023 18:35Hmmmm os dois primeiros realmente pegaram uma época em q a mídia nacional dava destaque pra caramba mesmo.
Mas sei lá, pelo menos da minha geração (38), todo mundo q treinava thai na academia tinha tido vontade de começar depois de ver lutas do Wand. O q era mais comentado, eram as lutas dele sempre.
Imagino q pra quem treinava jiu, a situação era a mesma, só q o foco no Minota
Video que me fez ter vontade de treinar thai: Ramon Dekkers highlights, com Till I Colapse do Eminem de trilha sonora

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."
We're not here to take part, We're here to take over!