Morre aos 74 anos Eduardo Galeano.
Re: Morre aos 74 anos Eduardo Galeano.
Pô, eu já li alguns livros dele. Ele escreve muito bem, mas acho que exagera demais no viés anti imperialista.
- Leadership
- Contato:
Grande perda.
Que descanse em paz.
Que descanse em paz.
"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz." Sigmund Freud
Descanse em paz.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
"Nacerán y volverán a morir, y otra vez volverán a morir y otra vez nacerán. Y nunca dejarán de nacer, porque la muerte es mentira" (Eduardo Galeano/Memoria del fuego).
Grande perda para a América Latina e para o Mundo. =(
Grande perda para a América Latina e para o Mundo. =(
"Un pueblo ignorante es un instrumento ciego de su propia destruccion" - Viva La Patria Grande! ¡No Pasarán!
Фёдор Емелья́ненко - The Last Emperor!
SPORT CLUB INTERNACIONAL - VAMO VAMO INTER!
Фёдор Емелья́ненко - The Last Emperor!
SPORT CLUB INTERNACIONAL - VAMO VAMO INTER!
Bom, ele disse que Veias Abertas da América Latina é um livro que não escreveria novamente. O livro foi escrito nos anos 70 e assim como o mundo mudou, o Galeano tbm reviu muitas das suas ideias esquerdistas.
Recordo que os professores de história do cursinho pré-vestibular se empolgavam quando falavam deste livro.
"Em Brasília, após mais de 40 anos do lançamento do seu mais famosa obra, durante a 2ª Bienal do Livro e da Leitura, Eduardo Galeano admitiu ter mudado de ideia sobre o que escrevera. Disse ele: "'Veias Abertas' pretendia ser um livro de economia política, mas eu não tinha o treinamento e o preparo necessário". Ele acrescentou que "eu não seria capaz de reler esse livro; cairia dormindo. Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é extremamente árida, e meu físico já não a tolera."
Recordo que os professores de história do cursinho pré-vestibular se empolgavam quando falavam deste livro.
"Em Brasília, após mais de 40 anos do lançamento do seu mais famosa obra, durante a 2ª Bienal do Livro e da Leitura, Eduardo Galeano admitiu ter mudado de ideia sobre o que escrevera. Disse ele: "'Veias Abertas' pretendia ser um livro de economia política, mas eu não tinha o treinamento e o preparo necessário". Ele acrescentou que "eu não seria capaz de reler esse livro; cairia dormindo. Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é extremamente árida, e meu físico já não a tolera."
Rever ou melhorar ideias é o normal de alguém que vive como intelectual. Da forma como foi posto deu a impressão de que ele deixou de ser de esquerda, como se fosse "ficou velho e deixou de ser assim".Anônimo escreveu:Bom, ele disse que Veias Abertas da América Latina é um livro que não escreveria novamente. O livro foi escrito nos anos 70 e assim como o mundo mudou, o Galeano tbm reviu muitas das suas ideias esquerdistas.
Esse trecho aí é mais uma autocrítica pra melhorar o discurso da esquerda do que qualquer outra coisa. Quando o autor refina as próprias ideias o debate é quem sai ganhando.
Editado pela última vez por Dolan em 14 Abr 2015 11:41, em um total de 1 vez.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)
Dolan escreveu:
Rever ou melhorar ideias é o normal de alguém que vive como intelectual. Da forma como foi posto deu a impressão de que ele deixou de ser de esquerda, como se fosse "ficou velho e deixou de ser assim".
Esse trecho aí é mais uma autocrítica pra melhor o discurso da esquerda do que qualquer outra coisa. Quando o autor refina as próprias ideias o debate é quem sai ganhando.
Sim, mas muitos pessoas pegam um livro escrito há mais de 40 anos, em outro contexto, e querem usá-lo para explicar a situação atual. Muitos autores reviram suas ideias, mas sempre vejo as pessoas criticando o FHC quando este mudou suas opiniões a respeito da teoria da dependência.
Pelo menos deveria ser o "normal"... eu que não sou escritor às vezes revejo anotações minhas que fiz há algum tempo e penso "nossa que merda foi essa que eu escrevi?" hahahaha
Imagine quem vive de escrever, debater e tudo relacionado ao mundo das ideias.
Não digo que a pessoa precisa mudar radicalmente, pular de um "espectro" pra outro, mas refinar as ideias é sempre bom.
Imagine quem vive de escrever, debater e tudo relacionado ao mundo das ideias.
Não digo que a pessoa precisa mudar radicalmente, pular de um "espectro" pra outro, mas refinar as ideias é sempre bom.
Conhecia de nome, ontem ouvi um conto dele na ESPN e achei fenomenal. Vou procurar algo dele para ler.