Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 15 Jun 2015 13:54

rctbrito escreveu:
Muito interessante o vídeo. Ser juiz nos dias de hoje é vocação... Há muitos outros cargos que pagam tanto quanto e que não tem um terço da responsabilidade de um juiz.
Trabalho com uma juíza e sempre que chego ao tribunal ela já está lá, trabalhando. Vou embora e a dra. continua lá, trabalhando...
Fora membros do MP, me diz um cargo público que pague tanto quanto um Juiz?

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 15 Jun 2015 14:08

um cara escreveu do cw uma vez. Portanto, não é minha autoria, mas gostei da forma de pensar.Talvez tenha alguém desse forum precisando ler isso:

"A verdade é que as pessoas consideram o salário como fonte impositiva de riqueza e na verdade não é.

Independente da carreira escolhida, o que fará com que você mude seu status de classe média para classe A é a renda que você consegue auferir dos investimentos que faz.

Um Juiz, Promotor ou Procurador que ganha 18k e torre 18k vai passar tanto aperto (correndo risco de se endividar em empréstimos) quanto um sujeito que ganha 4k e gasta 4k. Não se esqueçam que não há dinheiro que não possa ser gasto. Tem apartamentos de milhões, carros de milhares, relógios, roupas e sapatos de mais de 40 salários mínimos. Tudo coisas que não se pagam apenas com o salário de servidor público, seja MP/PGE/Magis.

O luxo que é disponibilizado aos ricos é uma industria sem limites.

Se o foco não é a carreira, mas o salário, saiba que o mais importante é o que você faz com o que recebe, como você multiplica essas quantias para que cada vez menos você dependa do salário que recebe pra trabalhar.

Ser rico, pra mim, é trabalhar por opção e ainda assim ter um bom padrão de vida. Isso requer inteligência, requer sabedoria no manuseio do dinheiro, independente da quantia que receberes. O salário é importante hoje, mas sugiro que trabalhem pra que ele não seja o essencial amanhã.

Dito isto sugiro que a pessoa siga sua vocação.

Vocação é o que eu entendo como uma junção de alguns fatores: Estilo de vida + Apreço pelo que faz + retorno financeiro.

Eu vejo como erro a pessoa escolher uma profissão sem levar em conta o tipo de vida a que estará exposto ao fazer essa escolha. É como a medicina, a pessoa pode ser vocacionada a salvar vidas, mas não é vocacionada a sacrificar a sua própria em plantões, distância da família, ausência do lar. O retorno financeiro é bom, a pessoa tem apreço pelo que faz, mas o estilo de vida não é satisfatório.

Cada um tem que saber o que está disposto a sacrificar. Tem gente que vive bem longe da família, tem gente que não tem grandes ambições, tem gente que o trabalho é o que a define e por ele ela está disposta a abrir mão de todo o resto. Cada um sabe onde o calo aperta e onde é mais difícil ceder, se é no dinheiro, se é na satisfação intelectual ou se é na vida que ocorre em volta da profissão ( proximidade da família, qualidade de vida, crescimento de filhos, segurança)

Defina qual é sua prioridade na vida e encaixe a profissão que mais se adéqua no meio.Se a sua prioridade na vida for a profissão, a escolha já está tomada e qualquer coisa que se diga pra você é perfumaria."

Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 15 Jun 2015 14:31

Philly Shell escreveu:
Acredito tratar-se de uma Função Pública, mas tabelião paga muito.
Tirando Tabelião (pouquíssimos ganham realmente bem) e Prático (muitos ganham menos do que as remunerações do Judiciário/MP estaduais), não há.

Fato é que o teto remuneratório virou uma ilusão.

Snakeguard
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Out 2014 07:49
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Snakeguard » 15 Jun 2015 14:48

Boa tarde, pessoal.

Tem alguém aqui atrás do cargo de Procurador do Estado?

Sabe me dizer os estados que estão com previsão ou vagas abertas?

acabei de ler que no estado de São Paulo já encaminharam o pedido de abertura e só estão aguardando a autorização do Geraldão. A expectativa é pro fim desse ano ou início do próximo.

Tem também pra Procurador da Fazenda Nacional, mas precisa de dois anos de atividade jurídica.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 15 Jun 2015 15:25

Dutch escreveu:
Tirando Tabelião (pouquíssimos ganham realmente bem) e Prático (muitos ganham menos do que as remunerações do Judiciário/MP estaduais), não há.

Fato é que o teto remuneratório virou uma ilusão.
É verdade, questão de grana ´ganha muito se conseguir ficar entre os primeiros. Mas na moral cara, 98 % da galera que estuda não tem inteligência e nem condição de passar pra analista de tribunal ( não desmerecendo - pois é bem difícil) quem dirá ser aprovado em uma boa colocação pra tabelionato ou registro de imóveis). NUNCA. é pura ilusão da galera. Mas que se ganha bem isso sim uahuahuahua.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 15 Jun 2015 15:51

ALGUÉM SABERIA DIZES QUAL CURSO É MELHOR- entre o ESTRATÉGIA E O DO PONTO? Tenho os dois mas é impossível estudar tudo e absorver todo esse conteúdo. Alguém que estuda a bastante tempo tem alguma dica do que eu faço? grato pela resposta

Sidnei Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2015 14:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Sidnei Junior » 15 Jun 2015 16:06

Alguém sabe me dizer algum material bom de Microeconomia e Macroeconomia? E onde posso encontrar, os livros são muito caro e to sem $$$$$$

andreboulanco91
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Abr 2015 13:59
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por andreboulanco91 » 15 Jun 2015 16:10

Dutch escreveu:
Fora membros do MP, me diz um cargo público que pague tanto quanto um Juiz?
olhando so o salário de edital, o maior que já vi não foi de juiz, foi de procurador e conselheiro substituto de tribunal de contas.

30k e 28k, respectivamente.

andreboulanco91
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Abr 2015 13:59
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por andreboulanco91 » 15 Jun 2015 16:17

mottamoraesjj escreveu:
É verdade, questão de grana ´ganha muito se conseguir ficar entre os primeiros. Mas na moral cara, 98 % da galera que estuda não tem inteligência e nem condição de passar pra analista de tribunal ( não desmerecendo - pois é bem difícil) quem dirá ser aprovado em uma boa colocação pra tabelionato ou registro de imóveis). NUNCA. é pura ilusão da galera. Mas que se ganha bem isso sim uahuahuahua.
cara eu não sei se entendi, mas não concordo com isso, eu já vi um cara terrível nos estudos que depois de ser humilhado no trabalho (iniciativa privada) resolveu estudar, se dedicou e virou auditor da receita federal, eu acho que todos podem, agora claro precisa de um tempo para se dedicar.

esse cara era um 0 a esquerda nos estudos.

tb tinha um chapa meu da escola, não queria nada com a vida, muito menos de estudar, quando chegou no 2º ano o cara mudou, começou a levar a sério e passou em medicina(ufc) na 3ª tentativa.

Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 15 Jun 2015 16:35

andreboulanco91 escreveu: olhando so o salário de edital, o maior que já vi não foi de juiz, foi de procurador e conselheiro substituto de tribunal de contas.

30k e 28k, respectivamente.
- Procurador de TC (MPjTC) ganha igual ao membro do MP do respectivo ente;
- Conselheiro Substituto de TC ganha igual ao Juiz de Direito (na última entrância) do respectivo ente.

Só que estes não costumam ter a quantidade de penduricalhos que seus equivalentes no Judiciário e no MP possuem, pois a dinâmica é diferente.
- Quantos Desembargadores tem um TJ qualquer?
- Quantos Conselheiros e Conselheiros-Substitutos têm um TC? 7 efetivos e uma média de 3 substitutos;
- Quantos membros têm um MPE qualquer?
- Quantos têm nos MPjTCs? Em média, 4.

É muito difícil o Plenário de um TC aprovar um monte de penduricalhos para si próprios sem ter o Corpo Técnico inteiro chiando.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 15 Jun 2015 16:55

andreboulanco91 escreveu: cara eu não sei se entendi, mas não concordo com isso, eu já vi um cara terrível nos estudos que depois de ser humilhado no trabalho (iniciativa privada) resolveu estudar, se dedicou e virou auditor da receita federal, eu acho que todos podem, agora claro precisa de um tempo para se dedicar.

esse cara era um 0 a esquerda nos estudos.

tb tinha um chapa meu da escola, não queria nada com a vida, muito menos de estudar, quando chegou no 2º ano o cara mudou, começou a levar a sério e passou em medicina(ufc) na 3ª tentativa.


tu tem razão tb cara...o que eu quero dizer é que tem que ser um passo de cada vez. Não adianta ficar sonhando com o cargo de 20 e tantos mil se tu não ta conseguindo passar em um que paga 5

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 15 Jun 2015 16:58

ahuhauhauhauuahua eu escrevo na correria. as vezes eu penso, acho que escrevi e não escrevo. do jeito que escrevi ia ficar difícil de tu entender mesmo

venire
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Mai 2015 17:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por venire » 15 Jun 2015 22:12

[/quote]



tu tem razão tb cara...o que eu quero dizer é que tem que ser um passo de cada vez. Não adianta ficar sonhando com o cargo de 20 e tantos mil se tu não ta conseguindo passar em um que paga 5[/quote]
Cara, acho que depende muito do foco.
No meu caso, estudo pro concurso de promotor mesmo não tendo sido aprovado em nenhum outro concurso.
Conheço um rapaz que foi reprovado na primeira fase do concurso de analista do MP, mas que logo depois logrou êxito no concurso de promotor.

Blessed
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Mai 2015 22:43
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Blessed » 15 Jun 2015 22:37

Boa discussão!
Minha opinião é que juiz sempre teve status e boa remuneração, mas, atualmente, tb acho que é preciso ter vocação.
Seria hipocrisia minha dizer que a remuneração não importa, mas ela não pode ser o fator mais importante.
Lembro-me de uma palestra com Eliana Calmon, quando ela disse que poucas pessoas hoje escolhem serem juiz, delegado, promotor ou sei lá o que por ser um sonho ou ter vocação para tanto, mas pq a remuneração é boa ou pq pensam que "juiz pode tudo", delegado "tem moral" etc.
É difícil querer ser feliz e realizado em uma profissão sem ao menos saber de verdade o trabalho que vai desempenhar.
Como disse Confúcio: "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".
Enfim, acho um assunto polêmico...rs.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 15 Jun 2015 23:08

é verdade, mas sei la tb. Eu passando pra analista ja ta bom. Ainda mais se sair esse reajuste em que o inicial vai pra quase 14 conto e o final quase 21. Bicho, moro numa cidade com 75 mil hab. Eu, com 27 anos ganhando essa grana vivo muitíssimo bem. tu não tem nem noção uhuahuahuahau. Pro "meu ponto de vista" basta. Ademais é curtir a vida. :)

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Montfort e 223 visitantes