cybercoy escreveu:Eu tenho minha grana na poupança, mas to querendo investir de forma fácil em tesouro direto e renda fixa. Mas ainda to na dúvida.
Queria investir pelo bb ou itau mesmo pra ficar mais fácil.
Será que vale a pena?
Não, investir via corretora é a coisa mais simples que existe. O problema é o medo, mas a gente tem medo por ignorância.
Títulos são considerados o investimento mais seguro, inclusive mais que a própria poupança.
LFT é o título atrelado a taxa selic. Se ela sobe, seu rendimento sobe. Se ela desce, seu rendimento cai. Contudo, o rendimento desse título sempre será acima da poupança. O LFT, chamado hoje Tesouro Selic, é o título mais simples que existe de mexer e praticamente não tem como perder dinheiro. Lógico que se vai tirar dinheiro em poucos meses, talvez não seja vantagem por causa de IR.
Os outros títulos tem que saber como funciona, pois se você precisar de dinheiro antes dele vencer e vender, pode ter perda. LFT pode vender sem perda.
Títulos hoje tem liquidez diária, já que o governo recompra sempre depois das 6 e no final de semana inteiro.
Corretoras cobram diferentes taxas, mas todas muitíssimo abaixo que os bancos. Geralmente banco trabalham com 0,5% ou 0,4%, enquanto que corretoras geralmente trabalham com 0,1%. Resumindo, um custo 4x menor.
Banco cobra caro pois ele não quer que você invista, ele quer que você invista em fundos dele por causa das taxas, aí ele pega seu dinheiro e compra títulos kkkkk....
Aqui existe todas as corretoras e respectivas taxas:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... abilitadas" onclick="window.open(this.href);return false;
Sugiro ir ao final da página em Ranking de compras e escolher entre umas das 10 corretoras que mais compram títulos.
A easyinvest é uma corretora que atualmente não cobra e por isso muita gente usa ela. Se trata de uma corretora tradicional.
Vou resumir, não trabalhe com corretora pequena, nova.
Eu uso Easyinvest e Spinelli.
Basta escolher e fazer um cadastro online mesmo o qual é chato (afinal, são corretoras de valores né?), mas nada de outro mundo. Tudo on line.
Depois de aprovado, você terá uma senha da corretora, uma do Tesouro e uma da Bovespa. Eu gosto de comprar via Tesouro, se a corretora for integrada, no site da corretora vocÊ compra direto. Eu entro no site do TD, simulo uma compra, olho o valor total e faço um TED para corretora. Quando cai, fecho a compra.
D+2 é o prazo. Significa dia da compra e mais dois úteis. Aí tem a liquadação e o título é seu. Se comprar hoje então, só terça acaba tudo.
Quando o título é seu, ele está no seu nome, não tem nada a ver com corretora mais. No site da Bovespa, com sua senha, ele vai ficar custódia (vocÊ paga uma taxa anual, tem que ficar de olho nisso). Você pode trocar de corretora inclusive, e migrar os títulos para a nova.
Leia esses artigos, entre outros:
http://www.clubedospoupadores.com/tesou ... c-lft.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.clubedospoupadores.com/tesou ... passo.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Comprar títulos é igual fazer compra no ML.
Cuidado, que isso vicia, qualquer 100 conto você comprar título kkkkkkkkkkkkkk...... Logicamente é bom vicio.