Poupança - Dicas / Opiniões

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
LucasYeahNegoMariano
Contato:

Re: Poupança - Dicas / Opiniões

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 23 Out 2015 12:29

Galera, obrigado mesmo por todas as dicas e puxões de orelha :)

Pelo jeito vai ser a poupança mesmo.

Vou usando as 5 parcelas do seguro desemprego pra conseguir outro emprego, se mesmo assim a coisa permanecer feia ai eu entro no q tiver na poupança.

Há, com certeza vou procurar educar minhas finanças!

Valeu mesmo a todos.

EDIT.: galera do offtopic bjjforum não decepciona ... galera tá sempre junto ... DEMAIS.
...

FaEL
Contato:

Mensagem por FaEL » 23 Out 2015 12:32

Eu guardo dinheiro numa conta poupança há anos. Não é o investimento mais rentável, mas, a facilidade de depósitos e saques, a ausência de custos de administração, IR acaba compensando pra minha necessidade.

Sempre que preciso para alguma eventualidade do dia a dia, tenho onde pedir "socorro" sem me comprometer com dívidas. E o que sobra, deixo lá aplicado pensando já daqui a 25, 30 anos quando estiver na hora de me aposentar. Não dá pra contar com a previdência social.

Poupar é fundamental, principalmente nos momentos bons. Não pode tirar o pézinho do chão quando está empregado, com bom salário, é nessa hora que é ainda mais importante ter controle, chegar no fim do mês com alguma quantia pra guardar, porque os dias ruins sempre acabam chegando, mais cedo ou mais tarde.

cybercoy
Contato:

Mensagem por cybercoy » 23 Out 2015 12:57

Eu tenho minha grana na poupança, mas to querendo investir de forma fácil em tesouro direto e renda fixa. Mas ainda to na dúvida.
Queria investir pelo bb ou itau mesmo pra ficar mais fácil.
Será que vale a pena?

Ittocs
Contato:

Mensagem por Ittocs » 23 Out 2015 13:09

LucasYeahNegoMariano escreveu:Galera, obrigado mesmo por todas as dicas e puxões de orelha :)

Pelo jeito vai ser a poupança mesmo.

Vou usando as 5 parcelas do seguro desemprego pra conseguir outro emprego, se mesmo assim a coisa permanecer feia ai eu entro no q tiver na poupança.

Há, com certeza vou procurar educar minhas finanças!

Valeu mesmo a todos.

EDIT.: galera do offtopic bjjforum não decepciona ... galera tá sempre junto ... DEMAIS.
Se vc não precisará movimentar esse dinheiro da rescisão nos próximos 3 meses, vc deve aplicá-lo em LCA/ LCI( ai vai depender do valor q vc poderá investir, LCA rende mais, mas cada banco exige um montante mínimo para cada aplicação), seus rendimentos são diários, acima da poupança e não sofrem tributação, mas exigem uma carência de 3 meses para retirada de valores aplicados.
A Man Got to Have a Code

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 23 Out 2015 15:30

cybercoy escreveu:Eu tenho minha grana na poupança, mas to querendo investir de forma fácil em tesouro direto e renda fixa. Mas ainda to na dúvida.
Queria investir pelo bb ou itau mesmo pra ficar mais fácil.
Será que vale a pena?
Não, investir via corretora é a coisa mais simples que existe. O problema é o medo, mas a gente tem medo por ignorância.

Títulos são considerados o investimento mais seguro, inclusive mais que a própria poupança.

LFT é o título atrelado a taxa selic. Se ela sobe, seu rendimento sobe. Se ela desce, seu rendimento cai. Contudo, o rendimento desse título sempre será acima da poupança. O LFT, chamado hoje Tesouro Selic, é o título mais simples que existe de mexer e praticamente não tem como perder dinheiro. Lógico que se vai tirar dinheiro em poucos meses, talvez não seja vantagem por causa de IR.

Os outros títulos tem que saber como funciona, pois se você precisar de dinheiro antes dele vencer e vender, pode ter perda. LFT pode vender sem perda.

Títulos hoje tem liquidez diária, já que o governo recompra sempre depois das 6 e no final de semana inteiro.

Corretoras cobram diferentes taxas, mas todas muitíssimo abaixo que os bancos. Geralmente banco trabalham com 0,5% ou 0,4%, enquanto que corretoras geralmente trabalham com 0,1%. Resumindo, um custo 4x menor.

Banco cobra caro pois ele não quer que você invista, ele quer que você invista em fundos dele por causa das taxas, aí ele pega seu dinheiro e compra títulos kkkkk....

Aqui existe todas as corretoras e respectivas taxas:

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... abilitadas" onclick="window.open(this.href);return false;

Sugiro ir ao final da página em Ranking de compras e escolher entre umas das 10 corretoras que mais compram títulos.

A easyinvest é uma corretora que atualmente não cobra e por isso muita gente usa ela. Se trata de uma corretora tradicional.

Vou resumir, não trabalhe com corretora pequena, nova.

Eu uso Easyinvest e Spinelli.

Basta escolher e fazer um cadastro online mesmo o qual é chato (afinal, são corretoras de valores né?), mas nada de outro mundo. Tudo on line.

Depois de aprovado, você terá uma senha da corretora, uma do Tesouro e uma da Bovespa. Eu gosto de comprar via Tesouro, se a corretora for integrada, no site da corretora vocÊ compra direto. Eu entro no site do TD, simulo uma compra, olho o valor total e faço um TED para corretora. Quando cai, fecho a compra.

D+2 é o prazo. Significa dia da compra e mais dois úteis. Aí tem a liquadação e o título é seu. Se comprar hoje então, só terça acaba tudo.

Quando o título é seu, ele está no seu nome, não tem nada a ver com corretora mais. No site da Bovespa, com sua senha, ele vai ficar custódia (vocÊ paga uma taxa anual, tem que ficar de olho nisso). Você pode trocar de corretora inclusive, e migrar os títulos para a nova.

Leia esses artigos, entre outros:

http://www.clubedospoupadores.com/tesou ... c-lft.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.clubedospoupadores.com/tesou ... passo.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Comprar títulos é igual fazer compra no ML. :D

Cuidado, que isso vicia, qualquer 100 conto você comprar título kkkkkkkkkkkkkk...... Logicamente é bom vicio.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 23 Out 2015 15:47

Eu tenho na poupança uns 18 mil e 700 dilmas, desde janeiro venho poupando um pouquinho, em janeiro tinha 2 mil na conta. To juntando essa grana pra pegar um carro, UP news kkkk,

Como tava pensando em pegar o carro lá pro meio do ano q vem, pensei q não valia a pena colocar essas quantias mensais em fundos, letras etc, por causa do periodo de carencia. Fiz certo?

Bem, de qualquer forma acho q não vou poder mais pegar o carrim pq surgiu uma cirurgia pra fazer, q é cara, cirurgia ortognatica, isso pro ano q vem. Hj mesmo coloquei aparelho dentario. Não sei qto vou gastar nessa brincadeira, se o plano vai cobrir toda a cirurgia ou se sera apenas parcial ou eu q terei q bancar tudo. Diante dessas incertezas, fico desestimulado de por essa quantia em fundos etc, pq é certeza q terei q sacar em breve.

JJ_Gesso
Contato:

Mensagem por JJ_Gesso » 23 Out 2015 15:51

Estude bem os investimentos, e quando sentir segurança migre seu dinheiro da poupança.

Vou indicar dois tópicos bem grandes, mas serve pra ter uma ideia.

Renda Fixa

Tesouro Direto
VERSÃO 2.0

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 23 Out 2015 15:55

Carrapeta escreveu:Eu tenho na poupança uns 18 mil e 700 dilmas, desde janeiro venho poupando um pouquinho, em janeiro tinha 2 mil na conta. To juntando essa grana pra pegar um carro, UP news kkkk,

Como tava pensando em pegar o carro lá pro meio do ano q vem, pensei q não valia a pena colocar essas quantias mensais em fundos, letras etc, por causa do periodo de carencia. Fiz certo?

Bem, de qualquer forma acho q não vou poder mais pegar o carrim pq surgiu uma cirurgia pra fazer, q é cara, cirurgia ortognatica, isso pro ano q vem. Hj mesmo coloquei aparelho dentario. Não sei qto vou gastar nessa brincadeira, se o plano vai cobrir toda a cirurgia ou se sera apenas parcial ou eu q terei q bancar tudo. Diante dessas incertezas, fico desestimulado de por essa quantia em fundos etc, pq é certeza q terei q sacar em breve.
Cara, eu fiz a ortognática. O plano cobriu as placas de titânio, que no meu caso foram 4 e são caras para carvalho. Se você é do Rio, minha dica é procurar a UERJ. Eles avaliam o teu caso e fazem de graça, mas você tem que entrar numa fila. Além de demorar, pode ser que no dia da cirurgia acabe a luz ou haja greve de anestesista. Em alguns casos, surge um ponto facultativo do nada, como ocorreu com a Copa do Mundo. Uma outra desvantagem, segundo o meu dentista, é que a UERJ você usaria próteses nacionais que, segundo ele, não são tão boas como as fabricadas na Alemanha. Fiz pelo plano de saúde (Golden Cross), mas gastei uns 8-9 mil à parte com os honorários do meu dentista e sua equipe. Uns 3 mil eu consegui reembolsar pelo plano.

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 23 Out 2015 16:01

Anônimo escreveu:
Cara, eu fiz a ortognática. O plano cobriu as placas de titânio, que no meu caso foram 4 e são caras para carvalho. Se você é do Rio, minha dica é procurar a UERJ. Eles avaliam o teu caso e fazem de graça, mas você tem que entrar numa fila. Além de demorar, pode ser que no dia da cirurgia acabe a luz ou haja greve de anestesista. Em alguns casos, surge um ponto facultativo do nada, como ocorreu com a Copa do Mundo. Uma outra desvantagem, segundo o meu dentista, é que a UERJ você usaria próteses nacionais que, segundo ele, não são tão boas como as fabricadas na Alemanha. Fiz pelo plano de saúde (Golden Cross), mas gastei uns 8-9 mil à parte com os honorários do meu dentista e sua equipe. Uns 3 mil eu consegui reembolsar pelo plano.
Sou de Salvador kkkk. Pois é rpz, meu dentista me explicou isso, do reembolso e tal. Disse q se fizesse particular, a cirurgia custaria uns 15 mil dilmas. Tb deu a opção de fazer pelo CEBEO (centro de estudos odontologicos da bahia), mas não sei como seria os custos nesse caso. Ele disse q os honorarios dele ficaria por 5 mil, fora o anestesista. Ai eu não sei como será ano q vem, por isso q penso em deixar na poupança esse dinheiro.

Responder