armlock escreveu:
Kron, pelos comentários que leio aqui no tópico, no Brasil os financiamentos devem ser bem diferentes dos aqui nos US, não? Aqui não vejo problema algum em financiar em 15,20 ou 30 anos a juros fixos... Na última casa que compramos pagamos juros fixos de 3.9% ao ano. Na verdade em pouco tempo as mensalidades fixas ficam abaixo dos aluguéis que aumentam anualmente com a inflação... O único risco é uma possível desvalorizacao do imóvel devido a condições econômicas ou por fatores urbanos...mas isso vale até pagando a vista.
Ai as mensalidades não são fixas? Lembro de conhecidos no período de super inflação no Brasil do final dos anos 70 (início dos 80?) que me diziam que as mensalidades fixas viraram pocket change devido às correções salariais da época... O que mudou?
Rapaz, eu que sou servidor público federal tenho acesso a melhor taxa de juros do mercado e pago 8,1% ao ano + seguro e taxas administrativas. Veja que a melhor taxa do Brasil é mais do que o dobro da taxa dos EUA. No início do financiamento, em cada prestação creio que mais de 80% sirva apenas para cobrir os juros. Se somarmos o seguro e taxas administrativas eu diria que 15% das prestações iniciais abatem o saldo devedor. É complicado comprar imóvel financiado aqui.