Especulação Imobiliária

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Anônimo
Contato:

Re: Especulação Imobiliária

Mensagem por Anônimo » 18 Dez 2014 17:04

armlock escreveu:

Kron, pelos comentários que leio aqui no tópico, no Brasil os financiamentos devem ser bem diferentes dos aqui nos US, não? Aqui não vejo problema algum em financiar em 15,20 ou 30 anos a juros fixos... Na última casa que compramos pagamos juros fixos de 3.9% ao ano. Na verdade em pouco tempo as mensalidades fixas ficam abaixo dos aluguéis que aumentam anualmente com a inflação... O único risco é uma possível desvalorizacao do imóvel devido a condições econômicas ou por fatores urbanos...mas isso vale até pagando a vista.

Ai as mensalidades não são fixas? Lembro de conhecidos no período de super inflação no Brasil do final dos anos 70 (início dos 80?) que me diziam que as mensalidades fixas viraram pocket change devido às correções salariais da época... O que mudou?

Rapaz, eu que sou servidor público federal tenho acesso a melhor taxa de juros do mercado e pago 8,1% ao ano + seguro e taxas administrativas. Veja que a melhor taxa do Brasil é mais do que o dobro da taxa dos EUA. No início do financiamento, em cada prestação creio que mais de 80% sirva apenas para cobrir os juros. Se somarmos o seguro e taxas administrativas eu diria que 15% das prestações iniciais abatem o saldo devedor. É complicado comprar imóvel financiado aqui.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 18 Dez 2014 18:37

Anônimo escreveu: Rapaz, eu que sou servidor público federal tenho acesso a melhor taxa de juros do mercado e pago 8,1% ao ano + seguro e taxas administrativas. Veja que a melhor taxa do Brasil é mais do que o dobro da taxa dos EUA. No início do financiamento, em cada prestação creio que mais de 80% sirva apenas para cobrir os juros. Se somarmos o seguro e taxas administrativas eu diria que 15% das prestações iniciais abatem o saldo devedor. É complicado comprar imóvel financiado aqui.
Mas essa questao dos juros nos meses iniciais nao eh novidade, e vale em qualquer lugar. Felizmente eu posso deduzir quase 50% dos juros em compra de residencia do imposto de renda, virtualmente reduzindo pela metade a taxa.

Em termos de valores de juros comparados com os do Brasil, isso nao eh realmente novidade... Na epoca, dependendo do banco e do numero de anos haviam taxas de menos de 3% fixas (acho que 2.7% em 15 anos em alguns bancos), mas preferi usar o banco da universidade em 30 anos, mesmo planejando completar a compra em cerca de 10 anos, simplesmente fazendo pagamentos extras ao principal separados, todo mes. Apenas queria garantir que seu morresse minha mulher sozinha teria como pagar uma mensalidade mais baixa sem se apertar. (Embora o seguro de vida desse para pagar a casa a vista, e sobrasse o suficiente para ela viver, paranoico que sou com tudo dando errado).

Mas o que me deixa sempre surpreso sao realmente essas correcoes que o Ivan mencionou ai no Brasil, que aparentemente deixam incertas as suas mensalidades. Aqui nao existe isso.. se a inflacao quadruplicasse, o pagamento continuaria o mesmo e o banco eh que teria que absorver qualquer perda de lucros.

Na epoca da minha primeira casa, que paguei em 15 anos, a minha mensalidade inicial era menor que o aluguel de um apartamento com menos da metade do tamanho. Com a liberdade de reformar a dita como quizesse... E quando a vendi, fiz contas aproximadas, incluindo obras para reforma ao longo dos anos, taxas prediais, etc, e recuperei uns 90% de todas as despesas incluindo manutencao.. Isso porque a quebra da bolha de 2008 ainda tinha algum efeito em 2010 depreciando os valores. Ou seja morei 15 anos quase que de graca, com acomodacoes muito superiores a se estivesse alugando, sendo que apos 15 anos, minhas despesas se resumiram a apenas taxas anuais no valor de 1% da propriedade e manutencao basica do que fosse precisando de reparos.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 18 Dez 2014 18:46

armlock escreveu:
Mas essa questao dos juros nos meses iniciais nao eh novidade, e vale em qualquer lugar. Felizmente eu posso deduzir quase 50% dos juros em compra de residencia do imposto de renda, virtualmente reduzindo pela metade a taxa.

Em termos de valores de juros comparados com os do Brasil, isso nao eh realmente novidade... Na epoca, dependendo do banco e do numero de anos haviam taxas de menos de 3% fixas (acho que 2.7% em 15 anos em alguns bancos), mas preferi usar o banco da universidade em 30 anos, mesmo planejando completar a compra em cerca de 10 anos, simplesmente fazendo pagamentos extras ao principal separados, todo mes. Apenas queria garantir que seu morresse minha mulher sozinha teria como pagar uma mensalidade mais baixa sem se apertar. (Embora o seguro de vida desse para pagar a casa a vista, e sobrasse o suficiente para ela viver, paranoico que sou com tudo dando errado).

Mas o que me deixa sempre surpreso sao realmente essas correcoes que o Ivan mencionou ai no Brasil, que aparentemente deixam incertas as suas mensalidades. Aqui nao existe isso.. se a inflacao quadruplicasse, o pagamento continuaria o mesmo e o banco eh que teria que qualquer perda de lucros.

Na epoca da minha primeira casa, que paguei em 15 anos, a minha mensalidade inicial era menor que o aluguel de um apartamento com menos da metade do tamanho. Com a liberdade de reformar a dita como quizesse... E quando a vendi, fiz contas aproximadas, incluindo obras para reforma ao longo dos anos, taxas prediais, etc, e recuperei uns 90% de todas as despesas incluindo manutencao.. Isso porque a quebra da bolha de 2008 ainda tinha algum efeito em 2010 depreciando os valores. Ou seja morei 15 anos quase que de graca, com acomodacoes muito superiores a se estivesse alugando, sendo que apos 15 anos, minhas despesas se resumiram a apenas taxas anuais no valor de 1% da propriedade e manutencao basica do que fosse precisando de reparos.
Aqui no Brasil, para o mesmo imóvel, a diferença entre as prestações e o aluguel, de modo geral, são grandes. Como te disse, com a melhor taxa de juros na época e dando 30% de entrada e uma parte por fora, eu ainda pagava mil reais a mais de prestação em comparação ao aluguel do imóvel onde eu iria morar. (R$ 3550,00 de prestação contra R$2500,00 de aluguel). Em termos de Brasil, a compra para mim, por dispor do valor da entrada, foi um ótimo negócio. Se eu não fosse servidor federal, minha taxa de juros seria mais alta e a minha prestação seria de mais de R$4000,00. Nesse caso, não sei se valeria a pena. Ah sim, estou contando que a pessoa tem os 30% para dar de entrada, pois do contrário, os juros seriam maiores.

Nos EUA, pelo fato de os juros serem menores, o financiamento é muito mais interessante.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 02 Jan 2015 10:02

Um colega de trabalho mora em um apto que acabou de ser entregue em Ingá, bairro bom de Niterói. Deve ter uns 6 meses que entregaram as primeiras unidades. Uma cobertura que era vendida por um milhão e quinhentos mil reais baixou para um milhão e duzentos mil e, pasmem, está sendo anunciado por 980 mil reais.

PQP, de 1.500 mil para 980 mil é uma diferença absurda. Cada um que faça a interpretação que quiser. Esse mesmo colega tem um amigo que trabalha na PDG, que disse que o número de distratos está crescendo absurdamente. Qeum itver paciência pegará muita galinha morta.

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 02 Jan 2015 10:06

Dutch escreveu:
Eu conversei com um corretor (namorado de uma amiga) faz uns 2 meses, mais ou menos. Ele disse que tinha na carteira dele, lá no Noroeste, coberturas por 6k/m2 (200m2+) e apartamentos entre 100-150m2 por 7,5k/m2.

Pior, teve apartamento pequeno (até 70m2) que chegou a bater em 16k/m2. Inclusive um empresário famoso aqui em Brasília, dono de algumas bibocas que fazem sucesso por fatores além da minha compreensão, comprou vários apartamentos pequenos lá dizendo que o local "iria bombar". Quando foi confrontado pela repórter sobre as opinião dos economistas de que os valores cobrados estavam muito além do limite, ele simplesmente os apelidou de "cabeças de planilha".
Quanto está um ape de até 70m? Quando procurei, não achei nenhum por menos de 750, procurando só em prédios residênciais

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 02 Jan 2015 13:02

SUICIDAL escreveu:Aqui em Maceió estão caríssimos...

E não passam de 56 a 81 metros quadrados e estão na faixa de 300k a 700k na parte baixa!

Estou esperando essa bolha estourar a um tempão :/

Nos lugares onde o preço mais subiu, a queda será mais rápida. Tenha um pouco mais de paciência. No Rio de Janeiro os preços estão estabilizados faz um tempo.

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 02 Jan 2015 15:13

bom o rumo do tópico. estou me mudando para SP agora na segunda, ficarei 6 meses em Hotel, quando eu voltar eu pretendo me mudar aqui no Rio e comecei a pesquisar o preço de alguns alugueis e percebi que estão alugando apes de "1 milhão" 3 mil reais em Icaraí Niterói.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 02 Jan 2015 15:17

YAMAZAK1 escreveu:bom o rumo do tópico. estou me mudando para SP agora na segunda, ficarei 6 meses em Hotel, quando eu voltar eu pretendo me mudar aqui no Rio e comecei a pesquisar o preço de alguns alugueis e percebi que estão alugando apes de "1 milhão" 3 mil reais em Icaraí Niterói.

Esse meu colega falou que no prédio dele estão pedindo 2500 reais de aluguel em um apto de um prédio novo com 90 m². O apto está fechado desde que foi entregue e ninguém aluga. Ou seja, existe gordura para queimar.

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 02 Jan 2015 15:46

Anônimo escreveu:

Esse meu colega falou que no prédio dele estão pedindo 2500 reais de aluguel em um apto de um prédio novo com 90 m². O apto está fechado desde que foi entregue e ninguém aluga. Ou seja, existe gordura para queimar.
dependendo do lugar no Ingá é top.

2500 reais 3 quartos!?

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 02 Jan 2015 15:48

YAMAZAK1 escreveu:
dependendo do lugar no Ingá é top.

2500 reais 3 quartos!?

Acho que é na Rua Tiradentes. O Ingá é um bairro bom para se morar. Eu morei em uma pensão na rua Presidente Pedreira, onde hoje é um prédio com a obra paralisada. Tendo 90m² eu imagino que sejam 3 quartos. Os aptos hoje estão na faixa dos 60 a 70m² com 2 quartos.

Gentleman
Contato:

Mensagem por Gentleman » 07 Jan 2015 08:25

Bom dia senhores!!!
Preciso de um auxílio...
Atualmente tenho pago aluguel (800,00) e junto a isso mantenho algumas economias mensais, entre 800,00 e 1500,00 mês.
Ao final do ano de 2015 pretendo estar com aprox.... R$ 100.000,00 em economias (fgts+poupança).
Almejo a compra de um imóvel novo de aprox...R$ 260.000,00. - Sobrado 100 m2 - região metropolitana Cwb.

A duvida é a seguinte, qual a melhor operação a ser feita???
Permaneço + 01 ano economizando e buscando 50% do valor do imóvel???
É necessário (para o meu bem) uma entrada neste percentual??? O percentual da entrada pode ser menor q isso??
O que seria mais vantajoso??

* Por conta de minha renda não conseguirei mtos beneficios com a CEF, tbm não tenho interesse em apto, apesar de saber quase que quitar um Apto ao final deste ano (custo aqui em torno de R$ 130.000,00 - MRV).

Alguma dica???

Agradeço se puderem me ajudar.

abraço.

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 11 Jan 2015 14:57

Mr. Well escreveu: Em um estado paupérrimo como Alagoas, quero saber onde tem tanta gente com 300k pra dar num Lixo de um Pombal com 56 m².
Cara, não se desespere, tenha paciência e serás recompensado.
Outra coisa: preço pedido é diferente de preço de venda.
O brasileiro vive dentro de uma bolha e sequer sabe o que se passa no país, por isso os preços se mantêm, mesmo que não se venda nada. Estude mais sobre o assunto e tenha calma!
A farra do crédito acabou e o mercado se ajustará, por bem ou por mal.
Exato. Lembre-se de que inflação e deflação são inerciais (demora para pegar no tranco).

A tendência é que tudo relacionado ao mercado de imóveis vá caindo. As ofertas são abundantes e quem precisa fazer negócio não consegue resistir mantendo os preços no teto.

Fui alugar um flat (moro sozinho) e num dos que vi, o porteiro me confidenciou que o dono (um idoso) estava a mais de 1 ano para alugar o mesmo, pedindo R$ 1.000,00, porém que por R$ 700,00 fecharia negócio. O que o velho boçal faz quando eu entro para olhar? De cara, me pede R$ 1.100,00. Repliquei na hora dizendo que estava pensando algo na ordem de R$ 700,00 (só de zoeira, pois de cara já sabia que não ficaria lá nem de graça). Ele negou, fez cara feia, disse que precisava pagar pelos estudos da netinha, etc. Dei de ombros e parti. Cinco minutos depois, quem me liga aceitando minha proposta? Respondi que tinha visto outros 5 apartamentos no mesmo prédio (e é verdade) e todos estavam em melhores condições, sendo que meu teto para o apartamento dele seria algo em torno de R$ 500,00.

Quem aposta que daqui a uma semana o velho não me liga?

De R$ 1.100,00 (delírio performático) até R$ 700,00 num "passe de mágica". Vide que R$ 400,00 x 12 são R$ 4.800,00 por ano.

Como disse o Mestre, quem esperar será recompensado.

RAINMAKER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por RAINMAKER » 22 Fev 2015 20:59

SP fecha 2014 com estoque recorde de imóveis encalhados

Construtoras tentam seduzir os clientes para ampliar as vendas.
Setor dá descontos de até 30% em casas e apartamentos.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia ... hados.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Thecker
Contato:

Mensagem por Thecker » 25 Fev 2015 14:15

Venda de imóveis novos cai 35% em SP, e estoque é recorde em 2014
25/02/2015 - 10h00
DOUGLAS GAVRAS
DE SÃO PAULO

Com negócios em ritmo mais lento, o estoque de imóveis residenciais na cidade de São Paulo encerrou 2014 com 27.255 unidades. É o maior número desde 2004, início da série histórica, e reflete a queda de 35% nas vendas do ano passado, em relação a 2013.

Segundo dados divulgados pelo Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário) nesta quarta-feira (25), o total de imóveis em estoque –aqueles que não foram vendidos até três anos após o lançamento– subiu mesmo com a queda do número de imóveis lançados na cidade no ano passado. Foram 31.679 unidades em 2014, 2.509 a menos do que em 2013.

Com o desaquecimento nas vendas, as contrutoras repensaram lançamentos, lançando 2.509 unidades a menos que no ano passado.

Aposta comercial das construtoras nos últimos dois anos, os imóveis novos de um dormitório foram os únicos que tiveram aumento no número em 2014, com alta de 12,3%. Ante 2013, a maior queda foi de unidades com quatro dormitórios, de 35,6%, segundo o Secovi.

SETOR PREOCUPADO

Os números preocupam o setor desde o fim do ano passado.

"A opinião dos empresários do setor é compatível com um cenário de baixo crescimento do setor em 2015. Ainda há uma expectativa sobre as mudanças na economia como um todo e seu impacto na renda, emprego e credito, bem como na politica fiscal", diz Walter Cover, presidente da Abramat (Associação da Empresas de Materais de Construção).

Os preços dos imóveis e a inflação se aproximam desde meados de 2014. Segundo dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), a alta dos imóveis novos em novembro do ano passado, de 7,6%, foi a menor desde 2008, antes do início da disparada de preços de unidades na cidade, em 2010.

Para analistas, o consumidor deve estar atento para os descontos que surgirem com a maior oferta de imóveis.

Para Claudio Bernardes, presidente do Secovi, apesar da preocupação do setor, a demanda por imóveis ainda é alta e a maior parte do que está em estoque é de unidades de menor valor.

Imagem

gorba
Contato:

Mensagem por gorba » 25 Fev 2015 14:36

Joatinga-RJ escreveu:
Simmm!!!

Mas a jogada é ninguém saber mesmo...compara o reajuste do FGTS com o juros que a Caixa cobra no financiamento...Pra Caixa é muito mais jogo você pegar dinheiro com ela e ela continuar usando nosso FGTS pras farras do governo.
Ressuscitando o post do Joatinga,

Quarta-Feira passada fui até a CEF e finalmente consegui fazer o procedimento e na minha prestação do final de Março já terei o abatimento do FGTS no valor na minha prestação. Algumas considerações sobre o processo:

1) Vc só pode realizar o pedido na agência da CEF em que vc realizou o financiamento e presencialmente. Nada pode ser feito pela Internet ou agência de outra cidade. No meu caso, que trabalho em uma cidade a 50km de onde moro, acabou sendo um saco fazer isso.

2) Documentos que tive que apresentar: RG, CPF, Ultimo Hollerit, Carteira de trabalho e Imposto de Renda (Completo)

3) Entregue os documentos, demora 30 dias :fear: para se concretizar a operação. Questionei a atendente do pq demorar tanto tempo, ela me disse que é burocrácia interna do banco :argue:

No meu caso achei uma ótima opção. Pago hj R$ 1450,00 de prestação e vou passar a pagar R$ 500,00, e tenho ainda 80 prestações restantes. Me planejei tb para dar a cada 6 meses aportes de R$ 10k, acredito que no máximo até o final de 2016 eu já consiga quitar o apê.

Responder