Na verdade, existe um grande conflito entre os agricultores - do mundo todo - e as empresas de transgênicos como a Monsanto. E a China e os EUA tem leis rígidas contra transgênicos (que nos EUA são frequentemente burladas devido ao poder do lobby).Platini escreveu:
Cara, alguns grandes países europeus que normalmente proíbem os transgênicos não produzem grãos em larga escala, porém, fabricam e exportam os agrotóxicos para os países produtores (ou seja, não me mande transgênicos, mas tome meus agrotóxicos aí), os grandes países produtores e exportadores são USA, Brasil, Argentina, China.
Os transgênicos nas lavouras (pelo que leio), eliminam vários agrotóxicos, diminuem o gasto com água, aumentam a produção, reduzem drasticamente o custo.
Por enquanto os benefícios provados são bem maiores que os malefícios não provados.
Mas eu entendo que acontece um grande "idealismo" nessas discussões sobre transgênicos fora do meio acadêmico, meio mundo de bobby.
Exemplos:
Um produtor de trigo dos EUA entrou com uma ação judicial contra Monsanto, acusando a gigante da biotecnologia de sementes de grave negligência por não ter controlado um trigo experimental geneticamente modificado descoberto em um campo do Estado do Oregon, o que pôs em risco as exportações norte-americanas dessa commodity.
O fazendeiro Ernest Barnes, que cultiva trigo em Morton County, no sudoeste do Estado do Kansas, entrou com uma ação na segunda-feira na Corte Distrital dos EUA em Wichita, Kansas, alegando que ele e outros produtores de trigo foram prejudicados financeiramente pela descoberta do trigo transgênico não-aprovado, o qual a Monsanto dissera ter parado de testar e arquivado havia nove anos.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/ ... s-eua.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Ação bilionária sobre royalties cobrados pela Monsanto terá abrangência nacional
http://ultimainstancia.uol.com.br/conte ... onal.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Cargill processa Syngenta por perdas com milho transgênico
Empresa afirma que a Syngenta foi irresponsável ao vender a produtores americanos sementes que ainda não tinham a aprovação da China
http://www.canalrural.com.br/noticias/a ... enico-8330" onclick="window.open(this.href);return false;
Rigor com transgênico reduz exportação de milho dos Estados Unidos à China em 85%
Prejuízo para a indústria norte-americana já chega a US$ 427 milhões
http://www.canalrural.com.br/noticias/a ... hina-23565" onclick="window.open(this.href);return false;
É não é tão simples assim dizer que os transgênicos eliminam agrotóxicos. Por mais que eles possam dispensar alguns pesticidas tradicionais, o desenvolvimento das sementes transgênicas exigem insumos específicos - caros - e que na prática possuem consequências similares.
Sobre a questão da água, existem muitas controvérsias. E falando especificamente do eucalipto, um dos temas centrais do tópico, um dos seus principais problemas é justamente o consumo brutal de água que ele traz.
Eu já lhe apresentei várias evidências, e posso apresentar muito mais, sobre os malefícios dos transgênicos, e só lamento se você ainda insiste nessa de que "eles não estão comprovados", mas que os benefícios - que você não apresentou nenhum, são comprovados. Alias, gostaria muito de ver um estudo isento que defenda os benefícios, não somente de institutos de fachada mantidos pelas empresas de transgênicos.
Fora do meio acadêmico não existe idealismo, existe lobby, poderoso e bilionário. E as evidências que estou mostrando aqui, sobretudo em relação aos malefícios, são científicas. O único argumento convincente pró-transgênicos e o lucro, das empresas e dos latifundiários - e esses frequentemente ainda são currados pelas empresas. Fora isso, não consigo ver o que é possível colocar do outro lado de um balança contra alimentos comprovadamente cancerígenos e que causam profundos desequilíbrios ambientais.
É claro que é possível produzir alimentos sem os transgênicos, como sempre foi feito. O que está em jogo são lucros exorbitantes e o monopólio mundial da produção de alimentos. Esse neomalthusianismo não cola.