Johnny Ramone escreveu:
Mas também fazia muita cagada. Normal. Ele era humano. Não era um deus, monstro ou qualquer coisa do gênero. Tinha horas que o senna parecia que pensava com o cu, só pode. Ele não tinha estratégia NENHUMA. Arrojo 10, inteligencia 0. Se o senna tivesse um pouco mais de malicia teria ganho muito mais do que ganhou. O próprio campeonato de 89 ele ganhou 6 corridas (7 se contar a do japão) e o prost só 4. Mas em compensação, o prost só não pontuou em 1 enquanto o senna só pontuou em 1 das quais não ganhou.
Esse arrojo e gana de vencer que ele tinha nem sempre era bom. Por diversas vezes ele estourava o carro por exigir demais do equipamento. Ou então andava tanto no limite que beijava um muro ou escapava. Faltava ao Senna um pouco de parcimônia pra compreender que o campeonato é uma maratona e não uma corrida de 100m rasos. Se ele tivesse isso talvez sim ele seria o melhor de todos os tempos.
Cara, não vi o Senna fazendo tanta cagada como você diz... uma ou outra eu me recordo, mas "muita cagada" foi exagero da sua parte... mesmo porque, se ele fizesse tanta cagada assim, ele não estaria disputando tantos campeonatos, mesmo com um carro nitidamente inferior... está certo que quando não tinha um carro bom não chegou a ir até a última corrida disputando o campeonato, mas disputou até onde seu carro conseguiu disputar.
O campeonato de 89 foi muito criticado e colocou em xeque a própria Honda, o carro do Ayrton quebrava muito, o que a imprensa começou a cogitar um boicote no carro do Senna para estender o campeonato para ser definido em Suzuka, circuito da Honda... impressionante é que a maioria dos problemas, senão todos, foram no motor... o que evidenciava um possível favorecimento ao Prost para conseguir sobreviver na luta pelo título até Suzuka... um motor forte e confiável como a Honda, que só quebrava no carro do Senna, era muito estranho.
A estratégia do Senna era ser mais rápido que os outros e isso ele fazia com perfeição... os outros é que tinham que buscar estratégias para vencê-lo... é natural, se um não pode ser mais rápido, o negócio é buscar uma estratégia para conseguir superá-lo... seja economizar pneus para fazer menos pit-stop, ou qualquer coisa, menos torcer para chover, que aí o adversário seria humilhado...
Uma das cagadas que me lembro bem foi quando liderava com folga sobre o segundo que era o Prost, em Mônaco, em 88... Senna bateu sozinho no guard-rail e abandonou, essa realmente foi cagada feia dele... de resto, não me recordo de vê-lo cometendo tantos erros assim.
Cagada quem fazia era o Mansell, o Michael Andretti, o Pastor Maldonado.
Editando para complementar um detalhe... todas as vitórias do Prost em 89 foram devido aos abandonos do Senna.