luce escreveu: ↑27 Mar 2019 12:36
Eu não queria entrar nessa discussão de idade porque é algo que eu não concordo muito, mas é um fato que vem se demonstrando verdadeiro ao longo dos anos no CS. Eu também comecei a jogar em meados de 2003, no 1.3 ainda. Acompanhei todos os times citados acima, e era fã demais daquele NoA com Shaguar, method, naikon, element e xeqtr.
Enfim, quanto à questão da idade, embora o histórico do game seja esse, times com players acima dos 25, 26 anos começarem a decair, a minha opinião não é que seja exclusivamente pela idade em si, ou pela diminuição do raciocínio ou reflexo. Eu mesmo vou fazer 30 esse ano, e estou na minha melhor forma de cs que jamais estive na vida (sou global e level 20 na gc, mas um 20 mais 19 do que 20, pra mim ainda é difícil se manter no 20), mas sei das minhas limitações e sei que dificilmente chegaria num nível de liga principal ou liga pro.
O ponto é que eu acho que o mais difícil e o que faz o player decair com o tempo é a dificuldade de se reinventar, de adaptar o seu estilo de jogo com as mudanças no meta do jogo que acontece de tempos em tempos. Um cara com seus 25 passados, com provavelmente quase 10 anos de jogo, já tem seus vícios, cacoetes, estilo de jogo extremamente definido, e chega uma hora que as coisas que o cara faz já não surtem mais tanto efeito como antigamente (o jogo evolui, o meta muda, as tendências mudam), e eu acho que É AÍ, que começa o declínio de um player ou um time, pois se reinventar, se adaptar a algo novo depois de anos e anos jogando da mesma forma, é o que define esse declínio.
Claro que eu também concordo com a gurizada aí que tudo é uma soma de fatores (cansaço mental, estress de conviver com o time, viver longe da familia, anos treinando 10h ou mais horas por dia fazendo a mesma coisa), tudo isso influencia sem dúvida nenhuma, e sim, uma hora a astralis vai cair, uma hora outro time vai dominar, e assim segue e sempre se seguiu.
PS. Pensando nisso tudo que eu falei, não tem como não admirar o f0rest jogando a 15 anos em ALTO nível e se mantendo entre os top players mundiais por tanto tempo, o cara tem o dom mesmo, nasceu pro jogo, é o maior ser humano da história do mundo a instalar o cs mesmo, como o mch fala, hehe!
Concordo com vc em partes hahahaha (por sinal, bora marcar um cszinho qlq dia desses... to com uma conta 18 na GC, dá pra fazer uma brincadeira boa...)
Eu realmente acho que a idade pesa, CS é um jogo muito rápido quem já teve a oportunidade de jogar em um monitor de 60hz e logo depois em um de 144hz percebe o quanto 1 milésimo faz uma diferença absurda em diversos momentos do jogo! É óbvio que isso não te define, até pq existem jogadores excelentes que não possuem um reflexo absurdo com uma skill fora do normal, o KIKO era um bom exemplo disso... ficou anos no topo do 1.6, fez parte de uma das maiores lines que já existiram no Brasil e não era um cara extremamente skillado...
Acredito que os outros pontos influenciam mais do que a redução do reflexo, estar em outro país, longe da família, cheio de dinheiro no bolso mas não pode levar a cremosa pra comer em um restaurante top pq ela tá no Brasil, acordando e dormindo com um monte de marmanjo que você conheceu na internet. Ser profissional de qualquer coisa envolve muito mais do que somente "jogar", os caras tem que ver demo, estudar posicionamento, renovar tática, estudar bang, smoke... quem já teve a oportunidade de ter um time de lan sabe o quanto treino tático é chato pra caralho... imagina isso todos os dias durante mais de 10 anos? Não tem como não cansar... Outro dia estava vendo twitch e vi o cogu jogando Apex, mermão... o cogu foi um dos players mais skillados que eu já vi no Brasil. Acho que ao lado do fnx não tem ngm com uma mira melhor. Ele simplesmente não conseguiu NADA no CS:GO, nunca esteve no topo, nunca foi cogitado em nenhum time no topo nem do cenário nacional, internacional nem se fala. Pq? Pq o cara não quer? Pode ser também... mas com certeza a idade pesou, deve ter seus 30tão vai jogar campeonato contra adolescente cheio de espinha na cara jogando CS 24hrs por dia, matando 2k de bot em mapa de aim... toma muita bala na cara... não dá nem pro gasto...
E óbvio que o que vc mencionou de quanto mais tempo vc tem de jogo mais difícil é renovar o seu estilo ou se adaptar tem muita relação. Acho que isso acontece muito com o Fallen e com o fer, o Fallen sempre foi um awp agressivo, de buscar a primeira kill, abrir pixel, etc... a skill dele sempre garantiu uma vantagem para ele nesse aspecto e hj em dia não garante tanto, o 2018 dele foi bem abaixo da média. O fer é um pouco diferente, nem vejo uma redução tão notória de skill como principal aspecto, vejo mais como uma previsibilidade muito grande de jogo, todos os times sabem que ele vai avançar em algum lugar de CT, sempre vai ter alguém marcando o rx palácio, rato, tpt, meio... o que era surpresa antigamente já é mais do que esperado hj em dia.