Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 18 Mar 2019 14:44

Wado escreveu:
18 Mar 2019 13:53
Acertei com a conta simples de cada 100 gramas de farinha equivale a um ovo.

Observei com as tentativas que tem 2 coisas importantes: sovar bastante ( o cara chega a cansar ) e a farinha ser boa ( aqui no sul tem as chamadas padrão Ouro, nada demais mas são mais brancas ) .

Eu abro no rolo a mão e corto com faca, fica meio bruto mas legal igual....o tempo de cozimento é bem curto.
Eu tenho aquela máquina de macarrão, que vai afinando e depois corta. Mas confesso que quando fiz não ficou legal e me desanimou. Eu usei semolina também, junto com a farinha e acho que isso fez ficar ruim. Mas vou comprar uma farinha de qualidade. Aqui perto do escritório tem um lugar que vende essas coisas.

Valeu!

Avatar do usuário
d.n.i
Mensagens: 486
Registrado em: 02 Out 2014 09:28
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por d.n.i » 20 Mar 2019 15:14

Zé Tempero escreveu:
18 Mar 2019 14:44
Eu tenho aquela máquina de macarrão, que vai afinando e depois corta. Mas confesso que quando fiz não ficou legal e me desanimou. Eu usei semolina também, junto com a farinha e acho que isso fez ficar ruim. Mas vou comprar uma farinha de qualidade. Aqui perto do escritório tem um lugar que vende essas coisas.

Valeu!
Como ele disse, 100g de farinha pra cada ovo e a massa sai perfeita, não tem como errar. Só sovar bastante. E com ela dá pra fazer vários tipos de massa... fettuccine, papardelle, ravióli, gnocchi (só adicionar a batata amassada junto com a farinha e um queijo ou um ovo), etc.

Com a máquina dá pra fazer até spaghetti que é mais fino
Sociedade Esportiva Palmeiras - Green Bay Packers - Roger "The GOAT" Federer

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 20 Mar 2019 15:43

d.n.i escreveu:
20 Mar 2019 15:14
Como ele disse, 100g de farinha pra cada ovo e a massa sai perfeita, não tem como errar. Só sovar bastante. E com ela dá pra fazer vários tipos de massa... fettuccine, papardelle, ravióli, gnocchi (só adicionar a batata amassada junto com a farinha e um queijo ou um ovo), etc.

Com a máquina dá pra fazer até spaghetti que é mais fino
Vou fazer um teste quando der e relato aqui.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 22 Mar 2019 15:51

Wado escreveu:
22 Mar 2019 15:11
Bah, neste final de semana estarão meus 2 filhos e noras em casa conosco....então segunda vai bombar isso aqui com as porra toda que vou fazer pra agradar esses filha da puta !!!!!!!!!!!!!
:punk:

Mestre Santana
Mensagens: 6488
Registrado em: 16 Out 2014 09:03
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Mestre Santana » 22 Mar 2019 17:15

Wado escreveu:
22 Mar 2019 15:11
Bah, neste final de semana estarão meus 2 filhos e noras em casa conosco....então segunda vai bombar isso aqui com as porra toda que vou fazer pra agradar esses filha da puta !!!!!!!!!!!!!
Boa, maninho!
Nada melhor q cozinhar e comer c a família.
Geral ajudando, tomando umas geladas.
Falando merda enquanto prepara.
Dps tds na mesa, curtindo a bóia.

Lança as fotos dos tangos aqui

Debulho
Mensagens: 2569
Registrado em: 22 Out 2014 09:04
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Debulho » 28 Mar 2019 10:42

Rapaz, Wado você está de parabéns. Pratos bonitos e muito bem temperados aparentemente.

Qual ficou melhor?

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 28 Mar 2019 11:33

Wado escreveu:
28 Mar 2019 11:27
Valeu Debulho !

Vou pela opinião das noras e esposa, porque eu e meus filhos somos mais ogros pra comer, sem muita sensibilidade kkkkkkkkkkk

O salmão e bolinho de bacalhau foram as estrelas...segundo elas. O pesto caseiro e maionese caseira que acompanharam também ajudaram a dar um sabor legal nos petiscos.

Todos estes pratos são facílimos de preparar e executar...pena a safra de camarão aqui no sul ter sido ou estar sendo fraca. Camarão grande é muito caro.
Camarão aqui na Bahia ficou caro demais porque teve uma praga há um tempo e nunca mais voltou ao preço normal. Costumava comprar camarão eviscerado 51/70 (de 51 a 70 camarões por quilo) que é um tamanho bom pra risoto/moqueca por 65 a 70 reais o kg. Hoje em dia não se acha por menos de 90 reais.

Wado, meu velho, isso aí foi um verdadeiro banquete. Quem gosta de frutos do mar como eu estaria feito aí.

PS: Faltou foto da moqueca pronta. :D

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 28 Mar 2019 12:03

Ron escreveu:
28 Mar 2019 11:45
Foi a praga da mancha branca. Tenho amigos criadores e o prejuízo deles chegou aos 7 dígitos. Foi preciso secar todos os viveiros. Trouxeram técnico de fora e tudo. Aparentemente já foi resolvido, os preços aqui voltaram ao normal, comprei recentemente por 45 reais eviscerado de 20gr-22gr.

Sobre o problema:

Mancha Branca já dizimou viveiros de camarão do Ceará e do RN

Doença devastadora na criação de camarões chegou ao Nordeste há alguns anos. Síndrome não tem cura, mas é possível conviver com ela.

http://g1.globo.com/economia/agronegoci ... do-rn.html
Foi essa miséria mesmo. Aqui o preço continua nas nuvens. Houve um tempo que não se achava camarão 51/70 pra comprar em lugar nenhum. Pior que gosto muito de camarão e costumo fazer em casa, mas diminuí depois dessa elevação de preços.

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Violence » 28 Mar 2019 14:44

Não sou muito fã de frutos do mar, não. Mas camarão e esse pirão tão bonitos demais, Wado!

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 01 Abr 2019 12:31

Wado escreveu:
01 Abr 2019 11:35
...
Uma das minhas massas favoritas!

Eu fiz um risoto de funghi ontem, mas esqueci e tirar foto. Isso que dá fazer comida com fome kkkkkkkkkk

Nhoque realmente dá trabalho pra fazer. Eu fiz algumas poucas vezes, mas larguei mão.

A mineira que faz um com banana da terra em vez da batata e fica bom demais.

A mulher de um primo meu é italiana e cozinha muito bem. Ela me deu 2 dicas pra fazer o nhoque que realmente fizeram diferença.

Assar a batata em vez de cozinhar e misturar a farinha com a batata ainda quente.

Faz muito sentido, pois assando vc usa menos farinha pois a batata fica com menos água e misturar ainda quente faz a farinha cozinhar e o sabor não fica de farinha crua.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 16423
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por LeoMatosJJ » 01 Abr 2019 12:41

Zé Tempero escreveu:
01 Abr 2019 12:31
Uma das minhas massas favoritas!

Eu fiz um risoto de funghi ontem, mas esqueci e tirar foto. Isso que dá fazer comida com fome kkkkkkkkkk

Nhoque realmente dá trabalho pra fazer. Eu fiz algumas poucas vezes, mas larguei mão.

A mineira que faz um com banana da terra em vez da batata e fica bom demais.

A mulher de um primo meu é italiana e cozinha muito bem. Ela me deu 2 dicas pra fazer o nhoque que realmente fizeram diferença.

Assar a batata em vez de cozinhar e misturar a farinha com a batata ainda quente.

Faz muito sentido, pois assando vc usa menos farinha pois a batata fica com menos água e misturar ainda quente faz a farinha cozinhar e o sabor não fica de farinha crua.
Usar batata Asterix também faz diferença, ela é mais seca.

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Violence » 01 Abr 2019 12:48

LeoMatosJJ escreveu:
01 Abr 2019 12:41
Usar batata Asterix também faz diferença, ela é mais seca.
Eu gosto bastante de fazer gnocci e também prefiro a Asterix. Uma dica que aprendi no Youtube foi a de deixar a batata esfriar naturalmente (não dar choque térmico), pq assim sai ainda mais água de dentro dela e consequentemente vai ser necessária uma quantidade menor de farinha pra atingir o ponto.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 16423
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por LeoMatosJJ » 01 Abr 2019 13:39

Wado escreveu:
01 Abr 2019 13:27
Vou pesquisar sobre esta batata e ver se tem aqui nos mercados da cidade.

Creio que só em POA pra conseguir, no interior é só a batata branca aquela, que tem bem mais água...e a batata rosa, dos alemão do interior kkkk
É facil de identificar, tem a casca rosa.

Imagem

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 01 Abr 2019 14:34

Wado escreveu:
01 Abr 2019 13:25
Faz todo sentido esse lance da umidade da batata mesmo....

Sobre risoto, pena tu ter esquecido, mas aproveitando, dá umas letras aí sobre risoto.

Ta aí uma coisa que gosto muito, mas não sei fazer direito. OU erro o ponto do arroz, ou o arroz não é o certo, ou erro na quantidade ou tipo de vinho ( isso quando uso vinho ).

Enfim, se quiser dar um passo a passo e dicas, te agradeço, é um prato que tem dezenas de variações de sabor.
Risoto eu acho das coisas mais fáceis de fazer. E nem acho tão trabalhoso.

Mas tem 2 coisas importantes. Um bom caldo e esse caldo ter sal.

Porque o arroz do risoto (uso sempre arbóreo ou carnaroli) acaba pegando o sabor do caldo, assim como o sal.

Eu prefiro fazer caldo de legumes, pois acho que serve pra qualquer tipo de risoto, e acabo congelando. Uso cenoura, cebola, alho, folha de louro, pimenta do reino, sal basicamente. Cozinho uns 90min em fogo baixo e depois congelo o que sobrar pra usar depois. Com esse caldo dá pra fazer qualquer risoto, mas os de cogumelo eu cozinho o cogumelo no próprio caldo. Fica melhor.

Aí é refogar cebola e/ou alho, o arroz e depois jogar a bebida.

Normalmente se faz risoto com vinho branco, mas você pode usar qualquer bebida alcoólica (cachaça, vinho tinto). Eu uso muitas vezes cachaça, se fizer um risoto mais com a cara brasileira.

Aí vai colocando o caldo aos poucos até chegar ao ponto.

Pra não ter que ficar no fogão em caso de um jantar com convidados, eu deixo no pré-preparo, que é logo após colocar um pouco de caldo (deixando o suficiente pra absorver pra não ficar seco) e na hora de servir finalizo.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 01 Abr 2019 17:26

Wado escreveu:
01 Abr 2019 16:39
Perfeito, obrigado e ainda esta semana a noite vou fazer.

Duas perguntas mais:

1- a quantidade de vinho considerando uma porção pra 04 pessoas ( sempre fico na dúvida );

2- o sabor do risoto entra somente ao final do ponto de cozimento do arroz, ou um pouco antes pra incorporar o sabor ? Exemplo: camarão, salmão, cogumelo, tomates secos ( e finalizar com rúcula ), queijos, etc....já vi quem ponha com 75% do cozimento feito e outros só após o cozimento.
1 - eu coloco no olho Kkkkk. Mas gosto com um pouco mais. Pega alguma receita de um canal do YouTube chamado underchef que deve ter e é bom.

2 - depende do que seja. Camarão, por exemplo, eu compro com casca e uso pro caldo. E grelho o camarão antes, na mesma panela que faço o Risoto, pra pegar mais sabor no arroz e só coloco depois mesmo, na finalização, porque senão o camarão passa do ponto. O funghi, que demora mais o cozimento, coloco antes do arroz e cozinho antes um pouco. Em resumo, dependendo do que seja, se coloca antes ou ao final.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Opinião, Padão, Puime, Sagramor e 253 visitantes