Coronavirus - Topico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Darth Aparício Mocó
Contato:

Re: Coronavirus - Topico Oficial

Mensagem por Darth Aparício Mocó » 13 Ago 2021 01:39

JackmAtAll escreveu:
12 Ago 2021 10:31
Acredito que acrescentando a isso as vacinas nacionais em desenvolvimento, se 1 der certa teremos independencia do exterior na produção e ai sim controle da situação.

Mesmo com um governo terraplanista no final das contas aqui andou muito rapido.
A nossa sorte é que temos expertise de longa data em vacinologia, por conta das doenças tropicais e da nossa própria história. Eu gostaria de ver a Versamune em testes (que não é assim tão brasileira quanto o pessoal tem dito por aí...). A plataforma da Butanvac não me convence muito, mas tem uma linha de produção vantajosa.

Darth Aparício Mocó
Contato:

Mensagem por Darth Aparício Mocó » 13 Ago 2021 01:49

Garfield escreveu:
12 Ago 2021 10:32
Eu fiquei surpreso pra caralho com a europa, EUA não, é país com a população com o pensamento mais escroto e individualista do mundo, é natural ser assim.

Mas a europa, ta só tomando baile do covid, morreu muito mais gente que em países mais pobres, sistema de saude aguentou muito menos que do Brasil, Não conseguem se vacinar, não conseguem ajudar outros paises a se vacinar etc...

A autoproclamada vanguarda cultural do mundo, se provou ser muito menos vanguarda do que parecia.

Agora os EUA que sempre se proclamaram os salvadores do mundo, só fudeu o mundo na pandamia, roubou mascara testes do mundo todo, e não ajudou ninguém, agora pelo menos ta doando as vacinas que não vão usar.

Como o Kratos falou, o jogo aqui é completamente outro. Para um primeiro entendimento do porquê, o Nicolau Sevcenko tem um livrinho bem pequeno chamado "A Revolta da Vacina".

Mas eu admito que surpreendeu a nossa resistência ao discurso antivax. Não foi por falta de tentativa. Em grupo bolsonarista isso continua rolando até hoje, só que não decola.

Embora a gente já saiba que infelizmente não vai ter mais imunidade esterilizante a partir de nenhuma das vacinas hoje disponíveis, elas devem conter bastante a taxa de transmissão. Um fator somente: a infecção, quando ocorre, dura muito menos tempo.

Darth Aparício Mocó
Contato:

Mensagem por Darth Aparício Mocó » 13 Ago 2021 01:59

armlock escreveu:
11 Ago 2021 19:03
Darth,

Confesso que o intervalo entre doses foi a primeira coisa que me passou pela cabeca quando li o artigo. Mas nao achei que valia a pena misturar as coisas naquele post. Deixo para voces, da area, fazerem os comentarios :-bd

Estou curioso se o pessoal no UK vai apresentar uma curva de decaimento eventual, e caso sim, quantos meses apos as segundas doses levarao para iniciar o processo e qual o rate de decay em comparacao... Nao sigo muito de perto essa questao - ja existem estimativas de decay para cohorts com intervalos de 8, 10, (and eventual 12, +) semanas? O estudo de Birmingham mencionado faz esse tipo de comparacao para varios intervalos?

Grato!

Mestre, não sou exatamente da área, inclusive eu sofro bastante quando preciso passar os olhos por Bioestatística. :))

Mas, sim, essa questão do intervalo maior já deveria ser ponto pacífico. Só não é mais discutido porque os players principais compraram a estratégia de vacinação rápida. Isso do intervalo é uma rule of thumb antiga da vacinologia. O corpo precisa de tempo pra refinar os anticorpos e a resposta imune como um todo. O que aconteceu foi a surpresa da eficácia quase sobrenatural (bem acima do que a própria BioNTech esperava) das vacinas de mRNA. De fato, com a pandemia torando, e uma eficácia de quase 100% contra a variante de tipo selvagem, era a decisão óbvia a se tomar.

Você diz decay do título de nAbs? Até onde sei, não há dados pro intervalo mais longo. Mas esse tb é um assunto complicado, pq embora nós tenhamos presumido até aqui os nAbs como marcador ótimo (e eles têm se revelado mesmo), no médio prazo vc teria de fazer um cálculo contra a eficiência da resposta celular. Anticorpo em algum ponto acaba decaindo mesmo.

Na prática, o pessoal da Moderna p.ex. está ignorando essas questões de imunidade celular e usando o decaimento de nAbs como marcador único pra sugerir o booster. Mas isso é só pros grupos menos protegidos (idosos, imunossuprimidos).

(Sei que pode parecer jogada comercial deles, mas não me parece. O booster pro pessoal mais frágil é uma boa ideia agora.)

Boca
Contato:

Mensagem por Boca » 13 Ago 2021 10:52

Casos subindo bastante no mundo novamente...pelo menos as mortes não estão acompanhando a mesma tendência...

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 13 Ago 2021 11:44

Boca escreveu:
13 Ago 2021 10:52
Casos subindo bastante no mundo novamente...pelo menos as mortes não estão acompanhando a mesma tendência...
E a natureza reagindo a vacina, vertente delta é muito mais transmissível .
Tapirus terrestris

Darth Aparício Mocó
Contato:

Mensagem por Darth Aparício Mocó » 13 Ago 2021 17:11

Sobre imunidade coletiva:

88-90% do público do Lollapalooza estavam vacinados. Nenhuma medida de distanciamento, pouquíssimo uso de máscaras.

Apenas 203 dos cerca 385,000 foram infectados. Havia necessidade de comprovar vacinação ou teste negativo pra Covid, contudo.

Alguns poucos infectados na coorte com vacina. Dos sem vacina, 4 vezes mais chance de contrair. (Sem levar em conta a progressão da doença.)

Nenhuma hospitalização ou morte.

https://www.nbcchicago.com/news/local/2 ... s/2588834/
Editado pela última vez por Darth Aparício Mocó em 13 Ago 2021 19:36, em um total de 4 vezes.

Darth Aparício Mocó
Contato:

Mensagem por Darth Aparício Mocó » 13 Ago 2021 17:14

Outra boa notícia. Estudo rigoroso e com peer-review sobre a eficácia da AZ e Pfizer (com o nosso regime de 3 meses de intervalo) contra a Delta na Inglaterra. Queda baixíssima da eficácia.

88% de eficácia da Pfizer.

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2108891

Darth Aparício Mocó
Contato:

Mensagem por Darth Aparício Mocó » 13 Ago 2021 17:17

E vejam que uma dose da Pfizer ainda segura 48%... Abaixo do mínimo requerido pela OMS, mas ainda assim próximo da Sinovac.

galo
Contato:

Mensagem por galo » 13 Ago 2021 19:30

Darth Aparício Mocó escreveu:
13 Ago 2021 17:17
E vejam que uma dose da Pfizer ainda segura 48%... Abaixo do mínimo requerido pela OMS, mas ainda assim próximo da Sinovac.
Quase não posto aqui, mas acompanho quase que diariamente as postagens desse tópico principalmente pra ler as mensagens do Darth. Parabéns meu amigo, suas informações colocam uma luz no obscurantismo que virou essa doença principalmente por conta da politização da mesma. Suas mensagens tinham que ter um alcance maior para abrir as mentes dos que são manipulados pelas fake news. Esse forum anda muito estranho, vejo agressões gratuitas entre usuários, falta de respeito predominando e suas postagens como já dito é o que anima vir aqui (ainda). Continue postando...
By the way, eu e minha esposa tomamos a primeira dose da Pfizer, ambos 44 anos, tomamos em junho. Essa semana o covid chegou em casa. Minha filha de 11 anos foi brincar na casa de um casal de primos da mineira que são médicos e uma daa filhas do casal estava infectada. Minha menina sentiu os sintomas na sexta passada, um episódio de febre apenas, dor de garganta e dor no corpo. Perdeu o olfato e hoje está bem melhor com pouci de dor de garganta e dor no corpo apenas. Minha esposa teve uma dor de cabeça que não passava com nenhum remédio e eu uma diarréia persistente. Minha esposa e filha fizeram o teste, eu preferi não fazer mas certeza que me contaminei tb....Passei uma semana do cão por conta da filha, mas eu e minha esposa só passamos incolumes por conta da primeira dose...santa vacina...

Specter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Specter » 13 Ago 2021 20:52

galo escreveu:
13 Ago 2021 19:30
Quase não posto aqui, mas acompanho quase que diariamente as postagens desse tópico principalmente pra ler as mensagens do Darth. Parabéns meu amigo, suas informações colocam uma luz no obscurantismo que virou essa doença principalmente por conta da politização da mesma. Suas mensagens tinham que ter um alcance maior para abrir as mentes dos que são manipulados pelas fake news. Esse forum anda muito estranho, vejo agressões gratuitas entre usuários, falta de respeito predominando e suas postagens como já dito é o que anima vir aqui (ainda). Continue postando...
By the way, eu e minha esposa tomamos a primeira dose da Pfizer, ambos 44 anos, tomamos em junho. Essa semana o covid chegou em casa. Minha filha de 11 anos foi brincar na casa de um casal de primos da mineira que são médicos e uma daa filhas do casal estava infectada. Minha menina sentiu os sintomas na sexta passada, um episódio de febre apenas, dor de garganta e dor no corpo. Perdeu o olfato e hoje está bem melhor com pouci de dor de garganta e dor no corpo apenas. Minha esposa teve uma dor de cabeça que não passava com nenhum remédio e eu uma diarréia persistente. Minha esposa e filha fizeram o teste, eu preferi não fazer mas certeza que me contaminei tb....Passei uma semana do cão por conta da filha, mas eu e minha esposa só passamos incolumes por conta da primeira dose...santa vacina...
Muito bacana a mensagem. É bem por aí.

Lixo da imprensa só quer causar o caos. Tenho acompanhado as notícias por aqui mesmo. Melhoras pra vc e sua família 🙏🙏🙏
[img]https://i.imgur.com/828it48.png[/img]

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 13 Ago 2021 21:11

Specter escreveu:
13 Ago 2021 20:52

Lixo da imprensa só quer causar o caos. Tenho acompanhado as notícias por aqui mesmo. Melhoras pra vc e sua família 🙏🙏🙏
Cara, não dá pra generalizar a mídia como sendo inteira ruim.

Por exemplo, ao longo da pandemia cansei de ver aquela Natália Pasternak dando entrevistas e participando de diversos programas, sempre com o intuito de esclarecer e simplificar a linguagem científica para muitos.

Onde que vimos um cientista tendo tanta exposição na mídia?

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 13 Ago 2021 22:26

LAWYER escreveu:
12 Ago 2021 10:02
Sempre bom te "ver" por aqui...

Tomei a segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz ontem. Zero efeito colateral, só a dor local no braço como da primeira dose. Feliz por ter chegado aqui, triste pelos que não tiveram essa oportunidade. Perdi muitos, muitos amigos e conhecidos...
Ditto... Sempre bom ouvir de ti.
Tambem nao tive praticamente nenhum efeito quando tomei a segunda dose da Moderna. Minha mulher me achou morno na segunda noite, eu nao achava.. dai no tira teima ela me tacou o termometro e mediu 37 graus... se ela nao tivesse medido eu nem saberia da ligeira febre. Noticias de Alm?
13 Ago 2021 01:59
Mestre, não sou exatamente da área, inclusive eu sofro bastante quando preciso passar os olhos por Bioestatística. :))

[SNIP ...]

Você diz decay do título de nAbs? Até onde sei, não há dados pro intervalo mais longo. Mas esse tb é um assunto complicado, pq embora nós tenhamos presumido até aqui os nAbs como marcador ótimo (e eles têm se revelado mesmo), no médio prazo vc teria de fazer um cálculo contra a eficiência da resposta celular. Anticorpo em algum ponto acaba decaindo mesmo.

[SNIP ...]

(Sei que pode parecer jogada comercial deles, mas não me parece. O booster pro pessoal mais frágil é uma boa ideia agora.)
Heh... sendo da area ou nao, tu les bem mais artigos que eu. Eu tento me manter atualizado, mas soh nas horas livres, que nao sao muitas.

Sim, os anticorpos tem que decair com o tempo, quase que por definicao funcional. Se o que voce chama de resposta celular se refere a acao dos T-Cells, eh exatamente um dos pontos que estou tentando entender melhor. Nao achei ate agora nada relacionando o comportamento das mesmas com a passagem do tempo em relacao especifica ao covid. Se tu tiveres ou vieres a ler algum artigo sobre assunto, uma referencia sera bem vinda.

Quanto ao booster, ja foi liberado por aqui para o pessoal em tratamentos que compromentem o systema imunologico (cancer, HIV, transplantes). Creio que a populacao de 60+ sera incluida em breve, pela resposta imunologica geralmente ser mais baixa. Realmente nao vejo problemas. Creio que com o tempo teremos vacinas que incorporem covid+flu anualmente, inclusive a Moderna ja anunciou que esta em desenvolvimento.

Cheers! :hi:
ps: Boa essa recomendacao do livreto "A Revolta da Vacina". Li esse sabado, durante o cafe da manha. Nao conhecia a historia. Muito interessante.
Editado pela última vez por armlock em 14 Ago 2021 20:46, em um total de 4 vezes.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

galo
Contato:

Mensagem por galo » 13 Ago 2021 22:46

Specter escreveu:
13 Ago 2021 20:52

Valeu meu amigo. Tudo de bom pra vc também!!!

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 14 Ago 2021 20:36

Governo libera 2ª dose da Pfizer em quem tomou AstraZeneca; isso é seguro?

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias ... copiaecola

O motivo pra fazerem é óbvio e simplesmente ridículo. Incompetência pura. Lembro que a orientação inicial do MS para os estados e municípios era para guardar as doses de AZ para a 2ª aplicação.

Depois mudaram a orientação, dizendo que era pra aplicar tudo como 1ª dose, que garantiam a disponibilidade futura para as segundas doses. Não duvido nem um pouco que a mudança tenha sido pra inflar os números de vacinados.

Aí agora vem com essa, que com certeza é porque deixaram faltar vacinas da AZ.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 14 Ago 2021 20:40

13 Ago 2021 01:12
Valeu, mestre Specter. Eu sou só um semileigo, ou nem isso. Minha formação é quase toda em Literatura e idiomas estrangeiros, mas eu calhei de começar a trabalhar com Biomédica há uns quase 10 anos, e a área mais quente hoje são justamente as imunoterapias. Ossos do ofício, tive que aprender alguma coisa, na marra mesmo...
Queiroga diz que intervalo entre doses da Pfizer será reduzido em setembro

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias ... copiaecola

Responder