Rapaz, eu acho que é um custo que tem que existir. Absolvição sumária iria virar porta de saída pra bacana em dois segundos no Brasil.Leeo escreveu:Você está certo, segundo o sistema judiciário brasileiro, mas pense comigo:
Quanto isso vai custar pro estado ?
Um juiz vai perder um dia todo numa merda de um juri desse, efetivo policial vai ser utilizado, promotor vai perder o dia todo nisso, 7 caras vão ter que faltar aos seus trabalhos pra isso (fora os dispensados), etc...
Pra que ?
Nosso judiciário é uma piada, cheio de almofadinhas escrotos querendo aparecer. Não há necessidade nenhuma de um juri nesse caso.
Obviamente que o advogado que irá defende-lo é alguém gabaritado e conhecido, mas se esse fato acontecesse com um Zé, os jurados só iriam dar ouvidos pra teste do MP e nem ouviriam o defensor direito, sei disso pq já fui em vários juris e o que mais tem é jurado dormindo.
É o custo do Estado democrático de direito, não tem pra onde fugir, isso não é uma exclusividade do processo penal brasileiro.
Discordo veementemente se acontecesse com um pobre coitado seria diferente. Júri não sai condenando qualquer um por qualquer coisa. A cítica que existe é justamente por absolverem demais sem nenhum conhecimento técnico e sem necessidade de motivação.
Não sei onde você acompanha esses júris mas aqui no RJ tenho muito contato com o MP por motivos profissionais e inúmeros analistas, técnicos, estagiários...O povo todo de lá. Já vi o próprio pessoal do MP pedir absolvição, já vi inúmeras acusações mal feitas por ninguém acreditar que cabia condenação. No geral, o pessoal é bem tranquilo, tem sempre uns promotores meio doidos mas tá longe de ser a regra.