Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
jcneto89
Mensagens: 1128
Registrado em: 20 Nov 2014 12:03
Contato:

Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por jcneto89 » 05 Ago 2019 18:59

dgm_nrt escreveu:
JC eu tbm não tenho espaço, moro em um AP de 47m²! kkkkk
Mas to usando meu fogão, brasso com 2 bocas ligadas pra dar conta da panela (Panela de 32L) pra fazer lotes de 20L.
De todas que fiz a Weiss e a APA ficaram sensacionais, as outras ainda passando por ajustes.
Esse breja da Zalaz ainda não experimentei, sabe onde posso encontrar?
Só na fonte ou eles distribuem em algum lugar?
Caralho, bicho! Parabéns aí pela iniciativa. Tá tranquilo de encontrar Zalaz nos e-commerces, principalmente Hoppack.com.br e hoppi.com.br.
Abraço!
Editado pela última vez por jcneto89 em 05 Ago 2019 18:59, em um total de 1 vez.

jcneto89
Mensagens: 1128
Registrado em: 20 Nov 2014 12:03
Contato:

Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por jcneto89 » 05 Ago 2019 19:13

Montfort escreveu:Uma coisa que me desanimou deverás foi essa "vilanização" da cerveja artesanal, acompanhada por uma explosão inflacionária de algumas marcas, relativamente novas. Cervejaria Dogma: preço de cerveja belga (na minha região, gira em torno de 45 reais por lata de 473ml). Já "dei chances" a várias rótulos desta marca, sendo a Hop Lover e Mosaic Lover grandes decepções. Na minha opinião, desequilíbrio é a palavra certa para descrever estas duas. "Quanto mais lúpulo, melhor" nem sempre dá certo. Minha grana não pegam nunca mais.

Outra cervejaria que mais se preocupa com a estilização das latas é a Everbrew. Na mesma pegada da Dogma, só latas acima de 35 reais. Aqui cabe duas observações: o chope Everipa é muito bom. Bem acima da média nacional e uma virtude para o meu paladar, que é o malte de dulçor médio, casando muito bem com o cítrico dos lúpulos de aroma e sabor. Não provei a garrafa e, provavelmente, não o farei devido ao preço. Já a EverMex, uma imperial stout carregada no calor de pimentas, foi, e com ampla margem, a PIOR cerveja que tomei na vida. Bem poderia se chamar "nada a ver". Peguei ar.

Outro ar violento que estoquei foi da cervejaria Dádiva, e nunca provei um rótulo sequer. Aqui, quando tem, é coisa de 45, 50 reais nessas porras de garrafa com rolha. Cerveja nacional quando tenta copiar os estilos belga só o consegue no preço. Todas as linhas "reserva" que provei não se comparam a complexidade de uma belga legítima, mas no preço eles arrocham sem dó. Dádiva, só se for presente.

Soltando o ar... Numa recente viagem ao Chile, tomei a que considero até o presente a melhor cerveja da minha vida. Foi em Viña del Mar, num bar especializado em cervejas ("Club de Cervezas", assim mesmo, sem rodeios, kkkk) artesanais que conheci a West Coast IPA da cervejaria Hasta Pronto. Apesar do Chile ser um país caro pra diabo, valeu a pena demais a viagem só por esta experiência. Posso afirmar que meu paladar encontrou o equilíbrio perfeito entre malte, lúpulos de aroma e de sabor, adstringência, carbonatação, retrogosto, amargor... Simplicidade 10/10, igual comida de mãe feita no fogão a lenha. Recomendo fortemente. P.S.: Comida horrível.
Bicho, tua análise é o reflexo do q tá acontecendo com a maioria das cervejarias q querem surfar no hype das artesanais. Desisti de Dogma e afins faz tempo. Fora o preço extorsivo, é tudo igual, com a mesma base, trocando só a lupulagem.

Fora isso, tá se formando uma cena geek, q é fresca pra caralho. Galera extremamente vaidosa e pau no cu. Comentei isso recentemente com uns confrades. Tá ficando chato e inviável beber craft. So vale à pena, dividindo os custos. Fazemos isso por aqui e tá compensando bastante.

Agora, é preciso ser dito: nenhuma escola cervejeira é tão difícil de emular qto a belga. Não é mal só do Brasil. Raríssimas cervejarias fora daquela região sabem trabalhar bem as características do fermento. Glra erra demais a mão.

Sobre as chilenas, uma cervejaria sensacional é a Granizo. Mta coisa boa, principalmente com uso de barril e Bretta.
Abraço!

jcneto89
Mensagens: 1128
Registrado em: 20 Nov 2014 12:03
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por jcneto89 » 05 Ago 2019 19:18

BMdC escreveu: Concordo plenamente com você em relação a sazonalidade das cervejas da Zalaz. Vou guardar essa, e se conseguir achar uma Doppelbock deles com figo que muita gente me falou que é maravilhosa.

Zalaz é ponto fora da curva, mas tb quero muito ir pra Machado MG na fábrica da 3 Orelhas, no Mondial daqui de SP bebi a Belga Boogie que eles fizeram em colab com a Infected Brewing que tava ótima.

Muito obrigado amigo, abraço!!
Figo & Flor a doppelbock. To com ela em casa. Tomarei assim q possível.
Fiquei curioso com essa da 3 orelhas. Por pouco, n peguei na última compra, mas, como ficou a indicação, vou procurá-la.
Abraço!

jcneto89
Mensagens: 1128
Registrado em: 20 Nov 2014 12:03
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por jcneto89 » 05 Ago 2019 19:20

gnomo escreveu:Algumas das minhas ultimas cervejas:
Imagem
DKML
Não é bem uma cerveja. A classificação é de Licor de cerveja. O sabor é idêntico de um burbon só que mais brando. E a pegada não é tão forte. Vale a pena a experiência.

Imagem
Stone mocha IPA
Muito boa. Bera diferente. Com ótima drinkabilidade.
Notas típicas das sotuts como café, cacau, avelã, caramelo junto com notas de IPA como toranja e Pinho.

Imagem
Bourbon barrel-aged arrogant bastard
Cerveja para se degustar de vagar. Tem uma pegada forte do álcool. Bem complexa. Não faz muito meu estilo. Acheei a pegada do álcool muito forte apesar deste estar bem inserido no conjunto
Notas de frutas negras, frutas secas, madeira, baunilha.

Imagem
De Molen Hemel & Aarde
Ótima Bera. Mas não é para se beber muito gelado. Ela se mostra após a temperatura subir um pouco.
Notas de malte torrado, defumado, chocolate, frutas negras e cacau.
A drinkabilidade para o estilo é boa.
Ta bebendo mal, hein, amigo!?

Só pancada!

BMdC
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jan 2017 15:11
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por BMdC » 05 Ago 2019 21:16

dgm_nrt escreveu:
05 Ago 2019 13:43
Obrigado BMdC!
Opa, tamo junto!!

jcneto89
Mensagens: 1128
Registrado em: 20 Nov 2014 12:03
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por jcneto89 » 05 Ago 2019 22:23

SUICIDAL escreveu:Caramba,

Eu parei quase que 100%, tô só na serramalte, petra e na Heineken. Indicam mais alguma nestes parâmetros?

Soube que a proibida era boa.
Nessa pegada, gosto das eisenbahn e acho a Cacildis muito honesta. Num patamar um pouco acima, é fácil conseguir Tupiniquim, Dama e Bamberg, q vão entregar ótimos resultados por preços bem competitivos.

Abraço!

Avatar do usuário
ILmagustoLI
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 475
Registrado em: 14 Jun 2014 19:37
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por ILmagustoLI » 05 Ago 2019 23:44

Vira e mexe passo para dizer: bodebrown é foda!!! Tá vindo mais uma leva de atomga pão de mel aí!!! Eita coisa boua

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 7960
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Montfort » 06 Ago 2019 08:23

jcneto89 escreveu:
05 Ago 2019 19:13
Bicho, tua análise é o reflexo do q tá acontecendo com a maioria das cervejarias q querem surfar no hype das artesanais. Desisti de Dogma e afins faz tempo. Fora o preço extorsivo, é tudo igual, com a mesma base, trocando só a lupulagem.

Fora isso, tá se formando uma cena geek, q é fresca pra caralho. Galera extremamente vaidosa e pau no cu. Comentei isso recentemente com uns confrades. Tá ficando chato e inviável beber craft. So vale à pena, dividindo os custos. Fazemos isso por aqui e tá compensando bastante.

Agora, é preciso ser dito: nenhuma escola cervejeira é tão difícil de emular qto a belga. Não é mal só do Brasil. Raríssimas cervejarias fora daquela região sabem trabalhar bem as características do fermento. Glra erra demais a mão.

Sobre as chilenas, uma cervejaria sensacional é a Granizo. Mta coisa boa, principalmente com uso de barril e Bretta.
Abraço!
Entendo que a substituição tributária do ICMS mata muita micro "no ninho", mas rótulos a partir de 30 conto não sei se é a solução, principalmente com concorrentes como a Tupiniquim e Colorado.

Cerva belga não se emula, mas os caras insistem nessa pegada com preços escorchantes. Podem ter todo o know how e principais insumos, se não tiver a levedura - e não tem! - é só promessa. Daí tentam conseguir complexidade com envelhecimento, o que eleva ainda mais o preço, não raro, mais caro que as próprias... =))

No Chile bom mesmo era o supermercado. Tripel Karmeliet (750ml) por 36 reais, entre outras tantas. Era breja boa todo dia. Até arrisquei nessa aqui:

Imagem

Não é meu tipo de cerveja de jeito nenhum, mas lá foi 6,500 pesos (+- 38 reais); aqui é 130 bonoros.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 7960
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Montfort » 06 Ago 2019 08:28

SUICIDAL escreveu:
05 Ago 2019 22:40
Me falaram da cacildis, mas pelo nome eu pensei que seria fuleragem, vou ver se encontro.
Cacildis virou cerveja de prateleira depois que a Petrópolis passou a produzir. Quando era "craft" não tomei nenhuma. Comprei algumas e repeti a dose, preço honesto. Parei de tomar pq meu paladar é intolerante com açúcar; quando o dulçor do malte começou a se sobressair, voltei p/ Heineken.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

carodrigues
Mensagens: 969
Registrado em: 14 Set 2017 16:43
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por carodrigues » 06 Ago 2019 08:54

Cerveja é foda porque eu não sei apreciar, no sentido de degustar calmamente, sentir as nuances e tal, então pra mim não vale a pena pagar caro numa garrafa que vai embora rápido. Por isso geralmente só bebo Heineken, Serra Malte ou até essa Petra que tem vindo num preço bom.

dgm_nrt
Mensagens: 493
Registrado em: 03 Out 2014 15:37
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por dgm_nrt » 06 Ago 2019 15:10

jcneto89 escreveu:
05 Ago 2019 18:59
Caralho, bicho! Parabéns aí pela iniciativa. Tá tranquilo de encontrar Zalaz nos e-commerces, principalmente Hoppack.com.br e hoppi.com.br.
Abraço!
Obrigado JC!
Vou dar uma olhada nesses e-commerces citados!

gnomo
Mensagens: 283
Registrado em: 12 Out 2014 21:17
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por gnomo » 06 Ago 2019 15:29

jcneto89 escreveu:
05 Ago 2019 19:20
Ta bebendo mal, hein, amigo!?

Só pancada!
Na verdade, postei as que valem a pena mesmo.

gnomo
Mensagens: 283
Registrado em: 12 Out 2014 21:17
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por gnomo » 08 Ago 2019 15:11

jcneto89 escreveu:
05 Ago 2019 19:13
Bicho, tua análise é o reflexo do q tá acontecendo com a maioria das cervejarias q querem surfar no hype das artesanais. Desisti de Dogma e afins faz tempo. Fora o preço extorsivo, é tudo igual, com a mesma base, trocando só a lupulagem.

Fora isso, tá se formando uma cena geek, q é fresca pra caralho. Galera extremamente vaidosa e pau no cu. Comentei isso recentemente com uns confrades. Tá ficando chato e inviável beber craft. So vale à pena, dividindo os custos. Fazemos isso por aqui e tá compensando bastante.

Agora, é preciso ser dito: nenhuma escola cervejeira é tão difícil de emular qto a belga. Não é mal só do Brasil. Raríssimas cervejarias fora daquela região sabem trabalhar bem as características do fermento. Glra erra demais a mão.

Sobre as chilenas, uma cervejaria sensacional é a Granizo. Mta coisa boa, principalmente com uso de barril e Bretta.
Abraço!
Vou discordar dos nobres colegas.
Todas as cervejas da Dogma que provei, achei acima da média (A Rizoma e a Cafuza são excelentes). O preço é caro mesmo, mas a qualidade compensa. Principalmente nas que são utilizados muito lúpulo, o preço tende a ser caro mesmo.
Minha visão é que o mercado cervejeiro do Brasil foi invadido por uma quantidade enorme de micro cervejarias. Com isto, existe muita cerveja mais ou menos ou até ruim.
Apesar de do estilo IPA ser um dos meus favoritos ( e suas variantes AIPA, NEIPA, etc), cansei um pouco, pois praticamente todo bar que vou, a maioria das torneiras são IPAs. E muitas, com IPAs regulares, mal feitas e sem qualidade. Cansa um pouco.
Portanto quando vejo cervejarias como a Dogma, Seasons, etc que investem em qualidade, não acho ruim pagar um pouco mais. O problema que acho é pagar 15, 20 reais em uma artesanal bem mais ou menos.
Não que não existam cervejas nacionais com preço justo e boas, mas não acho ruim quando tem cervejarias que fazem um trabalho diferenciado.

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 7960
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Montfort » 08 Ago 2019 22:13

gnomo escreveu:
08 Ago 2019 15:11
Vou discordar dos nobres colegas.
Todas as cervejas da Dogma que provei, achei acima da média (A Rizoma e a Cafuza são excelentes). O preço é caro mesmo, mas a qualidade compensa. Principalmente nas que são utilizados muito lúpulo, o preço tende a ser caro mesmo.
Colorado Vixnu, 15 reais; Tupiniquim Citrus Bomb, 20 reais; Delirium Argentum (para enfiar o pé na jaca), 38 reais... Dogma Mosaic Lover, 45 reais. E não acho melhor que nenhuma das brasileiras citadas.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

jcneto89
Mensagens: 1128
Registrado em: 20 Nov 2014 12:03
Contato:

Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por jcneto89 » 09 Ago 2019 12:44

Essa “técnica” de sapecar lúpulo é conhecida pra esconder defeito e elevar o preço. Pegam uma base extremamente simples pra todas as cervejas e só fazem mudar a lupulagem, aproveitando essa loucura q a glra tem pra experimentar todos os lançamentos. O negócio é tão na cara dura q a Dogma ficou conhecida como uma cervejaria caça níquel por conta da série single hop. Não existe consistência alguma entre os lotes. Isso qdo sai lote novo de cerveja antiga. O reflexo maior da queda é q nem no TapRoom deles as brejas small batch tem saída e os caras estão precisando fazer promoção direto pra esvaziar o estoque.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: lethalshot, Pavão e 103 visitantes