Estudo/Carreira - Programação

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Arbiter
Contato:

Re: Estudo/Carreira - Programação

Mensagem por Arbiter » 11 Fev 2016 15:07

dreamate escreveu:Certo. Vou deixar um pouco de lado então a linguagem. Eu fiz um mini curso de lógica mas nunca pratiquei muito. Estou procurando um bom livro para seguir agora. Vou seguir os conselhos do pessoal do fórum pois foi este o objetivo de abrir o tópico. É muito bom poder contar com você e com todos os outros que responderam ao tópico.

Achei um livro que aparentemente parece muito completo: http://www.saraiva.com.br/fundamentos-d ... 73065.html

Pensei também em pegar um livro da minha instituição que ensina lógica com java (já que irei trabalhar com Java durante o curso seria interessante não me desvincular dela).

Eu estava um tanto quanto afoito pois já tenho 26 anos e o tempo pesa bastante pra mim que ainda não domino nada, por este motivo estava querendo dar um passo mais largo do que consigo.

Dreamate

Um conselho clichê mas que ao menos para mim foi um ponto importante é aprender inglês nem que seja só leitura.

Tem muito material em inglês com qualidade superior ao que temos aqui.

Além disso aprenda o básico do linux para usar o terminal sem medo e ferramentas como git/github que são uma mão na roda e fazem diferença.

Vou deixar a dica de um livro que eu usei um tempo atrás e achei bacana (em inglês)

http://www.amazon.com.br/Exercises-Prog ... 1680501224
"O segundo lugar fede"

El Capo
Contato:

Mensagem por El Capo » 11 Fev 2016 18:02

Estava precisando muito desse tópico, pretendo ingressar na faculdade nessa área esse ano, já me ajudou em alguns pontos.

Depois deixo minhas duvidas aqui.
"Don’t be scared homie" - Nick Diaz

VSF

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 11 Fev 2016 18:11

Kendrick escreveu:Acompanhando e aproveitando o tópico, seguinte:

Trabalho com TI há varios anos, sempre na área de suporte, sendo analista nesse momento. Sempre me interessei por programação mas nunca fui muito a fundo, mas tenho uma noção de lógica de programação. Estou pretendendo ainda esse ano (nesse semestre) começar um tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas, pois quero mudar de foco, já não estou aguentando mais a área de suporte. Vejo que a grande parte de desenvolvedores se formaram ou estão se formando em Sistemas de informação. Primeiro: pro pessoal mais experiente, que dicas dão pra alguém que vai começar a estudar, como eu? Como escolher a linguagem de programação e etc?
Segundo: Qual a diferença básica entre alguém que é formado em análise e desenvolvimento e sistemas de informação? O que é melhor pro mercado?
Se vc tem noção de programação eu acho interessante começar a aprender alguma linguagem/plataforma em especifico.

Sei lá, pega um .NET, PHP e outras linguagens mais sossegadas e vai treinando, fazendo programas e tal.

Mas será uma longa caminhada, vc terá que aprender uma série de coisas como BD, HTMl, Javascritp, jquery, comunicação de redes e a especificidade da linguagem/plataforma.

Boa pergunta, e sou formado em sistemas de informação. :))

Se tudo der certo esse ano vou começar a lecionar algum curso sobre desenvolvimento. =p~
Tapirus terrestris

Kendrick
Contato:

Mensagem por Kendrick » 11 Fev 2016 18:35

Jackman escreveu:Se vc tem noção de programação eu acho interessante começar a aprender alguma linguagem/plataforma em especifico.

Sei lá, pega um .NET, PHP e outras linguagens mais sossegadas e vai treinando, fazendo programas e tal.

Mas será uma longa caminhada, vc terá que aprender uma série de coisas como BD, HTMl, Javascritp, jquery, comunicação de redes e a especificidade da linguagem/plataforma.

Boa pergunta, e sou formado em sistemas de informação. :))

Se tudo der certo esse ano vou começar a lecionar algum curso sobre desenvolvimento. =p~
Muito obrigado pelas dicas!

Tenho uma noção em PHP e Java, programei alguma coisa quando fiz o técnico. Tenho noção de BD também e HTML. Então acho que não vou tão cru assim pra faculdade :))

Eu também tava muito precisando de um tópico desses. Várias duvidas minhas já se foram.

dreamate
Contato:

Mensagem por dreamate » 11 Fev 2016 18:46

Boa noite senhores. Primeiramente muito obrigado por responderem ao tópico, está sendo de grande ajuda!

Analisei todos os comentários e tracei um roteiro. Aguardo opiniões, estou disposto a alterar tudo caso seja necessário.

Primeiro: Ler um livro de lógica voltada para computação e fazer todos os exercícios.
Segundo: Ler um livro sobre estrutura de dados e fazer todos os exercícios.
Terceiro: Ler um livro de C e fazer todos os exercícios (Aqui vêm a dúvida: C, Visual Basic ou Pascal?)
Quarto: Ler um livro de C++ e fazer todos os exercícios.

Depois do quarto passo pretendia escolher uma linguagem para ficar um tempo nela. Acredito que vou ter a base necessária que foi aconselhado neste tópico após o quarto passo para seguir uma linguagem específica, ou faltou alguma coisa ?

No meu ponto de vista, após o quarto passo poderei escolher o que quiser, seja WEB, Mobile ou seja lá o que for. Tenho convicção que depois de terminar com calma o quarto passo eu terei mais facilidade para aprender as tecnologias, estou certo ?

Espero a opinião de vocês com relação a todo o roteiro! Aceito sugestões/mudanças.

Muito obrigado a todos!
“O pastor tem o dever de levar diariamente suas reses ao rio, mas beber ou não da água dependerá do próprio animal.” (Masutatsu Oyama)

ViolentFunky
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por ViolentFunky » 11 Fev 2016 19:43

Valeu Jackman e outros q sanaram minha duvida.

Estou no mesmo barco do Kendrick só q sou mais cru rs.
Pretendo fazer um curso de ADS de 3 anos. Estou vendo a facul,tinha passado 2 vezes na FATEC em SP. Optei em estudar na USP Geografia. Tive alguns problemas pessoais e tranquei. Não tenho mto tempo pra prestar pública dnovo,pique de vestibular e etc. Por outro lado,fora Mackenzie e Puc,o resto (as Unis da vida)me dão um pouco de calafrios.
Oq faz mto sentido,como salientou o jackman é q é uma área q se transforma,em um tempo muito curto e o aluno é mto mais responsável pela construção do conhecimento que a faculdade. Isso conforta um pouco.
Não escondo que quero ganhar dinheiro. Meu pai trabalha na área há mais de 20 anos então tem um Q.Izinho aí que pode ser útil.
Longboard Crew\\Boxe Mt.A: O mundo é diferente da ponte pra cá.Reverb&Destroy

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 11 Fev 2016 19:53

http://www.tiobe.com/index.php/content/ ... index.html
Esse site da uma ideia das linguagens mais utilizadas no mundo. C e Java ficam sempre brigando pelo primeiro lugar...

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 11 Fev 2016 20:26

atualmente eu estou "por fora" do mercado.

tenho trabalhado com tecnologia SAP, a única programação que eu vejo é ABAP eheh. Estou me especializando em SAP BW e BPC voltado principalmente para aplicações na área de finanças e auditoria. Logo logo começarei a mexer com data discovery tambem.

entretanto, quando comecei a trabalhar com isso eu nem tinha ouvido falar nessa tecnologia e não sabia o que era BI ehehhe. Modéstia a parte, em 3 anos e pouco na área me considero num nível muito bom. Antes eu tinha trabalhado num projeto da universidade com Jquery e aprendi na marra também, antes disso eu programava métodos numéricos na linguagem C e alguma coisinha em Fortran.

Tecnicamente, eu elencaria os seguintes pontos para se estudar:
-base de lógica de programação
-estrutura de dados
-banco de dados
-Orientação a Objetos (aqui de quebra voce pode aprender uma linguagem de programação - que é o ferramental-)

Mais importante que a parte eu considero as características pessoais:
-curiosidade
-capacidade de abstração
-gostar de resolver problemas
-humildade para reconhecer os defeitos/fraquezas
- Absorver conhecimento "por osmose" da galera mais experiente. digo por osmose porque as pessoas não vão te dar aula... voce tem que pegar as coisas por observação, deve filtrar o que é importante e o que pode agregar à tua carreira.

uma característica que eu tenho é que eu demoro a pedir ajuda, não é teimosia é que o cérebro tem que ser estimulado a aprender sozinho. Ano passado eu passei alguns meses tendo que aprender umas soluções que eram mantidas por contratados com ANOS de experiência, o que eu fiz? Fucei os códigos e ficava BATENDO VALOR entre as tabelas para entender como as coisas funcionavam, nessa brincadeira, cheguei até a encontrar erros nos programas.
Teria uma passagem de conhecimento formal, mas eu sempre achei isso insuficiente, voce só aprende botando o cérebro pra funcionar, o aprendizado é ativo.
Editado pela última vez por YAMAZAK1 em 11 Fev 2016 21:13, em um total de 2 vezes.

Mago
Contato:

Mensagem por Mago » 11 Fev 2016 20:57

YAMAZAK1 escreveu:atualmente eu estou "por fora" do mercado.

tenho trabalhado com tecnologia SAP, a única programação que eu vejo é ABAP eheh. Estou me especializando em SAP BW e BPC voltado principalmente para aplicações na área de finanças e auditoria. Logo logo começarei a mexer com data discovery tambem.

entretanto, quando comecei a trabalhar com isso eu nem tinha ouvido falar nessa tecnologia e não sabia o que era BI ehehhe. Modéstia a parte, em 3 anos e pouco na área me considero num nível muito bom. Antes eu tinha trabalhado num projeto da universidade com Jquery e aprendi na marra também, antes disso eu programava métodos numéricos na linguagem C e alguma coisinha em Fortran.

-estrutura de dados
-banco de dados
-Orientação a Objetos (aqui de quebra voce pode aprender uma linguagem de programação - que é o ferramental-)

-curiosidade
-capacidade de abstração
- Absorver conhecimento "por osmose" da galera mais experiente. digo por osmose que as pessoas não vão te dar aula... voce tem que pegar as coisas por observação mesmo, filtrar o que é importante e o que pode agregar para voce.

uma característica que eu tenho é que eu demoro a pedir ajuda, não é teimosia é que o cérebro tem que ser estimulado a entender a aprender sozinho. Ano passado eu passei alguns meses tendo que aprender umas soluções que eram mantidas por contratados com ANOS de experiência, o que eu fiz? Fucei os códigos e ficava BATENDO VALOR entre as tabelas para entender como as coisas funcionavam, nessa brincadeira, cheguei até a encontrar erros nos programas.
Teria uma passagem de conhecimento formal, mas eu sempre achei isso insuficiente, voce só aprende botando o cérebro pra funcionar mesmo, o aprendizado é ativo.
Eu faço a mesma coisa

dreamate
Contato:

Mensagem por dreamate » 11 Fev 2016 22:06

YAMAZAK1 escreveu:atualmente eu estou "por fora" do mercado.

-estrutura de dados
-banco de dados

-curiosidade
-capacidade de abstração
- Absorver conhecimento "por osmose" da galera mais experiente. digo por osmose porque as pessoas não vão te dar aula... voce tem que pegar as coisas por observação, deve filtrar o que é importante e o que pode agregar à tua carreira.

uma característica que eu tenho é que eu demoro a pedir ajuda, não é teimosia é que o cérebro tem que ser estimulado a aprender sozinho. Ano passado eu passei alguns meses tendo que aprender umas soluções que eram mantidas por contratados com ANOS de experiência, o que eu fiz? Fucei os códigos e ficava BATENDO VALOR entre as tabelas para entender como as coisas funcionavam, nessa brincadeira, cheguei até a encontrar erros nos programas.
Teria uma passagem de conhecimento formal, mas eu sempre achei isso insuficiente, voce só aprende botando o cérebro pra funcionar, o aprendizado é ativo.

Grato por compartilhar tais informações!

Já comecei a colocar em prática meus objetivos de estudo em busca de uma base sólida.

Reservei 3 horas para ler 1 capítulo por dia de cada matéria. Mais uma hora para resolução dos exercícios.

Em paralelo (uma hora para cada):

- Estou fazendo um curso de inglês (como aconselhado neste tópico)
- Estou lendo o livro Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação (afinal, se vamos ter uma base sólida, vamos até a raiz do problema)
- Estou lendo Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programas de Computadores

Depois que terminar o livro de algoritmos, passo para um livro de C. Terminando, vou pegar um livro de Fundamentos de POO, em seguida inicio o estudo em C++.

Estou no caminho certo ?
“O pastor tem o dever de levar diariamente suas reses ao rio, mas beber ou não da água dependerá do próprio animal.” (Masutatsu Oyama)

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 11 Fev 2016 22:37

dreamate escreveu:Grato por compartilhar tais informações!

Já comecei a colocar em prática meus objetivos de estudo em busca de uma base sólida.

Reservei 3 horas para ler 1 capítulo por dia de cada matéria. Mais uma hora para resolução dos exercícios.

Em paralelo (uma hora para cada):

- Estou fazendo um curso de inglês (como aconselhado neste tópico)
- Estou lendo o livro Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação (afinal, se vamos ter uma base sólida, vamos até a raiz do problema)
- Estou lendo Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programas de Computadores

Depois que terminar o livro de algoritmos, passo para um livro de C. Terminando, vou pegar um livro de Fundamentos de POO, em seguida inicio o estudo em C++.

Estou no caminho certo ?
Falai Dream, legal que está dando um gás nos estudos, dê muita atenção ao inglês!
Vamos lá, voce já fez algum curso na área de exatas? computação, engenharia?

O livro Fundamentos Matemáticos para CC trata de um assunto que alguns chamam de "Matemática Discreta" ele é usado nas universidades em cadeiras homônimas que são introdutórias à área do conhecimento de "Teoria da computação". Esse curso acaba sendo base também para a disciplina de "Análise de Algoritmos". O livro aborda lógica proposicional, lógica predicada, indução matemática, recursão, depois introduz conceitos de POO, o próximo capítulo fala sobre relações introduz um pouco conceitos de banco de dados, depois parte para conjuntos ai entra em assuntos relacionados a grafos etc, etc. O livro é muito bom, porém o enfoque dele é o formalismo matemático por trás dos conceitos da Teoria da Computação. Ele pode ser relativamente pesado para se estudar sozinho para quem não tem traquejo com notação matemática e provas (no início não tem nada muito sofisticado). Eu recomendaria selecionar alguns tópicos desse livro para estudar, lembrando que a tua meta não é saber provar matematicamente a corretude de algoritmos, mas sim treinar a mente para abstração e melhorar a capacidade de resolver problemas.

De cara, desse livro eu recomendaria estudar o início até a parte de banco de dados relacionais (sinceramente, não lembro muito bem como o livro aborda essa parte). Nesse início, pegaria mais a parte de lógica (é tranquilo) e estudaria legal o capítulo de indução.

Depois deixaria o livro para consulta e aprofundamento de conceitos mais avançados, não recomendaria estudar estrutura de dados por ele não, pode ser maçante e confuso.

Dei uma olhada no outro livro e o conteúdo parece ser bom para quem quer um texto bem introdutório, se teu nível for de iniciante pode começar por ele, se não for ou então se voce quiser juntar o útil ao agradável pode aprender estrutura de dados com a linguagem C (não há melhor linguagem para isso, por causa da necessidade de manipular ponteiros diretamente), recomendo o livro Estruturas de Dados Usando C.

Depois disso, recomendo pegar alguma apostila introdutória de POO com Java e depois pode catar algum curso on-line. Nesse ponto, o interessante é catar algum sistema grande na internet para dar uma fuçada no código dele. Aqui o mais importante é sair da teoria e partir para a prática, use os livros e a internet para consultas, não fique com a neura de querer entender TUDO, abstraia ehhe!

Tenha foco nos resultados ehhee, voce não vai aprender tudo de uma vez, tem coisa que voce estuda, estuda, estuda e só vai entender anos depois "sem querer", isso acontece quando está faltando uma peça no quebra-cabeças e o cérebro só vai conseguir achar essa peça lá na frente ehehhe.

Como o pessoal falou, a linguagem não é o mais importante, ela não é o fim por si só, ela é o meio, é a ferramenta, o fim é resolver o problema computacionalmente, se vai ser Java + Mysql ou C++ com Oracle, a empresa ou a necessidade vai te dizer. Com relação a tecnologias voce vai aprendendo fuçando na Internet mesmo.

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 11 Fev 2016 23:30

Sou programador a uns 15 anos...
Criei o BjjForum e fiquei rico!
:-(

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 11 Fev 2016 23:55

Eu faço a revisão de código dos programadores de três times de projetos lá da empresa onde eu trabalho. Os erros são sempre os mesmos:
- Utilizam recurso desnecessário o tempo todo (I/O)
- Queries mal feitas, sem uma análise mínima do plano de execução (isso SEMPRE dá merda)
- Erros frequentes de modelagem (noção porca de padrões estruturais de projeto)
- Erro em polimorfismo e herança (foda, mas pego direto isso em marmanjo com 10 anos de profissão)
- Gambiarras, pra mascarar ou esconder erros (try..catch mudo, por exemplo)
- Nomenclatura de classes, variáveis, componentes e afins (vivo pegando código com a1, a2, a3...aN)

Se você quer mesmo entrar nessa, aprenda:
- Organização de um computador (como funciona um operador lógico, fila de processamento (thread), memória e acesso a periféricos)
- Estrutura básica de rede (protocolo de comunicação, camadas de rede e outros conceitos básicos)
- Arquitetura básica de um sistema de software (como se distribui e em que isso implica para o usuário final)
- Lógica de programação (condicionais, estruturas de repetição, recursividade, etc)
- Estrutura de dados (ponteiros e variáveis, pilha, fila, árvore, etc)
- Padrões estruturais de projeto (os demais o cara usa sem nem saber que tá usando)
- Banco de dados (construção de instruções SQL, plano de execução e stored procedures)
- Algum stack atual (laravel + angularJS, por exemplo)

Como o @Mago falou, se você aprender bem o básico, consegue migrar pra outras linguagens e plataformas de boa. Foda é que se você vacilar, fica defasado rapidinho.. Então, vira e mexe, estuda alguma coisa atual. A Thoughtworks sempre divulga um radar, pra você sacar o que é tendência, o que o mercado tá evitando e o que vem crescendo com tudo. Assim fica mais fácil de se atualizar e estudar as coisas certas. A gente usou esse danado pra definir a tecnologia e framework que nós iríamos utilizar no projeto do mestrado.

Aqui o exemplo de um report desses: https://assets.thoughtworks.com/assets/ ... 015-pt.pdf

Abraços e boa sorte na sua jornada.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

dreamate
Contato:

Mensagem por dreamate » 12 Fev 2016 13:53

YAMAZAK1 escreveu:Falai Dream, legal que está dando um gás nos estudos, dê muita atenção ao inglês!
Vamos lá, voce já fez algum curso na área de exatas? computação, engenharia?

O livro Fundamentos Matemáticos para CC trata de um assunto que alguns chamam de "Matemática Discreta" ele é usado nas universidades em cadeiras homônimas que são introdutórias à área do conhecimento de "Teoria da computação". Esse curso acaba sendo base também para a disciplina de "Análise de Algoritmos". O livro aborda lógica proposicional, lógica predicada, indução matemática, recursão, depois introduz conceitos de POO, o próximo capítulo fala sobre relações introduz um pouco conceitos de banco de dados, depois parte para conjuntos ai entra em assuntos relacionados a grafos etc, etc. O livro é muito bom, porém o enfoque dele é o formalismo matemático por trás dos conceitos da Teoria da Computação. Ele pode ser relativamente pesado para se estudar sozinho para quem não tem traquejo com notação matemática e provas (no início não tem nada muito sofisticado). Eu recomendaria selecionar alguns tópicos desse livro para estudar, lembrando que a tua meta não é saber provar matematicamente a corretude de algoritmos, mas sim treinar a mente para abstração e melhorar a capacidade de resolver problemas.

De cara, desse livro eu recomendaria estudar o início até a parte de banco de dados relacionais (sinceramente, não lembro muito bem como o livro aborda essa parte). Nesse início, pegaria mais a parte de lógica (é tranquilo) e estudaria legal o capítulo de indução.

Depois deixaria o livro para consulta e aprofundamento de conceitos mais avançados, não recomendaria estudar estrutura de dados por ele não, pode ser maçante e confuso.

Dei uma olhada no outro livro e o conteúdo parece ser bom para quem quer um texto bem introdutório, se teu nível for de iniciante pode começar por ele, se não for ou então se voce quiser juntar o útil ao agradável pode aprender estrutura de dados com a linguagem C (não há melhor linguagem para isso, por causa da necessidade de manipular ponteiros diretamente), recomendo o livro Estruturas de Dados Usando C.

Depois disso, recomendo pegar alguma apostila introdutória de POO com Java e depois pode catar algum curso on-line. Nesse ponto, o interessante é catar algum sistema grande na internet para dar uma fuçada no código dele. Aqui o mais importante é sair da teoria e partir para a prática, use os livros e a internet para consultas, não fique com a neura de querer entender TUDO, abstraia ehhe!

Tenha foco nos resultados ehhee, voce não vai aprender tudo de uma vez, tem coisa que voce estuda, estuda, estuda e só vai entender anos depois "sem querer", isso acontece quando está faltando uma peça no quebra-cabeças e o cérebro só vai conseguir achar essa peça lá na frente ehehhe.

Como o pessoal falou, a linguagem não é o mais importante, ela não é o fim por si só, ela é o meio, é a ferramenta, o fim é resolver o problema computacionalmente, se vai ser Java + Mysql ou C++ com Oracle, a empresa ou a necessidade vai te dizer. Com relação a tecnologias voce vai aprendendo fuçando na Internet mesmo.

Grato pelos detalhes! Até chegar em Banco de Dados são umas 250 páginas.

Informações muito valiosas e cheio de detalhes. Muito obrigado por isso.
brunodsr escreveu:Eu faço a revisão de código dos programadores de três times de projetos lá da empresa onde eu trabalho. Os erros são sempre os mesmos:
- Utilizam recurso desnecessário o tempo todo (I/O)
- Queries mal feitas, sem uma análise mínima do plano de execução (isso SEMPRE dá merda)
- Erros frequentes de modelagem (noção porca de padrões estruturais de projeto)
- Erro em polimorfismo e herança (foda, mas pego direto isso em marmanjo com 10 anos de profissão)
- Gambiarras, pra mascarar ou esconder erros (try..catch mudo, por exemplo)
- Nomenclatura de classes, variáveis, componentes e afins (vivo pegando código com a1, a2, a3...aN)

Se você quer mesmo entrar nessa, aprenda:
- Organização de um computador (como funciona um operador lógico, fila de processamento (thread), memória e acesso a periféricos)
- Estrutura básica de rede (protocolo de comunicação, camadas de rede e outros conceitos básicos)
- Arquitetura básica de um sistema de software (como se distribui e em que isso implica para o usuário final)
- Lógica de programação (condicionais, estruturas de repetição, recursividade, etc)
- Estrutura de dados (ponteiros e variáveis, pilha, fila, árvore, etc)
- Padrões estruturais de projeto (os demais o cara usa sem nem saber que tá usando)
- Banco de dados (construção de instruções SQL, plano de execução e stored procedures)
- Algum stack atual (laravel + angularJS, por exemplo)

Como o @Mago falou, se você aprender bem o básico, consegue migrar pra outras linguagens e plataformas de boa. Foda é que se você vacilar, fica defasado rapidinho.. Então, vira e mexe, estuda alguma coisa atual. A Thoughtworks sempre divulga um radar, pra você sacar o que é tendência, o que o mercado tá evitando e o que vem crescendo com tudo. Assim fica mais fácil de se atualizar e estudar as coisas certas. A gente usou esse danado pra definir a tecnologia e framework que nós iríamos utilizar no projeto do mestrado.

Aqui o exemplo de um report desses: https://assets.thoughtworks.com/assets/ ... 015-pt.pdf

Abraços e boa sorte na sua jornada.
Mais uma vez, muito obrigado pelos detalhes!

Estou utilizando tudo o que está sendo compartilhado aqui, vocês não têm idéia do quanto isso está me ajudando e motivando. Muito bom saber como realmente acontece e o que é esperado de um bom programador/desenvolvedor.

Vou seguir tudo a risca. Pelo menos até obter uma base boa. O restante eu sei que só vai vir com a prática.

ViolentFunky
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por ViolentFunky » 18 Fev 2016 19:25

Galera,qual é avaliação de vocês nessa grade curricular de um tecnólogo em ADS?
Spoiler:
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
1
Arquitetura de Computadores 66
Algoritmos e Técnicas de Programação 66
Língua Portuguesa (EAD) 88
Sistemas Operacionais 66
Rede de Computadores 66
Projeto Integrador 66
TOTAL 418
NÚCLEO II

SEMESTRE (FLUXO) DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL