dreamate escreveu:Grato por compartilhar tais informações!
Já comecei a colocar em prática meus objetivos de estudo em busca de uma base sólida.
Reservei 3 horas para ler 1 capítulo por dia de cada matéria. Mais uma hora para resolução dos exercícios.
Em paralelo (uma hora para cada):
- Estou fazendo um curso de inglês (como aconselhado neste tópico)
- Estou lendo o livro Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação (afinal, se vamos ter uma base sólida, vamos até a raiz do problema)
- Estou lendo Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programas de Computadores
Depois que terminar o livro de algoritmos, passo para um livro de C. Terminando, vou pegar um livro de Fundamentos de POO, em seguida inicio o estudo em C++.
Estou no caminho certo ?
Falai Dream, legal que está dando um gás nos estudos, dê muita atenção ao inglês!
Vamos lá, voce já fez algum curso na área de exatas? computação, engenharia?
O livro
Fundamentos Matemáticos para CC trata de um assunto que alguns chamam de "Matemática Discreta" ele é usado nas universidades em cadeiras homônimas que são introdutórias à área do conhecimento de "Teoria da computação". Esse curso acaba sendo base também para a disciplina de "Análise de Algoritmos". O livro aborda lógica proposicional, lógica predicada, indução matemática, recursão, depois introduz conceitos de POO, o próximo capítulo fala sobre relações introduz um pouco conceitos de banco de dados, depois parte para conjuntos ai entra em assuntos relacionados a grafos etc, etc. O livro é muito bom, porém o enfoque dele é o formalismo matemático por trás dos conceitos da Teoria da Computação. Ele pode ser relativamente pesado para se estudar sozinho para quem não tem traquejo com notação matemática e provas (no início não tem nada muito sofisticado). Eu recomendaria selecionar alguns tópicos desse livro para estudar, lembrando que a tua meta não é saber provar matematicamente a corretude de algoritmos, mas sim treinar a mente para abstração e melhorar a capacidade de resolver problemas.
De cara, desse livro eu recomendaria estudar o início até a parte de banco de dados relacionais (sinceramente, não lembro muito bem como o livro aborda essa parte). Nesse início, pegaria mais a parte de lógica (é tranquilo) e estudaria legal o capítulo de indução.
Depois deixaria o livro para consulta e aprofundamento de conceitos mais avançados, não recomendaria estudar estrutura de dados por ele não, pode ser maçante e confuso.
Dei uma olhada no outro livro e o conteúdo parece ser bom para quem quer um texto bem introdutório, se teu nível for de iniciante pode começar por ele, se não for ou então se voce quiser juntar o útil ao agradável pode aprender estrutura de dados com a linguagem C (não há melhor linguagem para isso, por causa da necessidade de manipular ponteiros diretamente), recomendo o livro
Estruturas de Dados Usando C.
Depois disso, recomendo pegar alguma apostila introdutória de POO com Java e depois pode catar algum curso on-line. Nesse ponto, o interessante é catar algum sistema grande na internet para dar uma fuçada no código dele. Aqui o mais importante é sair da teoria e partir para a prática, use os livros e a internet para consultas, não fique com a neura de querer entender TUDO, abstraia ehhe!
Tenha foco nos resultados ehhee, voce não vai aprender tudo de uma vez, tem coisa que voce estuda, estuda, estuda e só vai entender anos depois "sem querer", isso acontece quando está faltando uma peça no quebra-cabeças e o cérebro só vai conseguir achar essa peça lá na frente ehehhe.
Como o pessoal falou, a linguagem não é o mais importante, ela não é o fim por si só, ela é o meio, é a ferramenta, o fim é resolver o problema computacionalmente, se vai ser Java + Mysql ou C++ com Oracle, a empresa ou a necessidade vai te dizer. Com relação a tecnologias voce vai aprendendo fuçando na Internet mesmo.