Valeu Hendrix.Hendrix escreveu:Ótimo post!
Parabéns, a maior parte da "galerinha" só no bonde da zoeira...
Bom saber quer existem pessoas no fórum interessados em ajudar o próximo desinteressadamente.
Acabou me ajudando por tabela, tenho tido um torcicolo recorrente, acho que a origem está na academia, exercícios com muita sobrecarga que me deixam muito tenso na hora acabam culminando num torcicolo no dia seguinte.
Vou começar a me alongar diariamente e verificar meu travesseiro.
Um abraço
Então, o músculo costuma "travar" por dois motivos, um deles, como havia dito, pela memória muscular (movimentos repetitivos em determinada angulação) e quando faz um antagonista o músculo trava... porém, vc está correto, o outro motivo é a sobrecarga muscular. Pode ser que o peso que vc está pegando esteja acima do que o músculo suporta e vc esteja fazendo o movimento com o corpo desalinhado, fazendo com que o músculo contraia de forma errada.
Aqueça antes de malhar, pra "avisar" o músculo que ele será usado e aumentar a irrigação sanguinea na musculatura de forma geral (uma corridinha de 5 minutos já resolve), adeque o peso e alongue sempre após o término dos exercícios.
Só lembrando que a maioria das pessoas puxam o músculo mas não alonga. Pra alongar a nível de relaxar mesmo, deve-se segurar o alongamento em torno de 20 segundos.
Melhoras aí.
Abç