Interessante isso, que na real mesmo, a vergonha que podemos ter tem mais a ver em como o emprego/trabalho é visto por geral (fracasso, por exemplo). Quando moleque, minha mãe sempre mandava a clássica "Se não estudar, vai virar gari!". E vocês veem hoje o concurso pra gari sendo até bem procurado (salário acho que é de R$ 2000 e poucos reais, mais do que a maioria na iniciativa privada, que em regra, ganha até 2 salários mínimos no máximo).
Em geral, as pessoas só gostam de histórias de luta e sofrimento na vida quando elas já passaram e a outra pessoa já está bem

. Na hora em que vê alguém nessa 'batalha', age bem diferente....tipo, pior que um emprego que dá vergonha, é quando se está desempregado (ok, é clichê isso, mas verdadeiro) e não tenta manter aparências....os outros te tratam 'diferente', os amigos já não são tantos, mulher então...nem vou falar pra não me chamarem de misógino, mas quem já passou por isso, sabe que é algo comum, e realidade dura. Não sei se é medo de tu pedir dinheiro ou porque seu lazer depende muito de grana....enfim, é do ser humano.
Já trabalhei muitos anos em comércio quando mais jovem. Uma coisa que acho muito positiva de pegar esses empregos é que, quem tem muita 'crista', abaixa ela rapidinho....acho que todo filhinho de classe média pra cima, mesmo tendo condições de não fazê-lo, deveria pegar um emprego desses ou lavando banheiro mesmo e essas coisas. No Japão, só a título de exemplo, a molecada faz isso na escola e isso fica pra educação a vida inteira. EUA, bem parecido. Outra mentalidade. Na vida prática, status acaba tendo importância também...não tem jeito. Mas quem tem a cabeça feita, sabe lidar com isso.