Vergonha do Trabalho

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Vergonha do Trabalho

Mensagem por MãoDeMacaco » 06 Fev 2020 13:57

Já passei por algo parecido, mas pelo jeito devo ser de família mais pobre que a sua kkk. Fiz curso de mecânico industrial no Senai porque por aqui quem arrumava trampo em fábrica era quem se dava bem na vida, mas eu vi que isso não ia dar futuro pra mim e decidi largar uma oportunidade de trabalho aos 17 anos em uma empresa (como peão também) pra ir fazer faculdade federal e viver de bolsa trabalho (dei monitoria e aulas em cursos de extensão) tirando 400 conto por mês e com essa grana eu pagava meu RU, busão e jiujitsu (por alguns meses ainda pagava um curso de inglês em uma escola boca de porco aqui na minha cidade, hehe).

Era foda e passei a graduação inteira com o mesmo tênis que usava no ensino médio, enquanto meus amigos todos me zoavam por não trabalhar, além de que eu era o único duro que não tinha carro nem moto. Hoje trabalho como desenvolvedor e sem arrogância nenhuma posso afirmar que hoje eu escolho onde quero trabalhar e sei o quanto sou privilegiado por isso. Fiz as escolhas certas e fui muito abençoado por Deus, ganho bem e tem trampo sobrando na minha área :punk:

JRGL
Contato:

Mensagem por JRGL » 06 Fev 2020 14:01

Jon Jones GOAT escreveu:
06 Fev 2020 13:33
Só por curiosidade, o dono do tópico é formado em que área?
Química - Licenciatura. Ainda leciono esporadicamente a noite, mas to na área industrial desde essa época

DiegoGracie
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por DiegoGracie » 06 Fev 2020 14:41

Amigos, amigos.

Já trabalhei até como repositor de mercado quando iniciei minha jornada. Detalhe, meu pai sempre teve uma condição financeira bem privilegiada (não era rico, mas muito bem de vida). E o velho tinha um orgulho danado deu trabalhar lá no mercado, sem ter vergonha.

Trabalhar, qualquer que for o emprego, nunca deve ser considerado vergonha, e sim um orgulho!
TEAM ARTHUR O FIEL BBB 22

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 06 Fev 2020 14:57

jiuhu escreveu:
06 Fev 2020 12:59
Então vem fazer um curso no SENAI :D
Onde moro, Senai só tem cursos nas áreas de mecânica e elétrica.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 06 Fev 2020 15:14

A caminhada nem sempre acontece do jeito que a gente planeja, na verdade poucas vezes acontece desse jeito e engolir sapos, saber passer pelas adversidades e ainda ter animo pra vislumbrar um future melhor requer maturidade.

Muita gente deu um passo pra tras de 2015 pra ca, mas continuar em movimento, trabalhando no que aparece, fazendo contatos, se qualificando eh preciso. Ficar sentado no sofa esperando as coisas melhorarem sozinhas eh bem pior, a cabeca fica vazia e ae aparece todo tipo de pensamento ruim.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

DeepHalf
Contato:

Mensagem por DeepHalf » 06 Fev 2020 16:03

Eu sou muito puto com quem tem vergonha do próprio trabalho, independente do que seja. Tenho familiares que vivem NUMA VERDADEIRA MERDA por vergonha de realizar trabalhos considerados "inferiores". Esses, que foram esnobes a vida toda (sem motivo$ pra isso), estão fudidos. E os que meteram a cara pra trabalhar em qualquer coisa prosperaram ou, no mínimo, vivem sem estresse pra pagar as contas.

Já conheci muita gente assim, e mais nojento do que esse comportamento, é quando um filho ou outro familiar qualquer tem vergonha do seu provedor, por causa do trabalho que desempenha. Eu sou meio revoltado com o ser humano por causa desse tipo de coisa.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 06 Fev 2020 16:30

Eu ja acho que o filho ate tem alguma razao em reclamar, os pais eh que nao deveriam procriar nao tendo condicoes financeiras de prover uma vida razoavel aos filhos.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 06 Fev 2020 17:05

Kkk meu primeiro trampo era medindo terreno, época boa, andávamos numa kombi fudida que as vezes a gente tinha de sair do carro em uma subida de ladeira para empurrar pois o motor não aguentava com todo mundo dentro kkkk, e o motorista era um senhor de idade que não conseguia ver direito, atravessava a cidade toda no sinal vermelho pois não conseguia distinguir entre o verde e o vermelho kkkk.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 06 Fev 2020 18:22

Ron escreveu:
06 Fev 2020 12:57
Empreendeu em quê Frost e por quê deu errado? É este mercado que é o inferno na Terra?
Foi abrir um negócio de lanche, infelizmente não tinha dinheiro pra comprar um trailer e só fazia entrega, morria o mês com pouca coisa positiva, como tava em dois empregos, não conseguia dedicar tempo suficiente pra gerir o negócio como devia. Mas apenas engavetei, ainda tenho planos de voltar com outra estratégia.

Sobre o inferno que me referia, era no mercado que fazia bico como empacotador, isso foi em 2012/13

Trabalhava de quinta e sexta das 18 às 20hrs, ganhava 7,50/HR, sábado das 8 às 20 e ganhava 50 pelo dia todo, ainda tinha que pagar meu almoço e no domingo das 8 às 12 por 30 conto. Infelizmente era o que tinha e precisava me bancar pra continuar na universidade, felizmente foi só um ano e meio. Era um inferno porque os donos eram extremamente arrogantes e vagavam em cima de qualquer funcionário, aí era uma merda o ambiente.

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 06 Fev 2020 18:26

Interessante isso, que na real mesmo, a vergonha que podemos ter tem mais a ver em como o emprego/trabalho é visto por geral (fracasso, por exemplo). Quando moleque, minha mãe sempre mandava a clássica "Se não estudar, vai virar gari!". E vocês veem hoje o concurso pra gari sendo até bem procurado (salário acho que é de R$ 2000 e poucos reais, mais do que a maioria na iniciativa privada, que em regra, ganha até 2 salários mínimos no máximo).

Em geral, as pessoas só gostam de histórias de luta e sofrimento na vida quando elas já passaram e a outra pessoa já está bem :-?? . Na hora em que vê alguém nessa 'batalha', age bem diferente....tipo, pior que um emprego que dá vergonha, é quando se está desempregado (ok, é clichê isso, mas verdadeiro) e não tenta manter aparências....os outros te tratam 'diferente', os amigos já não são tantos, mulher então...nem vou falar pra não me chamarem de misógino, mas quem já passou por isso, sabe que é algo comum, e realidade dura. Não sei se é medo de tu pedir dinheiro ou porque seu lazer depende muito de grana....enfim, é do ser humano.

Já trabalhei muitos anos em comércio quando mais jovem. Uma coisa que acho muito positiva de pegar esses empregos é que, quem tem muita 'crista', abaixa ela rapidinho....acho que todo filhinho de classe média pra cima, mesmo tendo condições de não fazê-lo, deveria pegar um emprego desses ou lavando banheiro mesmo e essas coisas. No Japão, só a título de exemplo, a molecada faz isso na escola e isso fica pra educação a vida inteira. EUA, bem parecido. Outra mentalidade. Na vida prática, status acaba tendo importância também...não tem jeito. Mas quem tem a cabeça feita, sabe lidar com isso. :2handed:
Editado pela última vez por Dartagnan em 06 Fev 2020 18:35, em um total de 1 vez.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 06 Fev 2020 18:33

Isso é mentalidade de brasileiro, achar que apenas determinados trabalhos são dignos.

Como se levantar de madrugada, ralar pra cacete e chegar ao final do dia em qualquer profissão fosse vergonha.

É como a galera que sai do brasil achando que vai trabalhar na profissão e acaba trabalhando em servindo em lanchonete e trabalhos braçais sendo que lá fora fazem muito menos essas distinções.

Problema mais é a cultura de brasileiro do malandro, de quererm tirar proveitos dos outros...
Tapirus terrestris

SKYWALKER
Contato:

Mensagem por SKYWALKER » 06 Fev 2020 21:54

Vergonha é não trabalhar!
Painho nos enganou..

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 07 Fev 2020 00:17

Também acho que isso é algo cultural.. enquanto eu fazia faculdade nos EUA a maioria dos meus amigos trabalhava enquanto estudava, e maioria trabalhava como caixa de supermercado, atendente do mcdonalds, estoquista, etc.. e nenhum deles vinha de família pobre, a maioria tinha iphone e macbook. Era visto como uma etapa natural da vida.. se aqui você fala que trabalhou no mcdonalds todo mundo te vê como um fracassado, ainda mais se tiver curso superior.

Crono_M
Contato:

Mensagem por Crono_M » 07 Fev 2020 00:45

Vergonha é ser um hippie inutil e depender da Piedade alheia....
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 26 Fev 2020 00:20

O Jack All resumiu bem. Temos desde a colonia essa ideia de termos sem batalharmos. Europa o manolo entra na casa de uma gostosa linda pra desentopir a pia dela e faz isso de boa. Aqui o cara pega o celular e finge estar falando com a secretaria da empresa "ora, se esse fdp faltar amanha de novo, pode mandar pro RH".

Geralmente a galera se espanta quando digo que sou mecânico. Pensam que operario tem que ser burro e so falar merda - esteriotipo retrô, diga-se. Toco o foda-se. Uma vez levei uma puta pra jantar saindo do trampo, era um restaurante top em Salvador, chama-se Mahi-Mahi. Nem sei se ainda existe. Eu de farda, bota bico de aço e ela se short curto, salto, etc. (Era puta mermu) Garçom não entendia nada kkkkkkkkkkk eu sempre educado, cordial e abrindo o apetite com Cointreau; a puta, na cerveja. Kkkkkkkkkkkkkkkk

Toco o foda-se. Tem muié que nao aguenta sentir o cheiro de roupa suada que já bate o grelo. Claaaro, mecanico nao ganha mal, mas tem muito colega que se depara com barbiezinha e diz que é tec. em manutenção de maquinas, tecnico diesel, blablabla. Quanto a isso sou bem favela, bem povão.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Responder