Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
RicardoBJJ
Contato:

Re: Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência

Mensagem por RicardoBJJ » 10 Fev 2020 11:28

kyo_spirit escreveu:
10 Fev 2020 11:01
Nem sempre. Na reportagem mesmo é dado exemplo de promoção em q o cliente paga 50% mas o ifood repassa o valor cheio para o comerciante. A dona de um bar q fica perto de casa disse q de vez em quando tem promoção de desconto de 20% mas q ela recebe do ifood o valor da pizza completo, estratégia do app pra enfrentar a concorrência do uber eats e do rappi.

Uma coisa q parece prejudicar bastante o lucro de restaurantes é a taxa cobrada pelos vales refeição. A Sodexo aumentou tanto suas taxas q tá rolando um movimento de boicote por parte dos donos, uma boa parte dos estabelecimentos está deixando de aceitar esta bandeira
Mas pelo que entendi, esse desconto de 50% era no milk shake de alguma franquia famosa, Mac Donalds, BK ou Bobs, em que o app banca essa diferença, mas nos restaurante pequenos eles recebem o fumo a seco. Mas se tem essa dona de pizzaria que você conhece que diz que eles fazem isso com ela também, beleza.

A verdade que sempre haverá negócios que não se planejam corretamente e quebram, com ou sem iFood. O cara tem que saber usar essas ferramentas a seu favor, da mesma forma com Sodexo. Já ouvi gente reclamar da alta taxa cobrada pela bandeira, mas ficar sem é pior.
Imagem

Tico_Bahiano
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tico_Bahiano » 10 Fev 2020 11:30

PHDookie escreveu:
10 Fev 2020 11:17
Cara esses apps Sao fonte de renda de mais de 1,5 milhoes de pessoas no Brasil diretamente. Imagina se nao existisse? Seria mais 1,5 kk de pessoas completamente sem renda dependendo e a espera dee emprego formal...
Ótimo ponto, com a deteriorização da nossa economia, os empregos informais são a salvação pra uma parcela significante da nossa população.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]

Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 10 Fev 2020 11:31

Qui-Gon Jinn escreveu:
10 Fev 2020 11:13
hamburger media de 55 reais? tem que falir mesmo
55 é a média do pedido. 2 lanches mais refri dá isso fácil.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 10 Fev 2020 11:36

Comida ruim tem de quebrar mesmo, o que tem de restaurante com comida ruim nesses app e fora do normal !
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

TocToc
Contato:

Mensagem por TocToc » 10 Fev 2020 11:50

Minha percepção é o contrário: iFood proporcionou uma melhora no segmento.

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 10 Fev 2020 12:03

Semana passada tive um péssimo atendimento em um restaurante ( fiquei mais ou menos 1h e 50 min para receber a comida, em um tempo normal levaria 20 min no máximo) a comida chegou fria e ruim, o pobre do motoqueiro ficou esperando o restaurante liberar a entrega durante mais de uma hora e 30min, eu acompanhei pelo app (uber eats). Fiz uma reclamação expondo tudo e recebi o crédito pelo transtorno, muito bom o atendimento do aplicativo apesar de um pouco confuso para mexer e espero que o restaurante receba o feedback dessas entregas. O problema é que a maioria das pessoas sai insatisfeita e não faz a crítica e fica uma grande quantidade de restaurantes com serviço ruim com notas aceitáveis.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 10 Fev 2020 12:17

Se o APP esta fazendo promocoes malucas, muda de APP, o mercado tambem existe para eles, e se verem que os restuarantes estao migrando, terao de se adequar.

E isso vale pra tudo, nao eh a tecnologia que gera problemas, mas a gestao de alguns APPs, logo eh questao de tentar adapta-los ou de nao aceitar as promocoes ou reivindicar que se o APP quer dar descontos, que seja da margem que recebe e nao do produto.

Enfim, se existe um problema e na relacao dos clientes e donos de estabelecimentos com o Ifood e nao com os APPs de entrega de comiga, nao generalize usando o problema com um APP como sendo de todo o mercado.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 10 Fev 2020 12:25

Tartaruga escreveu:
10 Fev 2020 12:17
Se o APP esta fazendo promocoes malucas, muda de APP, o mercado tambem existe para eles, e se verem que os restuarantes estao migrando, terao de se adequar.

E isso vale pra tudo, nao eh a tecnologia que gera problemas, mas a gestao de alguns APPs, logo eh questao de tentar adapta-los ou de nao aceitar as promocoes ou reivindicar que se o APP quer dar descontos, que seja da margem que recebe e nao do produto.

Enfim, se existe um problema e na relacao dos clientes e donos de estabelecimentos com o Ifood e nao com os APPs de entrega de comiga, nao generalize usando o problema com um APP como sendo de todo o mercado.
Deixo claro que esse é o título da matéria do UOL. Coloquei o mesmo título no tópico para ser fiel à reportagem. Não significa q eu concorde com ela em sua integralidade.

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 10 Fev 2020 12:40

Tuf escreveu:
10 Fev 2020 10:39
Mas se o algoritmo do Ifood privilegia alguns restaurantes em detrimento de outros e isso não for baseado unicamente na nota e qualidade do serviço prestado pelo restaurante, isso não seria injusto pro restaurante e ineficiente pro mercado?

Indiretamente não estaria prejudicando reetaurabtes independentes em favor de restaurantes "parceiros"?
Mas injusto do ponto de vista de quem? Como empresa privada o ifood não poderia dar mais exposição a quem eles bem entendessem? Sei que eles fecham parcerias com alguns restaurantes que interessam a eles, e pra esses eles dão prioridade.

Acredito piamente que o ifood fez mais bem que mal.. moro no Rio de janeiro, e com a crise diversos restaurantes fecharam. O delivery salvou muita gente. Tenho amigos que não tem nem restaurante mais, alugam uma cozinha industrial e fazem apenas delivery. E é como falaram ali, esses apps não tem o intuito de acabar com o público que visita os restaurantes.. ele permite que pessoas em escritórios/casa peçam comida de fora em vez de ter que cozinhar ou trazer uma marmita. Se você não consegue manter o seu restaurante vivo não vai ser o ifood que vai fzer isso pra você.

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 10 Fev 2020 12:46

Colega lá do trabalho tava fazendo uns corres nas férias da faculdade e ele fazia entrega do Ifood, Uber eats e Rappi. Me disse q o melhor de longe é o Uber e q Ifood é uma merda

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 10 Fev 2020 12:47

Aí hoje em dia só peço pelo Uber eats

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 10 Fev 2020 12:48

AçoitaBjj escreveu:
10 Fev 2020 12:03
Semana passada tive um péssimo atendimento em um restaurante ( fiquei mais ou menos 1h e 50 min para receber a comida, em um tempo normal levaria 20 min no máximo) a comida chegou fria e ruim, o pobre do motoqueiro ficou esperando o restaurante liberar a entrega durante mais de uma hora e 30min, eu acompanhei pelo app (uber eats). Fiz uma reclamação expondo tudo e recebi o crédito pelo transtorno, muito bom o atendimento do aplicativo apesar de um pouco confuso para mexer e espero que o restaurante receba o feedback dessas entregas. O problema é que a maioria das pessoas sai insatisfeita e não faz a crítica e fica uma grande quantidade de restaurantes com serviço ruim com notas aceitáveis.
Uma vez pedi 3 cookies com M&Ms do Mr. Chemney (cada cookie é 10 conto). Vieram 3 cookies normais. Reclamei no app dizendo que não foi o que eu pedi. Na mesma hora pediram desculpas, devolveram meu dinheiro e deixaram eu ficar com os cookies. Atendimento ótimo.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Fev 2020 12:55

Ja tive experiência como parceiro do ifood. Não dá pra negar o impulsionamento que o app da no negócio, como eu só tinha delivery, dependia 80% do app. Por outro lado, a comissão e o sistema de repasse deles quebra quem não tenha um fluxo razoável, o sistema de parceria também é inviável.

Não adianta tentar usar app próprio ou vender por face, whats ou outra ferramenta, os clientes estão acostumados a usarem o ifood, mesmo que vc retire do valor a comissão do ifood, a maioria esmagadora ainda prefere comprar pelo app por comodismo.

Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Turbo » 10 Fev 2020 13:13

Eu só peço pelo ifood, muito raro pedir pelos outros apps
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 10 Fev 2020 13:38

Na real quem mandar o cupom melhor me conquista kkkkkkkkkk. Rappi e ubereats ficam flodando a semana toda com msg, ifood raramente tem cupom.

Responder