Sergio ( Filme da Netflix )

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Soothsayer
Contato:

Re: Sergio ( Filme da Netflix )

Mensagem por Soothsayer » 04 Mar 2020 19:57

Maestro escreveu:
01 Mar 2020 08:41

Eu tinha 4 anos quando esse cara morreu, nunca sequer tinha ouvido falar dessa história e nem a vejo sendo mencionada no BR, nem da pessoa dele.

Alguém tem mais informações sobre o contexto no qual se desenrolam os fatos que vão ser mostrados no filme ?( Se ele de fato era o mais provável substituto do kof Anan na ONU msm, etc)

Fiquei bem ansioso pelo Trailer, no YouTube só tá dando gente do Timor Leste agradecendo e saudando ele, parece ser uma figura extremamente popular por lá.
Vish, agora que fui saber que esse filme era sobre o diplomata. :))

Como perdi completamente o interesse no trabalho do Wagner Moura, não tinha clicado em nenhuma matéria a respeito do filme.

Respondendo à pergunta, lembro que a morte do SVM repercutiu bastante na época, tanto que o nome ficou gravado na memória coletiva. Lembro também que era descrito como alguém tinha perfil de campo e muito competente na diplomacia (o que é até óbvio considerando a posição que atingiu e os lugares em que atuou).

A sucessão como secretário-geral foi bastante cogitada pela imprensa quando do assassinato. Agora, se iria ser mesmo ele esse sucessor, não faço a menor ideia.

Abs
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7

Aldebarã
Contato:

Re: Sergio ( Filme da Netflix )

Mensagem por Aldebarã » 04 Mar 2020 21:11

"Dedicou-se a tornar a posição mais ativa, e afastá-la da burocracia da ONU. Também foi crítico de administrações anteriores e da politização do comissariado - principalmente da influência que sofria de potências, principalmente dos EUA"

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/ ... t%C3%B3ria

Pra mim, era mais um nome dentro da imensa agenda. Mas, ao contrario do Sakamoto que foi pro Timor Leste apenas servir de papagaio de Pirata pros rebeldes, ele fez um trabalho excepcional no país.

Ao contrario do que se imagina, ele não era "mochilão" ou porra-louca. Ele ia ao campo já como alto funcionário da ONU, que ele foi colaborador desde muito jovem. Realmente nao curtia o huezil. O pai foi suspenso da diplomacia pelos milicos e por esse episódio cravou "Jamais trabalharia para o Brasil"
(porque o papai foi tirado da teta por uma questão técnica e compreensível) Rejeitou uma vaga na UNESCO ANTES MESMO DE SE FORMAR!!! Ou 'seje': provavelmente era da turma do Saul Alinsky. Era tido como estadista capaz e persuaviso.

Sem dúvidas foi um mártir naquilo que se propôs a fazer, porém, bem antes dele, Folke Bernadotte já iniciara um legado bem mais interessante que o dele.

Herói de areia news
Spoiler:
uma música do Angra, aliás
Team Cara de Sapato :gunthug:

Responder