Eu uso :
- Audiobooks ( tem uns livros gratis)
- Audible ( esse eu pago)
Eu uso :
Eudemonia eh mais ou menos o caminho da felicidade, neh? Nao sabia que os estoicos tinham esse ideal mais pro lado da etica aristotelica. Isso eh interessante porque as eticas acabam se dividindo entre aquelas que buscam acima de tudo uma felicidade espiritual, ja voltada para uma vida extra.terrena e aquelas que valorizam a ventura aqui nesse mundo. Achava que os estoicos estariam mais ligados a primeira perspectiva.QUIRON escreveu: ↑03 Set 2020 07:49Opa vamos la. Na verdade como muitas das escolas filosóficas de origem grega ha a busca pela eudemonia. No caso dos seguidores do estoicismo isso esta em ter uma vida equilibrada e guiada pela razão , reconhecendo sentimentos ( ruins e bons) mas não se deixar guiar por eles. Com entendimento da física ( que para os gregos alem de uma deusa era também o estudo dos fenômenos naturais, natureza e as leis que governam o universo etc).
Na verdade não era um ideal contemplativo e sim investigativo.
Tem um livro muito legal eu só achei em inglês se chama The Stoics do F.H Sandbach .
Se você consegue entender inglês tem uma serie de cursos no audible ( nâo sei se tem em outras plataformas) que se chama GREAT COURSES tem dos mais variados assuntos são todos ministrados por professores renomados dos eua um que eu estou ouvindo agora e é muito bom é o GREAT IDEAS Of PHILOSOPHY cara é muito muito bom. Eu vi também o The foundations of westen civilization que é fantástico.
Uma coisa que eu comecei a fazer é parar de ouvir radio e musica enquanto estou no transito e ficar nos audiobooks e aulas. Um dos melhores investimentos que eu fiz. Gasto entre ida e volta do trabalho entre 60 e 90 minutos da pra ver uma aula de boa as vezes em duas semanas eu mato um livro.
Admiro que os japoneses nunca perdem a calma,os ocidentais deveriam aprender auto controle.o homem na estrada escreveu: ↑31 Ago 2020 22:34Curto muito também
O que mais vejo é gente confundindo honra com orgulho, por isso nego se exalta tanto
A unica pessoa que fere sua honra é a própria pessoa, o resto é só orgulho ferido e ego
Ae ja ta querendo demais.Tonio Kröger escreveu: ↑03 Set 2020 08:25Muito bacana ver o pessoal estudando Zen Budismo. Agora só falta colocar os ensinamentos em prática aqui no fórum, principalmente na AP.
Também fiz, mas foi ShotokanPunk666 escreveu: ↑04 Set 2020 00:45Admiro que os japoneses nunca perdem a calma,os ocidentais deveriam aprender auto controle.
As vezes nos exaltamos por pouca merda![]()
Fiz karate Kyokushin e o respeito,auto controle e a noção de honra que você ganha é incrível.
Eu não respeitava ninguém antes de fazer artes marciais,vivia brigando na escola.
Depois fiz MT e não curti,o ambiente é muito mais leve no karatê você não vê xingamentos dentro do dojo é um ambiente sagrado e quase divino no karate.
Esse é foda demais também!!!Baden escreveu: ↑04 Set 2020 15:14Koan zen
Um orgulhoso guerreiro, chamado Nobushige, foi até o Mestre Hakuin, e perguntou-lhe: — Se existe um paraíso e um inferno, onde estão?
— Quem é você? — perguntou Hakuin.
— Eu sou um samurai! — o guerreiro exclamou.
— Você? Um guerreiro? — riu-se Hakuin. — Que espécie de governante teria tal guarda? Sua aparência é a de um mendigo!
Nobushige ficou tão raivoso que começou a desembainhar sua espada, mas Hakuin continuou:
— Então, você tem uma espada! Sua arma provavelmente está tão cega que não cortará minha cabeça…
O samurai desembainhou a espada e avançou pronto para matar, gritando de ódio. Neste momento, Hakuin anunciou:
— Acaba de se abrir o Portal do Inferno!
Ao ouvir estas palavras, e percebendo a sabedoria do Mestre, o samurai embainhou sua espada, e fez-lhe uma profunda reverência.
— Acaba de se abrir o Portal do Paraíso — disse suavemente o Mestre Hakuin.
Dps posto outros
Mas isso nao depoe contra o zen budismo. Eu disse que era 1 corrente peculiar.Dartagnan escreveu: ↑07 Set 2020 09:08Eu vou na contramão aqui, e apesar de em geral eu ser muito tranquilo, peguei raiva desse tipo de historinha de sabedoria pra boi dormir (não sou nada zen...). Na realidade da gente, sempre vai acontecer algo que não deixa essa calma toda ser aplicada. A tentativa é válida, claro.
E até pensei como o colega, no exemplo da patroa do samurai.....ok, tira o "na balada" por outro lugar, e dá no mesmo.
Me lembra aquele pessoal que canta 'Imagine', pede por paz, mas não tem noção mínima de História, o porquê das guerras, etc, etc. O único que se mantém atual, ainda é o Sun Tzu....sempre que tentam fazer o contrário do que ele fala, dá uma merda maior do que seria. Algum conflito sempre foi inevitável no nosso mundo, por um motivo ou por outro.
Não falei do zen budismo em si, até porque desconheço, mas dessas historinhas com lição de moral e sabedoria no final. Sério, a maioria é clichê como só se vê em filmes...coisas que ficam lindas se souber contar, mas que na prática, não se aplicam.Baden escreveu: ↑07 Set 2020 10:45Mas isso nao depoe contra o zen budismo. Eu disse que era 1 corrente peculiar.
Por outro lado, as guerras nao sao movidas por agitaçoes subjetivas, mas por interesses coletivos de muito maior envergadura. Imagino que isso esteja presente em Sun Tzu. Pois eh o basico.
Como mencionei, ha certo desconhecimento sobre a proposta do zen budismo. Vou ver se acho um outro koan que ressalte mais isso. Estou conhecendo melhor tambem.
Sim, tbm nao curto. Mas isso eh justamente o que o zen budismo repudia. Eu mencionei isso em posts anteriores. De nada adianta, na perspectiva zen, algum convencimento moral e intelectual. Ele apela a uma percepçao bem diferente e intrigante das coisas. As historias sao em geral enigmaticas, cujo sentido nao se entende de fora. Mas da pra notar que tem algo potente ali. Justamente, entre outras coisas, por nao cair em liçao ou recomendaçao de qualquer tipo. Vou continuar postando algumas delas. Voce pode conferir.Dartagnan escreveu: ↑07 Set 2020 15:11Não falei do zen budismo em si, até porque desconheço, mas dessas historinhas com lição de moral e sabedoria no final. Sério, a maioria é clichê como só se vê em filmes...coisas que ficam lindas se souber contar, mas que na prática, não se aplicam.
Lembrei outra boa: os conselhos do He-man, no final de cada episódio.
Usuários navegando neste fórum: Anom, AçoitaBjj, Calixto, Djair Ferreira, Surf-JJ e 147 visitantes