Não reforcei nada, cara... Me tira dessaDartagnan escreveu: ↑21 Abr 2023 21:28Aí você já entrou em outro ponto. E só reforça o que eu falei. A cultura importa. Videogame por si só não determina nada com esse peso todo. Ainda dei o exemplo da televisão (antiga vilã desses debates). Quem cresceu, em tudo que é país, e cada qual com sua cultura, vendo Rambo, Schwarzenegger, Chuck Norris ou coisas do tipo, tende a virar alguém violento? Aqui mesmo deve tá cheio de psicopata então...
Mano, da mesma forma que inúmeros fatores podem levar alguém ao câncer, não exclui que o câncer pode ser causado pelo tabagismo e tbm não é pq minha família não adoece fumando, que ele deixa de ser cancerígeno.
Não tem espaço pra debate aqui, mano. É ciência. Posso trazer estudos pra vc, se for o seu desejo. Estudos recentes e antigos.
Inclusive sim, filmes violentos tbm influenciam. Primeiro estudo sobre o assunto foi de um psicólogo comportamental chamado Albert Bandura e o experimento foi utilizando filmes.
Leia meu primeiro post do tópico, lá tá explicado... Falo tbm sobre essa extrapolação na correlação entre influência num comportamento violento e um psicopata metralhando todo mundo.
Entre não influenciar e influenciar de modo extremo, temos um oceano.