brunolobo escreveu:
bom vc falar desse acordo, nunca entendi direito. o que exatamente é esse limitador de velocidade? achava que era só tirar essa essa tal "peça", que pelo jeito corta o giro, que a moto ia "até o fim".
será que uma moto com compressor como essa ninja tb vem com esse limitador? pelo que li falam que ela passa dos 340, não deve ter pelo jeito. cagaram pro acordo rsrs
e surreal empinar em quarta, a relação potência/peso dessas máquinas deve ser maior que de formula 1!
Toda moto (outros veículos também) possui um módulo central. Esse módulo vem com informações embutidas de fábrica que são inalteráveis (nas Triumph mais antigas era possível acessar o módulo) e tem por finalidade diversas funções, dentre elas receber sinais dos sensores da injeção eletrônica (por exemplo temperatura externa, pressão atmosférica, quantidade de combustível que não está sendo queimada e etc), fazer a leitura desses sinais e enviar aos atuadores para que eles atuem da melhor maneira (como por exemplo a mistura correta de ar/combustível de maneira que seu motor faça a queima da melhor maneira possível). Porém, como eu disse anteriormente, tal módulo é blindado com as informações da fábrica. Ou seja, a gasolina no Brasil contém X% de álcool, então podemos mencionar que esse módulo é programado para fazer a queima da melhor maneira possível de acordo com a situação apresentada.
Dito isso, existem módulos não fabricados pelas montadoras (por exemplo, powercommander, bazzaz, rapidbike e etc). Esses módulos nada mais são do que ladrões de sinal. Ao invés dos sensores enviarem as informações ao módulo da moto, as informações vão para esse módulo que possui uma melhor capacidade de leitura e atuação. Ou seja, enquanto o módulo da fábrica entende que a gasolina no Brasil possui X% de álcool e ponto final o rapidbike consegue entender mais variações (por exemplo o aumento do álcool na gasolina realizado recentemente) em menos tempo. Então pode-se dizer que sua moto vai rodar mais "lisa", com uma queima de combustível mais perfeita.
Porque expliquei isso? O Módulo de fábrica é limitado e blindado, ele dificilmente consegue fazer com que o motor e o câmbio atinjam sua capacidade máxima. Contudo, esses receptores de sinais que existem no mercado são infinitamente mais complexos, com processadores muito mais potentes, podendo fazer a leitura da porra toda de maneira muito mais rápida e concisa.
Para não parecer ambíguo. Não são somente esses receptores de sinais que dão mais potência a moto. A Receita básica que te disse anteriormente já dão resultados perceptíveis. Ou seja, um filtro de ar esportivo admite maior entrada de ar, logo o módulo (original mesmo) através de seus sensores entenderá que a mistura está pobre (muito ar e pouco combustível) e jogará mais combustível para combustão. Tudo isso acaba funcionando em um conjunto. Pois, não adianta você aplicar mais combustível se não tem uma vela que solte mais fagulhas em menos tempo e um escapamento (original) que seja cheio de colmeias (para diminuir ruídos e poluentes) e consequentemente libera os gazes mais lentamente.
Referente a empinar em 4º marcha. Eu ainda estava com o controle de tração no intermediário. Quem dirá se estivesse no mínimo ou desligado (o que não é possível nessa moto, acredito eu).