Engenharia de Produção vale a pena?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
The Griot
Contato:

Re: Engenharia de Produção vale a pena?

Mensagem por The Griot » 10 Abr 2015 18:35

Pegaso escreveu:acho que é muito preconceito isso de adm

principalmente aqui na ufabc, nao tem nada a ver. A gente ve a mesma coisa que as outras engs durante os 3 primeiros anos, inclusive física quantica, equações diferenciais, algebra linear, eletromagnetismo, mecanica, termicos...
Rsrs... eu falei brincando, irmão. Fica tranquilo...

Tem muito eng de prod trabalhando em setores ligados a ADM, e geralmente falta visão de negócio pra esses caras. Mas nada que uma boa pós não resolva...

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 10 Abr 2015 18:40

The Griot escreveu: Rsrs... eu falei brincando, irmão. Fica tranquilo...

Tem muito eng de prod trabalhando em setores ligados a ADM, e geralmente falta visão de negócio pra esses caras. Mas nada que uma boa pós não resolva...
haha eu sei, é porque o curso daqui é bem diferente e mais torturante que o resto das outras produções...mas eu te entendo, você tem certa razão. Principalmente nisso de se especializar depois, talvez seja uma boa.

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 10 Abr 2015 18:40

Gangster Silva Pelé escreveu:Sou eng de produção.

O bom é que a área é ampla, o ruim é que está virando carne de vaca.
isso é normal, foi a mesma coisa com eng. de petróleo.
é novidade, dai todo mundo no começo pensa em fazer pra ser os primeiros e conseguir um emprego bom, ganhar muito.

Aqui em Macaé conheço vários eng. de petróleo fazendo serviço de Técnico. Mas é claro, estão ganhando como Eng. todos q conheço tem Crea e o salário base é R$ 6.200,00 inicial.
Imagem

okocha
Contato:

Mensagem por okocha » 10 Abr 2015 19:09

O mercado é muito carente de bons engenheiros de produção, e paga razoavelmente bem. Eu faço gestão de produção industrial na Fatec, que pega o CREA tbem, pra minha cidade pelo menos é uma área que não falta trampo.

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 10 Abr 2015 19:46

questão de emprego eu acho que só se o cara for muito acomodado, sei lá

porra, em QUALQUER empresa decente tem lugar pra eng de gestão

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 11 Abr 2015 09:28

mais opiniões?

Eureek
Contato:

Mensagem por Eureek » 11 Abr 2015 11:04

Na boa, se vc gosta da parte " humana e financeira da coisa " , não devia ter feito engenharia. Ta ralando a toa e vai competir com Adm e economista.

Tua vantagem assim que sair pro mercado e vir de uma federal e neguinho reconhece que vc ralou mais. Depois de uns 2 anos no mercado, acabou essa parada e o que conta e a experiência . Sujeito pode ter feito música que não importa, se tiver mais experiência leva tua vaga

Além disso , Vc nem se formou e ja ta pensando em pos pra se qualificar em gestão , melhor fazer gestão logo então . Pos pra engenheiro que não trabalha em pesquisa e pra mim outra indicação que vc ta no curso errado

Se vc curtisse engenharia de verdade eu te sugeriria fazer eletrônica .

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 11 Abr 2015 14:20

Eureek escreveu:Na boa, se vc gosta da parte " humana e financeira da coisa " , não devia ter feito engenharia. Ta ralando a toa e vai competir com Adm e economista.

Tua vantagem assim que sair pro mercado e vir de uma federal e neguinho reconhece que vc ralou mais. Depois de uns 2 anos no mercado, acabou essa parada e o que conta e a experiência . Sujeito pode ter feito música que não importa, se tiver mais experiência leva tua vaga

Além disso , Vc nem se formou e ja ta pensando em pos pra se qualificar em gestão , melhor fazer gestão logo então . Pos pra engenheiro que não trabalha em pesquisa e pra mim outra indicação que vc ta no curso errado

Se vc curtisse engenharia de verdade eu te sugeriria fazer eletrônica .
sério que você acha que é a mesma coisa de adm e economista? porra, só de ter um crea e ser contratado como engenheiro o seu salário é muito maior.

Eu não sou apaixonado por engenharia, nunca fui. E já vi uns profs falando que essa visão é muito superficial, um admin só tem o controle de alguns setores, o engenheiro de gestão está a par de todo o funcionamento da empresa etc

Gangster Silva Pelé
Contato:

Mensagem por Gangster Silva Pelé » 11 Abr 2015 14:47

Pegaso escreveu: sério que você acha que é a mesma coisa de adm e economista? porra, só de ter um crea e ser contratado como engenheiro o seu salário é muito maior.
Ser engenheiro tbm não significa que vc vai ser contratado como engenheiro.
Editado pela última vez por Gangster Silva Pelé em 12 Abr 2015 22:58, em um total de 1 vez.

Eureek
Contato:

Mensagem por Eureek » 12 Abr 2015 11:19

Pegaso escreveu:
sério que você acha que é a mesma coisa de adm e economista? porra, só de ter um crea e ser contratado como engenheiro o seu salário é muito maior.

Eu não sou apaixonado por engenharia, nunca fui. E já vi uns profs falando que essa visão é muito superficial, um admin só tem o controle de alguns setores, o engenheiro de gestão está a par de todo o funcionamento da empresa etc
Sério mesmo. Em termos do que vc aprende na facul que e aplicável pro mercado , não tem diferença quase nenhuma. Muito cálculo e física pra porra nenhuma . Se vc ta de olho em uma vaga exclusivamente pra engenheiro de produção , beleza mas acho que pelo menos na iniciativa privada , várias vagas ( se não a maioria ) que aceitam produção, aceitam adm. Recém formado, ninguém vai te contratar pra " entender a empresa inteira " .

Sou engenheiro mecatronico de federal e trabalho numa multinacional a muito tempo . Posso falar que tranqüilamente que estudei muito mais que precisava na universidade e uso nem 5% do que aprendi. Se fosse fazer de novo, me formava no curso mais curto e mais fácil pra formar logo e começava a fazer estágio, e tampar mais cedo além de aprender outras paradas mais específicas por fora - tipo aprender a programar bem , ficar fodao em excel e msp ( pra salvar tempo ) ou tirar certificação pmp, que e uma merda de certificação, que qq liso tem , mas o mercado inclusive no exterior respeita se tua parada for ser gerente de projetos

Tirei o crea quando formei mas nunca renovei . Não conheço ninguém que ganhou mais por te-lo , considerando a mesma vaga .

Não que fórum de JJ seja o veículo ideal , mas tb sugiro ouvir com cautela conselho de professor de universidade sobre o mercado de trabalho , salvas muito poucas exceções ( principalmente em universidade federal ) são realidades bem diferentes.

Imagem@pridefcneverdie

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 12 Abr 2015 12:36

não to dizendo que vc tá errado eureek, só que como vc mesmo disse, boa parte dos engenheiros vão para a parte de gestão...

tava pesquisando e vi esse post
Atualmente estou no quinto semestre da eng de produção (são 10 no total).
Meu grande motivo pela escolha do curso foi através dos comentários de outra pessoas. Tenho vários parente e amigos formados em Eng Elétrica, Mecânica, Mecatrônica etc. Nenhum deles atua diretamente na área ou usa nem metade do que aprendeu nas cadeiras específicas. Como o Jeferson falou a maioria se tornou gestor dos seus setores, ou seja, controla tudo o que ocorre, designa tarefas e toma decisões. Agora grande parte está fazendo pós/MBA em produção para dar conta do recado. Perguntando pra cada um deles se voltassem no tempo que curso fariam, foi unânime a Produção como escolha.

Eureek
Contato:

Engenharia de Produção vale a pena?

Mensagem por Eureek » 12 Abr 2015 20:35

Interessante a opinião. Se considerarmos que produção e a engenharia mais " fácil " , estamos falando a mesma coisa , talvez eu seja um pouco mais radical .

Minha escolha por mecatronica foi porque na época era a parada nova, com potencial pro futuro e talz. Eu sempre curti cálculo e física e construir / fuçar e entender como as coisas funcionam . O foda foi chegar perto do fim do curso e não ter estágio nenhum, maioria das empresas no Brasil nem sabiam que porra era essa de mecatronica e fui obrigado a improvisar , até porque o estágio era obrigatório.

Quando formei recebi uma proposta da fiat, mas tinha que mudar pra Betim e a grana não era muito boa , então resolvi ficar onde eu estava mesmo, pois já tinha 1 ano de experiência e tava começando a pegar as manhas

Imagem@pridefcneverdie

.bk
Contato:

Mensagem por .bk » 12 Nov 2016 16:35

UP

Galera, estou com quase a mesma dúvida que o criador do tópico...

Terminei meu curso de Administração e estou fazendo uma POS para me especializar em logistica pois estou trabalhando na área em uma multinacional no ramo de grãos(Soja, milho, farelo etc) e já estaria trabalhando nesta área que quero trabalhar desde cedo(Tenho 22 anos)

Estava pensando em fazer engenharia de produção pra complementar a POS e aproveitar mais a empresa, aumentar mais a área de atuação e já aproveitando pra me colocar no paleo de uma vaga de gestão, já que o mercado prefere colocar um engenheiro do que uma pessoa formada em administração. (Meu medo que em vagas de gestão com engenharia, Adm, contabeis, economia preferissem contratar um engenheiro por exemplo).

Enfim, seria um diferencial pra mim e para esta área de Logistica/Industria ou estaria ralando atoa já que talvez pra área não seja tanto um diferencial assim e não atuaria como engenheiro e talvez ficaria entendido como eu não atuasse na área de engenharia e com a especialização eu já estaria bem de "formação" ? Ou caso uma outra graduação "mais leve" seria melhor aproveitado, quem sabe agronomia

Talvez no final do curso fizesse uma outra pós em projetos também com o mesmo motivo.

Preciso de um norte :(
Editado pela última vez por .bk em 12 Nov 2016 16:52, em um total de 1 vez.

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 12 Nov 2016 16:52

mudei e não me arrependo.

Estou curtindo bastante a área.

Responder