Não sou da área de direito, mas uma compra com o cartão de crédito no exterior se configura em uma transação internacional. Devem existir leis do Banco Central regulamentando isso.Pinhão escreveu:
Lei veda?
é um negócio entre empresas privadas, além de que não tem qualquer ilicitude.
A não ser quer eu esteja muito enganado, isso não me parece concebível!
[Help Advogados!!] Itau nao parcelou minha compra
Re: [Help Advogados!!] Itau nao parcelou minha compra
É uma situação complicada, tinha que estar ligado no contrato do cartão e nas políticas de compras internacionais. Vários países só parcelam pra moradores locais, não sei se é o caso da Colombia.
Com certeza, mas a questão aqui discutida passa um pouco a margem dessa constatação.Anônimo escreveu:
Não sou da área de direito, mas uma compra com o cartão de crédito no exterior se configura em uma transação internacional. Devem existir leis do Banco Central regulamentando isso.
Vc contrata o "serviço de cartão" que te permite utilizá-lo no exterior. Vc usa o cartão em um estabelecimento comercial que tem uma relação comercial com a tua operadora do cartão (e age como uma espécie de preposto) e te oferece uma opção de pagamento com determinada vantagem (parcelamento) que, por sua vez, é instrumentalizado pela utilização da máquina que indica que o parcelamento foi efetuado, você tem um fato/falha do serviço.
Nesse caso, pode até ser que a tua operadora do cartão tenha que pagar de uma só vez o lojista no exterior, em face de alguma norma específica, mas terá que te cobrar parcelado, uma vez que foi a proposta/vantagem oferecida a você.
Bom, mas ainda assim, se a lei brasileira disser que essas compras só podem ser feitas à vista, fica complicado. Eu reparo que cada país possui normas para compras em cartões internacionais, tanto do residente que viaja para o exterior como para o turista estrangeiro que vem para o país. Por isso é preciso se informar bem.muttley escreveu:
Com certeza, mas a questão aqui discutida passa um pouco a margem dessa constatação.
Vc contrata o "serviço de cartão" que te permite utilizá-lo no exterior. Vc usa o cartão em um estabelecimento comercial que tem uma relação comercial com a tua operadora do cartão (e age como uma espécie de preposto) e te oferece uma opção de pagamento com determinada vantagem (parcelamento) que, por sua vez, é instrumentalizado pela utilização da máquina que indica que o parcelamento foi efetuado, você tem um fato/falha do serviço.
Nesse caso, pode até ser que a tua operadora do cartão tenha que pagar de uma só vez o lojista no exterior, em face de alguma norma específica, mas terá que te cobrar parcelado, uma vez que foi a proposta/vantagem oferecida a você.
Estive lá ano passado e não parcela mesmo. Como estava com amigos que moram lá, usei o cartão delesVitaao escreveu:É uma situação complicada, tinha que estar ligado no contrato do cartão e nas políticas de compras internacionais. Vários países só parcelam pra moradores locais, não sei se é o caso da Colombia.
E, olha, provavelmente as letras miúdas do contrato do cartão devem tratar do caso, e é meio que senso comum que é importante se informar com antecedência nesse tipo de situação. Tenta lá a justiça, mas acho muito pouco provável que você tenha êxito.
e é ai que reside a falha na prestação de serviço do cartão de crédito, ausência de informação que automaticamente induz a erro e causa transtorno.Anônimo escreveu:
Bom, mas ainda assim, se a lei brasileira disser que essas compras só podem ser feitas à vista, fica complicado. Eu reparo que cada país possui normas para compras em cartões internacionais, tanto do residente que viaja para o exterior como para o turista estrangeiro que vem para o país. Por isso é preciso se informar bem.
Por exemplo, eu tenho cartão internacional, pra compras pela internet basicamente, nunca viajei pra fora, e se viajasse não saberia se pode ou não comprar parcelado. Parte-se do pressuposto que sim, posto que é normal o parcelamento em transações com cartão de crédito. Além disso, poucos, pra não dizer nenhum contratante do serviço de cartão de crédito recebe o contrato, termos de uso e etc do cartão.
Esse último mesmo que citei eu peguei por que me ligaram oferecendo e eu recem tinha cancelado outro, é atrelado ao meu cartão de débito.
E em uma pesquisa rápida, descobri aqui que desde 2004 o Conselho Monetário Nacional permite o parcelamento de compras internacionais.
e valendo ressaltar por fim, que ainda que tenha no contrato que você "anuiu", sem conhecer as cláusulas, pode ser discutida judicialmente, por que nao lhe foi dado vista das cláusulas, ou se elas não foram bem claras.
http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao ... exto=99813" onclick="window.open(this.href);return false;
Resumindo, acredito fortemente que é causa ganha e se não for, não tem problema, juízado não tem custas nem honorários de sucumbência.

OSS!!!
Só o Jiu-Jitsu salva!
Aquele contrato dos cartões é gigantesco e garanto que 99,9% das pessoas nunca o leram. Nem mesmo os advogados leem aquilo.
Esses dias clonaram o meu cartão. Já é a segunda vez. Na primeira os bandidos fizeram compras na Sephora. Dessa vez, compraram em uma loja que vende relógios falsificados. Mundiçagem total. Em ambas eu fui ressarcido.
Esses dias clonaram o meu cartão. Já é a segunda vez. Na primeira os bandidos fizeram compras na Sephora. Dessa vez, compraram em uma loja que vende relógios falsificados. Mundiçagem total. Em ambas eu fui ressarcido.