Tópico Oficial de Profissões, Cursos, Empreendedorismo etc.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: Tópico Oficial de Profissões, Cursos, Empreendedorismo e

Mensagem por renatomp » 09 Fev 2015 00:07

Aqui no Fórum tem Engenheiro Mecânico?
Estou trabalhando numa Multinacional, sou téc. mecânico industrial e trabalho como inspetor de equipamentos Offshore. A empresa tem um seguimento forte na área naval, estou estudando inglês no momento e penso no futuro em fazer Engenharia mecânica, quero seguir carreira dentro desta empresa. Mas sinceramente, não gosto de estudar, tenho medo de começar a eng. e desistir, perder o investindo de tempo, dinheiro e energia sem retorno por desistência da formação.

Tbm vejo q a empresa se interessa mais em técnicos do que engenheiros nessa função, pois ambos tem o mesmo conhecimento intelectual para desempenhar essa atividade de inspetor e o Técnico tem um salário menor logicamente, o que torna mais desejado. (sem desmerecer os engenheiros, vcs tem um conhecimento teórico maior que um técnico, mas o que quis dizer aqui é que o conhecimento do técnico já é o suficiente, não é necessário o amplo conhecimento do Engenheiro)

Hoje também penso na opção de fazer tecnólogo mecânica industrial, agregando maior conhecimento e capacidade técnica para continuar exercendo essa atividade e posteriormente fazer uma pós-graduação como: Gestor de Projetos ou Gestor Empresarial.

Com a expectativa de crescimento da atividade, será necessário maior número de inspetores na empresa, formação de equipes, lideres de equipes e gestores. Alinhado ao inglês eu me enxergaria estável e bem financeiramente.

To precisando de ajuda pra me decidir, o que me dizem?
Imagem

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 09 Fev 2015 08:19

Galera, eu venho deixar contribuição quanto ao Direito.

Hoje o curso está bem acessível, mas a galera não se engane quanto ao pós curso. Hoje você tem, em suma, duas opções: advogar ou passar em um concurso.

Advogar está muito difícil, se você não tiver um padrinho/contato forte provavelmente vai ganhar R$ 1.500,00. Muito escritórios exigem que você tenha carro própria. Sem horas extras, trabalhando muitos sábados e levando muito, mas muito serviço para casa.
Levar serviço (aquele que nunca acaba) para casa é um inferno, quem já passou por isso sabe o que é não ter sábado, domingo, uma boa noite de sono pois existem toneladas de prazo vencendo. E ah! Não te pagam honorários, prática que eu particularmente acho que deveria ser proibida.
Tudo isso por R$ 1.500,00.

Se você tiver contato OK, vai para um escritório melhor, com honorários e algum tipo de respeito, além da possibilidade de posteriormente se tornar sócio na banca. Aì fica legal.

----

Noutro norte, você pode fazer concurso...e é isso, é uma roleta russa. Você pode se dar bem, conseguir virar de 1º escalão (delegado, juiz, auditor etc) ou ter um cargo forte como analista federal. Mas não passa mt disso... é um restrito número de cargos que realmente vão te dar aquela estabilidade financeira massa, para formar e manter com folga uma família de 4 membros.
Se assim for, terá bom salário, estabilidade (a grande força do funcionalismo, saber que não será demitido) e, em geral, uma boa posição social, podendo criar uma família bem tranquilo.

Só alerto que a categoria dos funcionários públicos só vem perdendo direitos nos últimos anos, os caras só estão cortando.. tirando ali uns poucos anos durante parte do governo Lula é só porrada nos últimos 17 anos.
E claro, a pior parte é que não tem saco cheio, não tem sabático... na particular você pode juntar uma grana e dar um tempo.. na pública você não tem isso (até tinha uma licença prêmio a cada 5 anos mas o governo fez o favor de tirar). Então pense bem. Entrou é porrada bomba e tiro até se aposentar.. se encher o saco fio .. só se exonerando e passando em outro concurso, provavelmente perdendo todos os benefícios que você conquistou.

valeu !
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 09 Fev 2015 08:24

vlw pela contribuição AEGIS ;)
Imagem

Responder